Notícias
Pesquisador do Cemaden recebe o Prêmio de 2025 da Sociedade de Antropologia Aplicada (EUA)
A Sociedade de Antropologia Aplicada - Organização Mundial para as Ciências Sociais Aplicadas, dos Estados Unidos– entregou o Prêmio Internacional Pelto ( Pelto Internacional Award Winner) de 2025 ao pesquisador e sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Victor Marchezini tem se dedicado aos estudos dos impactos dos desastres socioambientais na população, abordando a Ciência Social em seus vários aspectos dentro da Ciência dos Desastres, utilizando abordagens sociológicas e antropológicas para analisar vulnerabilidade e exclusão social, políticas de prevenção, preparação, educação para desastres, entre outras.
O prêmio também traz o reconhecimento do trabalho inovador em promover o crescimento profissional de acadêmicos e praticantes em antropologia aplicada, aliada à mentoria e promoção da ciência social aplicada.
Além de pesquisador do Cemaden há mais de 10 anos, Marchezini é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desastres, do Instituto Tecnológico da Unesp- Universidade Estadual de São Paulo em parceria com o Cemaden. Também é docente da Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Realizou pós-doutorado no Natural Hazards Center, da Universidade do Colorado-Boulder, com apoio da Fapesp (2022-2023). É coordenador do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), com apoio da Fapesp (2022/02891-9). É um dos coordenadores do projeto Subseasonal Applications for Agriculture and Environment (SAGE), do World Weather Research Programme da Organização Meteorológica Mundial (2024-2028). Foi coordenador do Projeto Elos, que realizou a Pesquisa Municipal em Proteção em Defesa Civil (2020-2021), fruto da parceria entre Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Desde 2004 atua na área de Sociologia dos Desastres.
Como surgiu o Prêmio Pelto
Em 2012, ex-alunos e colegas de Pertti “Bert” Pelto começaram a discutir como homenagear seu mentor. Decidiram criar uma bolsa de viagem para um acadêmico ou praticante internacional para participar da Reunião Anual da Sociedade de Antropologia Aplicada - Organização Mundial para as Ciências Sociais Aplicadas (SfAA). Essa ideia estava enraizada no compromisso de toda a vida de Pelto em construir redes acadêmicas globais.
Como parte dos esforços internacionais da SfAA, o Pelto International Award visa fortalecer as conexões entre a SfAA e cientistas sociais fora dos Estados Unidos. O prêmio apoia o crescimento da ciência social aplicada no país de origem do destinatário.
Fonte: Ascom/Cemaden (M.O.)
