Notícias
PARCERIAS
Pará recebeu as oficinas de fortalecimentos das OSC da região Norte
Os municípios de Belém, Santarém e Soure, localizados no Pará, receberam as oficinas de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e de suas Parcerias com a Administração Pública entre os dias 02 a 08 de setembro.
A ação faz parte da iniciativa realizada pela equipe da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria-Geral da Presidência da República (DPSC/SGPR) de dialogar com OSC e servidores públicos para formular recomendações e aperfeiçoar a capacidade de desempenho e execução de parcerias com a administração pública. Até o momento, quatro estados da região Norte foram visitados.
No Pará, as oficinas foram realizadas com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP); do Núcleo de Relações com os Municípios e Entidades de Classe (NURMEC/Casa Civil); da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD); da Prefeitura de Santarém, por intermédio da Secretaria de Planejamento; e da Prefeitura de Soure, por meio do gabinete do prefeito.
Segundo o diretor da DPSC, Igor Ferrer, o estado apresentou "em comparação com os anteriormente visitados, maior mobilização de organizações das regiões, com a presença de representante de OSC atuantes em outros municípios, além daqueles onde as oficinas foram realizadas” frisou. Participaram pessoas vindas de Salvaterra, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Belterra, Bagre, Mojuí dos Campos, Aveiro, Novo Progresso, Monte Alegre, Barcarena, Benevides, Breves, Ananindeua, Bujaru, Santa Izabel, e Almeirim.
Na oficina executada em Soure, na ilha do Marajó, os participantes compartilharam as dificuldades relacionadas à logística que prejudicam a aquisição de bens e, consequentemente, o funcionamento das organizações. Em Belém, realizada na Escola de Governança do Pará (EGPA), a equipe da DPSC percebeu nos relatos dificuldades na execução das parcerias em razão de questões referentes à regularização fundiária relacionadas aos territórios em que muitas OSC atuam. Por fim, em Santarém, o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) foi o local reservado pela prefeitura para o encontro. Nesta última oficina, às margens do Tapajós, foi apontado como as secas e cheias dos rios afetam a realização das parcerias. Considerando as três oficinas, participaram 133 pessoas.
PRÓXIMAS OFICINAS
A equipe da DPSC visitará mais cidades da região norte até o final do ano para a realização de novos diálogos.