Notícias
CETEM apresenta estudos e participa de debates estratégicos na EXPOSIBRAM 2025
Entre os dias 27 e 30 de outubro, o CETEM marcou presença na EXPOSIBRAM 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador (BA). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento é um dos mais importantes do setor na América Latina, reunindo instituições, empresas e especialistas para debater tendências e oportunidades na área mineral.
Destaques da atuação do CETEM
Palestra Técnica – “Minerais Críticos e Estratégicos”
A diretora do CETEM, Silvia França, participou do debate “Minerais Críticos e Estratégicos: o papel da Mineração Taboca na transição energética e na segurança mineral global”, ao lado de Eduardo Orban (CEO) e Ronaldo Lasmar (Gerente Executivo Comercial e P&D), ambos da Mineração Taboca; Joel Boaretto (Diretor de C&T, Instituto Hercílio Randon); e José Luciano de Assis Pereira (Gerente de Pesquisa, Inovação e Tecnologia, CIT SENAI & FIEMG).
Apresentação de estudos – CETEM & CEBRI
O CETEM apresentou o estudo “Minerais Críticos e Estratégicos: um passaporte para o futuro”, enquanto o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) trouxe a discussão “O papel do Brasil na Agenda Global de Minerais Críticos e Estratégicos”.
O painel foi moderado por Cinthia de Paiva Rodrigues (IBRAM) e contou com a participação das pesquisadoras Lúcia Helena Xavier e Luciana Contador (CETEM), além de Rafaela Guedes (CEBRI).
Estande Institucional
Durante toda a feira, o estande do CETEM foi ponto de encontro para troca de conhecimentos, apresentação de projetos e fortalecimento de parcerias estratégicas no setor mineral.
A participação do CETEM na EXPOSIBRAM 2025 reforça o compromisso da instituição com a inovação, a sustentabilidade e o avanço científico e tecnológico da mineração no Brasil.



