Notícias
Projeto do CETEM conquista Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira
O projeto Coberturas Secas, realizado pelo CETEM em parceria com a Carbonífera Criciúma S.A., conquistou o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, conferido pela Revista Minérios & Minerales, em 2013, ano de sua 15ª edição. A cerimônia de premiação será realizada no mês de maio, em Belo Horizonte – MG.
O trabalho é pioneiro no Brasil e compreende o projeto, instalação e operação de uma unidade-piloto para avaliação do desempenho de diferentes alternativas para redução da geração da drenagem ácida de mina, empregando coberturas secas aplicadas sobre rejeitos da mineração de carvão. Vem sendo desenvolvido na Estação Experimental Juliano Peres Barbosa, operada pelos dois parceiros em Santa Catarina, desde 2007. A premiação representa o reconhecimento pelos trabalhos que o CETEM desenvolve na região desde então.
De acordo com o Sumário Mineral Brasileiro/DNPM, no ano de 2011, a produção beneficiada de carvão mineral no Brasil alcançou 6 Mt. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os maiores produtores, com 65% e 34% da produção total, respectivamente. O carvão utilizado no Brasil é consumido na produção de termoeletricidade e em indústrias, entre elas a cimenteira, de papel celulose, de cerâmica, de alimentos e secagem de grãos. A drenagem ácida, um dos principais problemas ambientais causados pela disposição inadequada dos rejeitos oriundos do beneficiamento do carvão, origina-se do contato desses rejeitos com o ar e a água na presença de bactérias, do qual resulta um efluente ácido com metais dissolvidos que, ao alcançar rios, lagoas e aquíferos, acarreta poluição.