Notícias
Workshop internacional discute seca e calor extremo no Brasil e seus impactos
Especialistas nacionais e internacionais participam no INPA/MCTI do Workshop Atribuição de Eventos Extremos e seus Impactos, do projeto CSSP que contou com organização de pesquisadores do Cemaden, INPA e Universidade Estadual do Amazonas.
O Workshop de Atribuição de Eventos Extremos e seus Impactos - realizado no Campus I do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), localizado em Manaus(AM) - reuniu 18 especialistas nacionais e internacionais para debater a seca e o calor extremo que afetaram o Norte e o Centro-Oeste do país entre 2023 e 2024.
O evento integra o projeto Climate Science for Service Partnerships (CSSP- Brazil)-(Parceria Ciência para Serviços Climáticos Brasil -CSSP-Brasil) e foi organizado pelas instituições: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-MCTI), Universidade Estadual da Amazônia (UEA), Universidade de Oxford (Reino Unido) e pelo MetOffice (instituto meterológico do Reino Unido).
Durante o período de 27 de janeiro a 06 de fevereiro de 2025, os especialistas e jovens pesquisadores debateram sobre a frequência, magnitude da seca e do calor extremo, bem como as influências das mudanças climáticas nas regiões Norte e Centro-Oeste e seus impactos.
A pesquisadora do Cemaden, Liana Anderson - especialista em risco e impactos de incêndios na vegetação e coordenadora do workshop - afirma: “Foi um marco na busca por respostas científicas sobre a influência das mudanças climáticas na seca e calor extremo em 2023/2024 que vivenciamos. Pudemos explorar uma série de impactos socioeconômico e ecológicos que ocorreram na Amazônia, diretamente de Manaus, junto aos colegas da região Norte do país”.
O workshop teve a participação de pesquisadores(as) das instituições: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – (CENSIPAM), Instituto Federal do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, Universidades Federais do Amazonas (UFAM), do Pará (UFPA) e do Ceará (UFC) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sobre o CSSP/Brasil - Parceria Ciência para Serviços Climáticos Brasil
Lançado em 2016, CSSP é um programa de pesquisa climática que visa desenvolver modelos científicos conjuntos para análise de mudanças climáticas. O acordo bilateral de parcerias científicas para estudos climáticos é financiado pelo governo do Reino Unido, pelo Fundo Newton, e do Brasil, por meio de parceria entre o UK Met Office Hadley Centre e três institutos subordinados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Os parceiros acadêmicos do Reino Unido incluem o Centro de Ecologia e Hidrologia, a Universidade de Edinburgh, a Universidade de Exeter, a Universidade de Leeds, a Universidade de Oxford e a Universidade de Reading.
As principais áreas de pesquisa do programa são: Ecossistemas brasileiros e o ciclo do carbono; Modelagem climática; Impactos climáticos e redução de riscos de desastres; Previsões de probabilidade de incêndio sazonal.
Encontros e pesquisas já realizadas pelo CSSP-Brasil
Junho de 2017 - Na reunião, foram apresentados diversos trabalhos científicos realizados no primeiro ano, desde o Acordo de Colaboração, firmado em dezembro de 2016, entre as instituições do Brasil e do Reino Unido. Foram discutidos os resultados das pesquisas sobre o clima, impactos climáticos, redução de riscos de desastres e as modelagens aplicadas nos estudos e análises climáticas, trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores brasileiros e britânicos.
Janeiro 2018 - As reuniões entre os cientistas do UK Met Office e do Cemaden resultaram na identificação de oportunidades de colaboração contínua nos estudos sobre atribuição de eventos operacionais e no aperfeiçoamento do modelo de representação da inundação de zonas úmidas na superfície terrestre. Foram, também, discutidas as projeções de risco de inundação no Brasil, além do potencial reconhecimento de causas resultantes da intervenção humana em eventos extremos. Definiram, também, estabelecer um plano de pesquisa para avaliar as causas da seca dos últimos seis anos na Região Nordeste do Brasil, e sobre a segurança hídrica nacional.
Dezembro 2020- pesquisa sobre as chuvas extremas ocorridas no final de janeiro de 2020, no Estado de Minas Gerais – afetando mais de 100 municípios, causando mortes e graves impactos socioeconômicos. Nos estudos realizados sobre o evento das chuvas extremas em Minas Gerais, um grupo se concentrou em avaliar a influência das mudanças climáticas nas chuvas e outro grupo em quantificar os impactos. O workshop foi realizado, virtualmente, como parte do Projeto AFLAME (Attributing Amazon Forest fires from Land-use Alteration and Meteorological Extremes)
Junho 2022 -O workshop anual do Climate Science for Service Partnership (CSSP) Brazil ocorreu de forma híbrida, com participantes presenciais em São José dos Campos e participação virtual de pesquisadores em Manaus e no Reino Unido. Teve a participação dos diretores das instituições nacionais e internacionais do CSSP, avaliando e apresentando as pesquisas até então realizadas.
Novembro 2023 - Durante uma semana, pesquisadores do Cemaden, Acre e Reino Unido analisaram os eventos ocorridos no Acre, no período de 2020 a 2022, para identificar se tais eventos tiveram sua ocorrência ou intensidade agravados pelas mudanças climáticas e quantificar os impactos socioambientais. O objetivo foi realizar estudos e análises dos impactos e eventos climáticos ocorridos no estado do Acre, entre o período de 2020 e 2021, bem como gerar evidências para planejamento estratégico e caminhos de adaptação frente à emergência climática.
Fevereiro 2024 - O objetivo do evento foi realizar estudos e análises dos impactos e eventos climáticos ocorridos no estado do Acre, entre o período de 2020-2023. Os resultados visam gerar evidências para planejamento estratégico e caminhos de adaptação frente à emergência climática que vivemos, possibilitando fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas de prevenção e diminuição dos impactos socioambientais.
VIEWpoint Brasil: compartilhamento das pesquisas do CSSP
O VIEWpoint Brasil compartilha recursos para profissionais que tomam decisões relacionadas às mudanças climáticas por meio de demos, vídeos, notas explicativas, notas informativas e artigos em linguagem acessível. Os recursos são baseados no trabalho do projeto de pesquisa Parceria Ciência para Serviços Climáticos (CSSP, na sigla em inglês) Brasil, apoiado pelo Newton Fund do governo do Reino Unido. Produz conteúdo científico colaborativo fundamental para o desenvolvimento de serviços climáticos, que apoiam o desenvolvimento econômico resiliente ao clima e o bem-estar social.
O VIEWpoint Brasil é oferecido pelo Instituto para Análises Ambientais (IEA, em inglês), com sede na Universidade de Reading, Reino Unido.
Fonte: Ascom/Cemaden (M.O.)