Notícias
CETEM realiza Reunião Técnica do Projeto Monitora Y
O CETEM realizou, no dia 4 de novembro de 2025, a Reunião Técnica sobre o Projeto Monitora Y, nas dependências da instituição, no Rio de Janeiro. O evento integrou a programação da “Imersão no Projeto Monitora Y”, reunindo pesquisadores, bolsistas indígenas e não indígenas, representantes de instituições parceiras e colaboradores locais, bem como da comunidade científica e da sociedade civil.
Confira todas as fotos do evento em: https://drive.google.com/drive/folders/1VwP-VjROGRI4URyvZEd17N2AOzahfYel?usp=sharing
A abertura contou com a presença da Diretora do CETEM, Dra. Silvia França, que reafirmou o papel do Centro na produção de conhecimento científico e tecnológico voltado à sustentabilidade e à proteção dos territórios indígenas.
E com a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, que enviou um vídeo destacando a importância do projeto para o fortalecimento das ações de pesquisa voltadas às populações indígenas.
A pesquisadora Zuleica Castilhos, coordenadora do projeto no CETEM, conduziu o evento, que contou com apresentações das instituições envolvidas e teve como foco o estudo da qualidade ambiental dos recursos hídricos da Terra Yanomami (TIY) e das Unidades de Conservação Federais adjacentes.
Estiveram presentes instituições parceiras, de forma presencial, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o IBAMA – Superintendência de Roraima; e, de forma remota, representantes do MCTI, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) - instituição financiadora, e do IBAMA – Departamento de Qualidade Ambiental, instituição coordenadora do Projeto “Rede de Monitoramento Ambiental da Terra Indígena Yanomami e Alto Amazonas”. O projeto conta também com a parceria do Ministério dos Povos Indígenas, da FUNAI e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde.
O encerramento foi marcado por uma sessão de discussões e recomendações para o desenvolvimento de novos trabalhos, reforçando o compromisso do CETEM e das instituições parceiras com a continuidade das ações de monitoramento ambiental, pesquisa aplicada e formação de capacidades locais.




