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Notícias

GOV.BR é o vencedor do Prêmio iBest no júri popular

Plataforma do governo federal saltou de 1,8 milhão de usuários em janeiro de 2019 para os 115 milhões atuais e é fenônemo reconhecido também por organismos internacionais, como o Banco Mundial
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Publicado em 12/11/2021 18h06 Atualizado em 03/11/2022 09h03
gov.br

GOV.BR é o 1º lugar no Prêmio iBest no júri popular, divulgado na tarde desta sexta-feira (12). A plataforma de serviços e relacionamento do governo brasileiro com o cidadão é a vencedora deste ano na categoria 'Governo'. Com os 115 milhões de usuários cadastrados, o GOV.BR é um fenômeno no crescimento de público - o número de usuários era de 1,8 milhão em janeiro de 2019. Atualmente, ingressam 100 mil novos usuários por dia.

“O GOV.BR venceu no voto da população e esta é a melhor das vitórias para nós! É a prova de que estamos no caminho certo ao oferecer milhares de serviços gratuitos e mais fáceis de acessar hoje do que era ao chegarmos ao governo. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e com este trabalho feito sob a diretriz do presidente Jair Bolsonaro”, exalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

A plataforma reúne 4,8 mil serviços públicos de todos os órgãos do governo federal. Ao todo, 72% dos serviços estão totalmente digitalizados. Foi criada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com o Serpro, com colaboração da Dataprev. Por intermédio do GOV.BR, já é possível realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), usar as carteiras digitais de Trabalho e de Trânsito, solicitar Abono Salarial e Seguro Desemprego, entre tantos outros serviços de impacto massivo entre a população.

“Este prêmio é o reconhecimento da sociedade brasileira ao esforço do governo federal em melhorar a vida e o dia a dia do cidadão, tornando tudo mais simples, mais rápido e mais barato”, afirma o secretário especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes.

O GOV.BR permite o acesso com senha única a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo. Desde janeiro de 2019, mais de 1,5 mil serviços foram transformados em digitais, todos reunidos na plataforma, o que gera economia anual de R$ 3,1 bilhões para o governo e a sociedade.

“Parabenizo a equipe da Secretaria de Governo Digital, ao Serpro e a todos os nossos parceiros de órgãos públicos envolvidos, que junto conosco construíram essa grandiosa plataforma. A gente vê agora o resultado desse esforço”, ressalta o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz. “Acabamos de ser reconhecidos também pelo Banco Mundial. Esse é o resultado da entrega de um serviço público centrado no cidadão e que tem resolvido os grandes problemas da população”.

O avanço do GOV.BR e a consequente popularização dos serviços públicos digitais elevou o Brasil a líder GovTech, conforme o Banco Mundial, que analisou 198 nações.

“O bom desempenho do GOV.BR contribuiu para que o Brasil também fosse eleito este ano, pelo Banco Mundial, como o 7º país do mundo com a maior maturidade em governo digital”, reforça o presidente do Serpro, Gileno Barreto. “O país foi considerado o melhor das Américas, ficando à frente dos Estados Unidos e Canadá”.

Neste ano, o PIX, do Banco Central, venceu o prêmio iBest, na categoria ‘Governo’, no júri academia.

O que é o iBest
O iBest (anteriormente Internet World Best) é um prêmio anual oferecido aos melhores profissionais e empresas do mercado digital (internet, websites, redes sociais, aplicativos e similares) do Brasil. A primeira edição foi realizada em 1995. Hoje é organizado pela iBest Global.

Conheça mais sobre a trajetória da transformação digital do governo brasileiro e do GOV.BR em: www.gov.br/governodigital

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