Agenda de Luiz Eduardo Ramos Luiz Eduardo Ramos
Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Telefone(s) : (61) 3411-1418
E-mail : sgpr@presidencia.gov.br
Carioca, tem 63 anos, sendo 46 dedicados ao Exército Brasileiro. Possui mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. É casado, tem duas filhas, uma neta e dois netos.
Ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1973, declarado Aspirante a Oficial de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1979. Foi promovido ao posto de General do Exército em 2017.
Em 2001, comandou por dois anos o 8º Batalhão de Infantaria Motorizado em Santa Cruz do Sul (RS). Foi Oficial do Gabinete do Comandante do Exército para exercer a função de Assessor Parlamentar, logo após exerceu a função de Adido Militar de Defesa em Israel.
Desempenhou a função de chefe do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Paraquedista, quando, em 2010, foi promovido a General de Brigada e comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada em Pelotas (RS). Foi designado para a função de Force Commander na Missão de Paz do Haiti, onde teve sob o seu comando aproximadamente 10 mil militares de 19 países.
Ao retornar do Haiti, assumiu o Comando da 11ª Região Militar em Brasília. Foi promovido a General de Divisão e comandou a 1ª Divisão de Exército na cidade do Rio de Janeiro. Dentre suas responsabilidades estavam a de atuar nas ações de segurança relativas à Copa do Mundo de Futebol - Fifa 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016.
Em 2016, foi Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército. Posteriormente, Ramos foi promovido a General de Exército e nomeado Comandante Militar do Sudeste, último posto exercido antes de sua nomeação como ministro.
Foi ministro-chefe da Secretaria de Governo e teve como atribuições assessorar direta e imediatamente o presidente da República no desempenho de suas funções especialmente na interlocução com os Estados, Municípios e o Distrito Federal; na articulação política com o Congresso Nacional; no relacionamento com as entidades civis organizadas e na Comunicação do Poder Executivo com a sociedade.
Em 6 de abril de 2021, tomou posse como ministro-chefe da Casa Civil. Suas principais atribuições à frente do órgão foram assistir diretamente o presidente da República especialmente na coordenação e na integração das ações governamentais; na análise do mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas, inclusive das matérias em tramitação no Congresso Nacional, com as diretrizes governamentais; na avaliação e no monitoramento da ação governamental e da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal; além de coordenar, articular e fomentar políticas públicas necessárias à retomada e à execução de obras de implantação dos empreendimentos de infraestrutura considerados estratégicos.