Notícias
CETEM marca presença na oitava edição do Global Stone Congress, na Grécia
O CETEM participou da oitava edição do Global Stone Congress (GSC2025), realizado entre os dias 16 e 20 de junho na cidade de Drama, na Grécia, um dos principais polos de mármore branco do mundo. O evento, criado em 2005 pelo CETEM e pelo CETEMAG, completou 20 anos como o principal congresso científico internacional dedicado às rochas ornamentais.
Pesquisadores e representantes da indústria de rochas ornamentais de diversos países participaram do GSC2025, onde apresentaram inovações e debateram temas como tecnologias digitais, sustentabilidade, segurança, responsabilidade social e conservação do patrimônio. Durante o evento, visitaram pedreiras, indústrias locais, o Museu Arqueológico e o Festival de Arte em Mármore, na região de Drama.
A tecnologista do CETEM, Nuria Castro, participou do evento como representante do Centro no Global Stone Council, grupo organizador do evento, do qual é integrante desde sua criação. Ela colaborou na organização do primeiro congresso, em 2005, em Guarapari (ES); do segundo, em 2008, na Itália, em conjunto com o IMM Carrara e a Abirochas; e do sexto, em 2018, em Ilhéus (BA), também coorganizado pela Abirochas, além de ter contribuído com a organização das demais edições.

- Organizadores do GSC. Da esquerda para a direita: Tânia Peças (Portugal – edições de 2012 e 2023), Paola Biasi (Itália – 2008), Atye Tugrul (Turquia – 2015), Heloísa Frascá (Brasil – 2005 e 2018), Konstantinos Laskaridis (Grécia – 2025), Marta Peres e Luis Lopes (Portugal – 2012 e 2023), e Nuria Castro (Brasil – 2005 e 2018)
Durante o GSC2025, Nuria Castro coordenou uma das sessões técnicas e apresentou o trabalho intitulado “Investigation into saturation and drying times for natural stones’ water absorption determination”, dando visibilidade à pesquisa desenvolvida no Brasil. Ela também estreitou laços com pesquisadores de outros países para cooperação em projetos conjuntos. Ainda durante o evento, entregou uma amostra de Gnaisse Facoidal do Rio de Janeiro à vice-presidente da Comissão Internacional de Geopatrimônio, Angela Ehling, para compor a coleção de amostras das Pedras do Patrimônio da União Internacional das Ciências Geológicas – IUGS.
Também representaram o Brasil no evento a Dra. Heloísa B. O. Frascá, pesquisadora aposentada do IPT-SP e colaboradora do CETEM; o professor Antonio Augusto de Sousa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e a estudante de Química da UEPB, Marianna Sodré Ferreira de Sousa.
O GSC2025 foi coorganizado pelo Serviço Geológico e de Exploração Mineral da Grécia (Hellenic Survey of Geology and Mineral Exploration – H.S.G.M.E.) e pela Associação de Empresas de Mármore da Macedônia-Trácia (Association of Marble Enterprises of Macedonia – Thrace – A.M.E.M-T).
O Dr. Luis Lopes, da Universidade de Évora (Portugal), representando o Global Stone Council como organizador das edições de 2012 e 2023, apresentou o histórico do congresso internacional, destacando e agradecendo ao Brasil, em especial aos pesquisadores do CETEM, por sua criação e pelo esforço contínuo para sua consolidação.
O Global Stone Congress é referência mundial como plataforma integradora dos aspectos técnicos, científicos, culturais e criativos do setor de rochas ornamentais, cujo principal objetivo é impulsionar o uso sustentável e valorizar esses recursos naturais.



