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Projeto da CGU sobre combate ao bullying promove diálogo em escola do DF
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Nesta quinta-feira (23/10), a Divisão de Educação Cidadã (DIVEDUCA) da Secretaria de Integridade Pública realizou o monitoramento do Projeto Turma da Cidadania na Escola Classe Sítio das Araucárias, localizada na zona rural de Sobradinho. O monitoramento é uma etapa dos projetos do Programa Educação Cidadã que tem como objetivo avaliar, junto à instituição de ensino o processo de utilização dos materiais didáticos disponibilizados pela CGU.
Durante o monitoramento, a equipe pedagógica da escola apresentou as ações desenvolvidas a partir dos materiais da CGU. Foi utilizada a revista “O bullying não tem graça”, uma das dez temáticas do “Turma da Cidadania”, para guiar as discussões em sala. Conforme explicado pela orientadora pedagógica, essa abordagem propiciou a elaboração de uma atividade, onde estudantes e professores responderam a perguntas sobre o tema. Os resultados foram consolidados em um gráfico que mapeou as diferentes formas de bullying identificadas na escola, demonstrando o uso prático do material para a realidade local.
A equipe pedagógica discorreu sobre a realidade da escola e sobre como o projeto conseguiu dialogar e contribuir com as crianças da comunidade: “Somos uma escola do campo, que atende estudantes de assentamentos, acampamentos e chácaras — alunos em situação de alta vulnerabilidade social, que muitas vezes já vivenciam situações de preconceito ou escutam, até mesmo em casa, frases que reforçam estereótipos e desvalorizam suas capacidades. Dessa forma, o trabalho com a revista veio contribuir significativamente para a reflexão, o diálogo e a conscientização sobre o respeito e a empatia entre as crianças”.
Participaram do monitoramento os servidores Edson Gonçalves Filho e Iranildo Nascimento da Costa e as colaboradoras Hellen Pereira da Paixão e Maria Eduarda dos Anjos de Almeida. A equipe foi recebida pela coordenadora pedagógica, Ismênia Miranda Gomes de Sousa, e pela orientadora pedagógica, Valdinês Olímpio Barbosa Brandão.
O monitoramento na Escola Classe Sítio das Araucárias reforça, assim, a importância de levar o debate sobre cidadania e respeito para ambientes escolares diversos. A visita evidenciou que os materiais da CGU, como a revista "O bullying não tem graça", são ferramentas eficazes para o diálogo e a conscientização, contribuindo para a formação de uma cultura de empatia e combate ao bullying desde cedo, especialmente em comunidades que lidam com contextos de maior vulnerabilidade social.

Equipe DIVEDUCA com a coordenadora Ismênia e Orientadora Valdines

Gráfico de formas de bullying