Notícias
Pesquisador do Cemaden recebe premiação internacional pelo trabalho científico relacionado à Inteligência Artificial na Geociências
O pesquisador e físico, Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - recebeu o certificado de premiação do “Melhor Paper de 2024” na publicação da pesquisa relacionada à Inteligência Artificial na Geociências. A premiação foi dada pela editora internacional KeAi – Chinese Roots Global Impacts, associada à Elsevier- editora internacional de publicações científicas.
Os autores da publicação premiada são: Angelica Caseri, Leonardo Santos e Stephan Stephany. O trabalho premiado tem o título “A convolutional recurrent neural network for strong convective rainfall nowcasting using weather radar data in Southeastern Brazil” (Uma rede neural recorrente convolucional para previsão de chuvas convectivas fortes usando dados de radar meteorológico no sudeste do Brasil), publicado em dezembro de 2022, no Volume 3 da Revista Artificial Intelligence in Geoscience”.
A pesquisa apresenta o método M5Images que emprega uma abordagem de Machine Learning, uma rede neural recorrente convolucional CNN-LSTM para a predição de imagens de taxas de precipitação, usando séries temporais de taxas de precipitação derivadas de dados de radar meteorológico. Um aspecto inovador é a fase de treinamento da rede, que é realizada usando apenas imagens correspondentes a eventos de chuvas intensas e muito intensas na área de estudo considerada.
Os autores utilizam um método de ajuste desenvolvido no Brasil e usado como fator de correção para melhorar as previsões. A região de estudo está localizada no Brasil (cidade de Campinas, estado de São Paulo), que é caracterizada por muitos eventos extremos de precipitação.
“No trabalho futuro, prevê-se empregar processamento de GPU e também incluir a implementação de esquemas de conjunto que consistem em gerar não uma, mas várias previsões” afirma o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos.
A publicação científica premiada está disponibilizada na íntegra, pelo link:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666544122000211
Fonte: Ascom/Cemaden (M.O.)