Notícias
Defesas Civis do RJ recebem treinamento do Cemaden/MCTI sobre dados das PCDs Geo e o sistema de monitoramento de riscos de deslizamentos
Um treinamento técnico-científico foi realizado com os integrantes de coordenações regionais e Defesas Civis do Rio de Janeiro, dos municípios da região serrana– para aprofundar os conhecimentos e interpretação de dados de chuva e umidade de solo em tempo real, obtidos pelos dados gerados nas Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas, em relação ao monitoramento e prevenção de movimentos de massa e deslizamentos.
Realizado entre os dias 21 e 23 de Janeiro de 2025, o treinamento em campo foi coordenado pelo pesquisador do Cemaden/MCTI, geólogo Daniel Metodiev, direcionado aos membros das Defesas Civis Municipais de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis; às Regionais das Defesas Civis do Estado de Rio de Janeiro e ao Cemaden/RJ. A proposta e organização foi feita pelo Cemaden/RJ, coordenado pelo Diretor Cel Alexander Anthony Barrera.
As Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas - instaladas nas áreas de risco de deslizamentos - integram a rede observacional do Cemaden/MCTI e fazem parte do Projeto Rede de Monitoramento Ambiental de Desastres Naturais (Remaden).
As atividades incluíram vistorias em todos os equipamentos da rede observacional geotécnica do Cemaden/MCTI, instalados na Região Serrana do Rio de Janeiro. Também houve treinamentos demonstrativos de manutenção básica da PCD Geo, que inclui um conjunto de pluviômetro automático, uma sonda com sensores para monitoramento do teor de umidade volumétrico até três metros de profundidade.
Reunião entre Cemaden/MCTI e Cemaden/RJ em novembro-2024
Focado no sistema de alerta antecipado de movimentos de massa na região serrana do Rio de Janeiro, esse treinamento foi o resultado do acerto da proposta de cooperação técnica-científica, durante a reunião entre instituições, realizada em novembro do ano passado, na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia (MCTI) – com os representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/RJ).
A visita contou com quatro representantes do Cemaden/RJ, entre eles, o diretor Tenente-Coronel Alexander Anthony Barreira e o subdiretor Capitão Thiago de Souza Rodrigues. Do Cemaden, participaram a diretora substituta, Regina Alvalá, o coordenador-geral de Operações e Modelagem, Marcelo Seluchi e os tecnologistas da Sala de Operação Pedro Camarinha e Claudia Linhares, além do pesquisador em Geodinâmica, Daniel Metodiev. A organização da visita foi feita pela Analista em C&T da Coordenação de Relações Institucionais, Selma Flores.
Projeto RedeGeo do Cemaden
A Rede de Monitoramento Geotécnico (RedeGeo) é um projeto da Rede de Monitoramento Ambiental de Desastres Naturais (Remaden) do Cemaden/MCTI, financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do MCTI) e executado pela Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais) e Cemaden/MCTI. A PCD Geo é um equipamento, exclusivamente, instalado em áreas localizadas em encostas antropizadas (áreas alteradas), suscetíveis de deslizamentos, com vasto histórico de ocorrências, bem como em encostas naturais com fortes indícios de processos ativos de movimentos de massa.
Desde o ano de 2019, já foram instaladas 115 PCDs Geo em áreas de risco com vasto histórico de ocorrências de movimento de massa no Brasil nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste, nos municípios de Blumenau (SC); Olinda, Recife, Jaboatão do Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe (Pernambuco); Salvador (BA); na Baixada Santista no Estado de São Paulo (Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande); no Grande ABC paulista (Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá); na região serrana de Campos do Jordão (SP), região serrana de Angra dos Reis , Petrópolis e Nova Friburgo (RJ) e, em breve, novas instalações no Rio Grande do Sul.
Fonte: Ascom/Cemaden (MO)


- Treinamento da Rede Geo do Cemaden/MCTI com Defesas Civis da Região Serrana do RJ.

- Equipes das Defesas Civis no Morro da Tartaruga, Teresópolis (RJ). Foto: Antônio Marcos Panquestor -DC de Teresópolis.

- Equipes das Defesas Civis no Morro da Tartaruga, Teresópolis (RJ) Foto Rafael Gois de DC de Estado de Rio de Janeiro.(RJ)

- Equipes na frente da sede Defesa Civil de Petrópolis (RJ). Foto DC de Petrópolis

- Último dia de treinamento na encosta em Petrópolis (RJ). Foto DC de Petrópolis