Notícias
PARCERIA
Governo Federal e Bahia firmam adesão ao Plano Juventude Negra Viva
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Márcio Macêdo, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram nesta terça-feira (23) o termo de adesão do estado ao Plano Nacional Juventude Negra Viva (PJNV). A cerimônia foi realizada na Biblioteca Central, no bairro dos Barris, em Salvador, durante a abertura da Semana Estadual da Política de Juventude.
Lançado em 2023 pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério da Igualdade Racial, o PJNV é implementado em parceria com municípios, universidades, sociedade civil e movimentos sociais. A iniciativa consolida o conceito de política pública preventiva e de respeito aos direitos humanos, em sintonia com as ações já desenvolvidas na Bahia, através do Programa Bahia pela Paz, articulado junto às comunidades pelos Coletivos Bahia pela Paz.
Durante a assinatura, o ministro Márcio Macêdo destacou a importância da cooperação entre o Governo Federal e o Governo da Bahia para ampliar as oportunidades da juventude, especialmente a juventude negra. Ele ressaltou programas como o Pé de Meia e o ID Jovem, que garantem apoio direto aos jovens.
“É importante estabelecer políticas públicas para disputar a atenção da nossa juventude. Não permitir que eles sejam absorvidos pelo tráfico, pelas milícias, pelo crime organizado. Precisamos de políticas de educação, de saúde, que atraiam os jovens e possibilitem o exercício pleno da cidadania”, afirmou o ministro.
O governador Jerônimo Rodrigues falou da importância de a sociedade compreender a participação da juventude. “A juventude compreendeu que nós temos que fortalecer o sistema nacional. O presidente Lula não resolve sozinho, o Governo do Estado também não dá conta. É preciso que os municípios e a sociedade entendam a participação da juventude como um significado de garantia e correção das políticas de educação, de segurança pública, de lazer, de emprego, de renda. Portanto, hoje é um dia importante para nós”, destacou.
A assinatura também contou com as presenças do secretário Nacional da Juventude da SGPR, Ronaldo Sorriso, e da secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), Ângela Guimarães.
“A gente celebra a entrada da Bahia na adesão a esse pacto da vida da juventude negra. É essa juventude que o governo do presidente Lula tem trabalhado, que o ministro Márcio, da SGPR, incentiva e traz para a participação social. É essa juventude que nós queremos representar e fazer ter voz e vez. O Brasil é um país desenvolvido pelas mãos da juventude brasileira”, enfatizou Sorriso.
“É mais um grande passo, mais um alvorecer da nossa juventude e mais um compromisso federativo”, ressaltou a secretária da SEPROMI.
Plano Juventude Negra Viva
O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural. De forma transversal, possui 11 eixos de atuação e conta com 217 ações pactuadas com 18 Ministérios.
Foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído por meio do Decreto nº 11.444, de 21 de março de 2023, com a participação de 16 Ministérios coordenados pelo Ministério da Igualdade Racial, com apoio da Secretaria-geral da Presidência.
A partir de um processo democrático de ampla participação, o PJNV foi construído com a escuta de aproximadamente 6.000 jovens negros/as durante a realização das Caravanas Participativas, que percorreram os 26 estados e o Distrito Federal.