Análise de satisfação dos usuários e impacto social da regulação da ANTT - 1º oficina de cocriação
DADOS GERAIS
Análise de satisfação dos usuários e impacto social da regulação da ANTT, por meio de pesquisa eletrônica - Tema priorizado pelo Governo
Descrição: Desenvolver tecnologia e integrar dados dos sistemas online de usuários que utilizam as rodovias, ferrovias e os ônibus interestaduais para envolver o cidadão e gerar valor à atividade regulatória da ANTT, promovendo regulação por meio de incentivos e com melhor observação dos problemas dos mercados regulados
PRIMEIRA OFICINA DE COCRIAÇÃO
Na primeira etapa das oficinas de cocriação, os especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, foi aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade, entre os dias 06/06 a 21/06.
Desafio priorizado pela sociedade: Otimizar o processo de coleta de dados sobre a satisfação dos usuários com os serviços e melhoria efetiva de tais serviços.
Confira como foi a primeira etapa da oficina de cocriação sobre Análise de satisfação dos usuários e impacto social da regulação da ANTT.
Data: 05/06/2018
Participantes:
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Caio Cesar Nogueira, Leonardo Mesquita, Paulo Henrique Costa, Rafaela Brandão e Thertison Teixeira de Oliveira
- Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (OGU/CGU): Marcos Lindenmayer
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Tiago Mendes Dantas
- Inesc / MobCidades: Yuriê Baptista César
- Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (MDT): Nazareno Stanislau Affonso
No primeiro momento, os convidados fizeram uma análise do cenário atual relacionado ao tema. A partir daí foi construído o cenário desejado. Posteriormente foi feita a identificação dos bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado. Por fim, foram selecionados três desafios, dos quais a sociedade poderá priorizar um que será enfrentado por meio de um compromisso que será definido na segunda oficina de cocriação.
Veja o resultado:
| CENÁRIO ATUAL |
|---|
| Desconhecimento de metodologias de pesquisas eletrônicas |
| Alto custo para aplicação de pesquisa |
| Entrada em vigor da Lei n. 13.460/2017 com previsão legal de avaliação de serviços |
| Desconhecimento do perfil do público-alvo |
| Periodicidade definida na lei para realização da pesquisa não é cumprida |
| Usuários não percebem efeitos da pesquisa |
| Baixo engajamento da sociedade civil nos canais de participação social |
| Não é possível avaliar serviço das empresas devido à periodicidade atual |
| Falta de pessoal para analisar a pesquisa |
| Desarticulação entre entes públicos para operar sistema semi-urbano do DF e entorno |
| Ausência de metodologia efetiva de uso dos insumos provenientes dos canais de participação social para reflexo na melhoria regulatória |
| Insegurança das empresas para realizar investimentos devido à falta de licitação de serviços |
| Busca de novos arranjos institucionais para aprimorar a execução do serviço é necessária |
| Comunicação deficiente ou inexistente do serviço colocado à disposição da população do entorno do DF (semi-urbano) |
| Ausência de um projeto a curto e médio prazos para prover com eficácia o serviço semi-urbano (entorno do DF) |
| Utilização dos resultados obtidos em pesquisa já realizadas para melhoria dos serviços é deficiente |
| Falta visibilidade do serviço prestado de acesso pelo usuário do serviço do transporte do entorno do DF |
| Acesso aos dados e informações deficiente |
| Metodologia para medição de satisfação com alto custo, de difícil execução e de efetividade de difícil mineração |
| Capacitação de entidades organizadas da população para exercer o controle dos serviços prestados no transporte do entorno do DF |
| Inobservância da Lei n. 12.587/12 (Lei da Mobilidade) relativa à prioridade ao transporte público e mobilidade ativa quanto à informação e participação da sociedade nas discussões |
| Ausência de espaços de participação da sociedade civil junto à ANTT |
| Nem todos os atores estão envolvidos nas pesquisas (ex: motoristas) |
| Há um ponto de partida sobre os dados a serem coletados |
| Número de reclamações por empresa publicado anualmente |
| Principais fluxos e empresas mapeadas |
| CENÁRIO DESEJADO |
|---|
| Reflexo tempestivo da satisfação do usuário nas melhorias no serviço |
| Ampliação da oferta espontânea de dados sobre satisfação do usuário |
| Mecanismo de incentivo como foco na satisfação do usuário - voltado às empresas |
| Todo serviço licitado |
| Instância de participação popular na fiscalização das empresas/serviço |
| “Ranking” das empresas baseado na qualidade do serviço prestado |
| Ter um portal com informação para a sociedade poder exercer seu controle sobre o serviço prestado, avaliação do usuário, competência dos entes públicos |
| Integração de sistemas e uso de tecnologias para obtenção e análise de dados de satisfação de usuários |
| Dividir a pesquisa por área de atuação, com aplicação em períodos distintos |
| Ter no futuro uma pesquisa com os funcionários da ANTT em todos os níveis após utilização do serviço que regula, sobre a qualidade dos serviço e relação com usuário |
| Melhor serviço com melhor custo-benefício |
| Construir um espaço institucional de participação no âmbito da ANTT com participação da sociedade civil (entidade e população) empresários, trabalhadores e entidades públicas vinculadas |
| Melhorar a disponibilidade a planilha de custos do transporte de passageiros |
| Constituir uma câmara inter-federativa com os agentes públicos envolvidos para prover o transporte público no entorno com representação do GDF, ANTT, Ferrovia, movimentos sociais, trabalhadores e etc |
| Grupo de atores mapeados e envolvidos |
| Dados abertos sobre reclamações |
| Redução dos custos das pesquisas |
| Modelos de pesquisa-padrão para empresas |
| Pesquisa qualitativa por sorteio ou colaborador oculto (efeito surpresa) |
| BLOQUEIOS |
|---|
| Recursos financeiros limitados |
| Falta de diálogo estruturado, no setor, entre governo e sociedade |
| Janela de oportunidade curta e de difícil acesso para interação |
| Quantidade e qualidade de variáveis e atributos e usuários |
| Ausência de integração entre as instituições responsáveis por tratar as demandas dos usuários |
| DESAFIOS |
|---|
| Encontrar alternativas para obter informações sobre satisfação do usuário |
| Otimizar o processo de coleta de dados sobre a satisfação dos usuários com os serviços e melhoria efetiva de tais serviços |
| Criar mecanismos e incentivos para a participação da sociedade nas pesquisas, no monitoramento de políticas e na regulação |
| RESULTADO DA PRIORIZAÇÃO DOS DESAFIOS | VOTOS |
|---|---|
| Encontrar alternativas para obter informações sobre satisfação do usuário | 2 |
| Otimizar o processo de coleta de dados sobre a satisfação dos usuários com os serviços e melhoria efetiva de tais serviços | 27 |
| Criar mecanismos e incentivos para a participação da sociedade nas pesquisas, no monitoramento de políticas e na regulação |
6 |
Veja as fotos dos painéis:




Veja as fotos da oficina:


- Veja como foi a segunda oficina
- Saiba mais sobre o processo de elaboração do 4º Plano de Ação
- Confira como foram as outras oficinas de cocriação