Notícias
Tese de pesquisadora do CETEM concorre ao Prêmio CAPES 2025
A pesquisadora Nuria Fernández Castro, do CETEM, está concorrendo ao Prêmio CAPES de Tese 2025. Sua tese de doutorado, defendida em 5 de março de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi selecionada pela instituição para representar o programa na premiação.
Intitulada "Pedras do patrimônio da cidade do Rio de Janeiro e métodos de diagnóstico para sua conservação", a pesquisa contribui para a valorização das geociências e consolida informações sobre as características geológicas, uso histórico e conservação do Leptinito e do Gnaisse Facoidal. O trabalho também avança no desenvolvimento de métodos não destrutivos de diagnóstico.
Entre os destaques da tese está a designação do Gnaisse Facoidal como "Pedra do Patrimônio Mundial" pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), reconhecimento que reforça a relevância científica, histórica e cultural dessa rocha na construção do Rio de Janeiro.
Nuria foi orientada por Katia Mansur (UFRJ), Maria Heloisa B. O. Frascá (MHB Serviços Geologicos) e Roberto Carlos C. Ribeiro (CETEM).

- Prêmio CAPES de Tese 2025
O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, com base em critérios como originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, e contribuição para a inovação. Serão premiados os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2024, em cada uma das 50 áreas de avaliação estabelecidas pela Fundação.
O resultado do prêmio deve ser divulgado até setembro de 2025.
A indicação da tese de Nuria é motivo de orgulho para o CETEM e evidencia o compromisso da instituição com a preservação do patrimônio cultural por meio da pesquisa e da inovação.