O evento mostrará as metodologias e aplicação do GeoRisk -sistema inovador de previsão de deslizamentos de terra.
Últimas notícias
Organizado pelo Cemaden/Projeto Cope e a Prefeitura de Cataguases, a pesquisa de campo e o workshop reuniram representantes de diversas secretarias municipais e moradores (as) para discutir preparação para eventos extremos.
O treinamento focou o processo de monitoramento e interpretação dos dados de chuva e de umidade de solo, em tempo real. As Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas (PCDs Geo) são ferramentas de auxílio para prevenção de risco de deflagração de deslizamentos e corrida de detritos, aprimorando o sistema de alerta antecipado na região serrana.
Os estudos estão disponibilizados no ebook gratuito, numa coletânea que reúne pesquisadores(as) nacionais de diferentes instituições e campos disciplinares. Com abordagens de casos concretos e nacionais, os temas trazem reflexões sobre os avanços e desafios da Dignidade Humana e Sanitária, dando especial atenção ao contexto de desastres relacionados à água.
Além da pesquisa em campo e conversas com moradores de Nova Friburgo (RJ), foi realizado um workshop pelo Cemaden/Projeto COPE, em parceria com o Instituto Friburgo Solidário, reunindo representantes do Ministério Público, de diversos órgãos estaduais e municipais, e da sociedade civil organizada dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro.
A abertura foi protagonizada pelos pesquisadores Marcel Bursztyn e Saulo Rodrigues Filho. Na oportunidade, foi lançada a publicação que traz resultados do Projeto Integrativo Segurança Socioambiental: Submédio Curso do Rio São Francisco.
No total, foram 101 iniciativas inscritas na Campanha de 2024, com a mobilização de 81 instituições entre escolas, defesas civis, universidades, além de movimentos sociais e coletivos. As iniciativas - provenientes de todas as regiões do Brasil - mostram os conhecimentos e mobilizações locais para a redução de risco de desastres socioambientais.
Lançado em outubro de 2024, o questionário on-line já conta com mais de 5 mil participantes em todo o Brasil. Agora, também disponível em versão Libras, o questionário leva cerca de 4 minutos para ser respondido. A ideia é aprimorar e ampliar a inclusão de grupos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Pesquisadores brasileiros de diversas instituições internacionais discutem aplicação de inteligência artificial para redução do risco de inundações/alagamentos e enxurradas urbanas, com transmissão on-line.
A convidada a debater o tema foi a jornalista e liderança indígena Warao, Yolis Lyon, que trabalha em defesa de refugiados e da população indígena, atuando na mídia especializada dos povos indígenas do Brasil e do mundo. Defensora dos Direitos Humanos, a jornalista destaca que a Ciência & Tecnologia sejam voltadas, também, ao reconhecimento da sabedoria ancestral para diminuir os impactos sociais e da biodiversidade, provocados pelas mudanças climáticas.
Será no dia 05 de dezembro a premiação dos participantes da 8ª Edição da campanha, que se destacaram com ações e iniciativas no tema “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”. O evento terá transmissão on-line pelo Canal YouTube do Cemaden Educação.
Lançado em outubro de 2024, questionário online está aberto para todo o Brasil e leva cerca de 4 minutos para ser respondido.
Anualmente, o Clarivate identifica a pequena fração dos cientistas pesquisadores e cientistas sociais globais que demonstraram influência ampla e significativa em seus campos de pesquisa.
A Nota Técnica do Cemaden mostra que a partir de 1990 as secas no Brasil tornaram-se mais frequentes e intensas, refletindo mudanças significativas nos padrões climáticos regionais e globais. O documento aponta que, principalmente no século XXI, os eventos de secas históricas foram registrados em diferentes períodos e áreas. Entre os episódios mais severos destacam-se os ocorridos no Nordeste (2012-2017), no Sudeste (em 2014-2015, 2017-2018, 2023-2024), no Pantanal (2020-2024), na Amazônia (em 2005, 2010, 2015-2016, 2023-2024) e no sul do Brasil (entre 2020-2023).
Promovido pelo Comitê do Núcleo de Inovação Tecnológica do Cemaden (NIT-Cemaden), a palestra contou com a apresentação da professora Adriana Bin -da Unicamp, e participação e conversa com os servidores do Cemaden sobre o conceito, tipologias, legislação, processos, planejamento, entre outros, relacionados à Inovação desenvolvida pelas ICTs.
O objetivo é compartilhar o conhecimento de pesquisadores brasileiros de diversas instituições internacionais na aplicação de inteligência artificial e matemática aplicada para a redução do risco de inundações/alagamentos.
Trabalho foi publicado em capítulo do livro “Cidades e a emergência climática: pesquisas e respostas”, que acaba de ser lançado pela editora Annablume, a partir de projeto do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. A organização é de Laura S. Valente de Macedo, Maria Cecilia Lucchese e Marta Arantes Godoy.
O projeto – uma parceria do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o Prof. Gilson Schwartz, presidente do Games for Change América Latina e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, foi desenvolvido por Alex Leal, da Lizards Games.