Notícias
Terra Indígena Yanomami recebe visita técnica do MMA em ação de monitoramento com participação do CETEM
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou, no dia 29 de julho, uma visita técnica ao Polo Base Ericó, no município de Amajari (RR), para acompanhar a coleta de amostras de água, sedimentos e peixes na região da Terra Indígena Yanomami. A ação faz parte do Projeto Rede de Monitoramento Ambiental da Terra Indígena Yanomami e Alto Amazonas, que tem como objetivo avaliar os impactos da contaminação por mercúrio — especialmente os decorrentes da atividade de garimpo ilegal.
O projeto é coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com execução do CETEM/MCTI, e conta com financiamento do MMA no valor de R$ 2,2 milhões. Também são parceiros a Funai, a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o ICMBio e o Ministério dos Povos Indígenas.
O CETEM é responsável pela condução das análises laboratoriais das amostras coletadas nas campanhas de campo, fundamentais para detectar a presença de mercúrio e avaliar os riscos à saúde humana e aos ecossistemas. Ao todo, o projeto prevê campanhas de coleta em 26 pontos dentro do território Yanomami e outros 15 pontos em unidades de conservação federais adjacentes.
A matéria completa sobre a visita foi publicada pela Folha BV e está disponível em:
https://www.folhabv.com.br/cotidiano/meio-ambiente/ministerio-do-meio-ambiente-visita-terra-indigena-yanomami-para-verificar-niveis-de-mercurio
