Perfil Profissional
De acordo com a Portaria SEGES/ME nº 14.399, de 8 de dezembro de 2021, o perfil profissional tem como finalidade orientar a identificação do perfil desejável para ocupantes de cargos CCE ou FCE, de níveis 11 a 17.
No caso do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o único cargo ao qual essa exigência poderia se aplicar é o de Diretor(a), conforme o Decreto nº 11.493, de 17 de abril de 2023. Entretanto, a definição e nomeação do(a) Diretor(a) não são de competência da própria Unidade, mas sim da Administração Central do MCTI, conforme estabelecem a Portaria MCTI nº 6.628, de 8 de dezembro de 2022 e o art. 8º do Regimento interno do CETEM.
O processo de seleção de diretores, regulado pela Portaria MCTI nº 6.628, de 8 de dezembro de 2022, é conduzido por Comissões de Busca compostas por cinco especialistas de reconhecida reputação, que são responsáveis por divulgar o edital, avaliar as candidaturas e recomendar uma lista tríplice ao Ministro de Estado, a quem cabe a escolha final.
Os candidatos devem possuir formação de doutorado, experiência gerencial e científica, capacidade de liderança e apresentar plano de trabalho alinhado ao Plano Diretor da unidade e à Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O processo inclui análise documental, exposição pública das propostas e entrevista individual sigilosa. O mandato é de quatro anos, com possibilidade de uma recondução, mediante nova seleção.
Caso queira acessar o currículo da atual direção do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), basta acessar este link.