Notícias
CETEM participa do programa “Futuras Cientistas” e recebe estudantes para imersão científica
No início do mês de janeiro, o CETEM participou do programa Futuras Cientistas, iniciativa voltada à promoção da participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia, ao receber quatro estudantes do ensino técnico do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC) para uma imersão científica no âmbito do projeto “Futuras Cientistas no CETEM: Água de beber, bica de quintal, sede de viver”.
O projeto desenvolvido no CETEM tem como objetivo introduzir as alunas a temas relacionados à Educação Ambiental e às Mudanças Climáticas, com ênfase na qualidade das águas e em seus impactos na saúde ambiental e humana. A iniciativa busca promover a convivência entre pesquisadoras, monitoras e jovens estudantes, estimulando a curiosidade científica e o interesse pela pesquisa. Como objetivo específico, destacou-se a capacitação das alunas em estudos voltados à qualidade de águas doces.
As estudantes foram recebidas pela equipe do projeto, coordenado pela pesquisadora Zuleica C. Castilhos, com a participação das pesquisadoras Lillian M. Domingos, Caroline Brígido e Ricardo Sierpe, além das monitoras Isabela Araújo e Jaguari de Souza.
Durante a imersão no CETEM, as alunas participaram de uma programação abrangente, que incluiu palestras sobre:
-
Toxicologia do mercúrio;
-
Análise de mercúrio por espectrometria de absorção atômica com degradação térmica (AAS-TD);
-
Mudanças climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
-
Avaliação ecossistêmica da saúde ambiental em tempos de mudanças climáticas;
-
Bacias hidrográficas como unidade gestora da qualidade ambiental;
-
Estudo de parâmetros físico-químicos das águas e limites máximos permitidos de contaminantes segundo as legislações vigentes (CONAMA 357/05);
-
Treinamento básico para coleta de águas fluviais e apresentação do protocolo do Projeto Monitora Y – Fase I.
Além das atividades teóricas, as estudantes realizaram práticas laboratoriais, como análises de parâmetros físico-químicos da água com registro e organização dos dados, demonstração de análise de mercúrio por AAS-TD, leitura dirigida de artigo científico com elaboração de fichamento e referências bibliográficas, orientação para escrita de relatório técnico e preparação para apresentação oral no Seminário Nacional de encerramento do Futuras Cientistas – edição 2026 e visita técnica para avaliação in loco de águas superficiais, promovendo a integração entre teoria, prática e contexto ambiental.
A participação do CETEM no programa reforça o compromisso institucional com a formação científica de jovens, a valorização da presença feminina nas áreas de ciência e tecnologia e a promoção de uma educação voltada à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental.
Sobre o programa Futuras Cientistas
Futuras Cientistas é um programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que aproxima alunas e professoras da rede pública das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com foco na promoção da equidade de gênero. Em dez anos, 70% das participantes ingressaram no ensino superior e, dessas, 80% optaram por cursos em ciência e tecnologia.

