Notícias

Mais de 40% da população brasileira já possui login único para acessar serviços digitais

Até janeiro, cerca de 92 milhões de usuários realizaram o cadastro que permite acesso aos mais de mil serviços digitais do Governo Federal acessíveis no portal Gov.br.
Publicado em 09/02/2021 16h08 Atualizado em 10/02/2021 11h43
AcessoUnico.jpg

Mais de 92 milhões de usuários realizaram o cadastro no login único no portal Gov.br até janeiro deste ano. O número revela que 40% da população brasileira participa, ativamente, da Estratégia de Governo Digital (EGD) e pode acessar os mais de mil serviços do Governo Federal que estão disponíveis online. 

A nova EGD foi inaugurada em abril do ano passado, por meio do Decreto nº 10.332/2020. A norma tem seis princípios norteadores: foco no cidadão, integração, inteligência, confiabilidade, transparência e eficiência. Esses princípios orientam 58 iniciativas, como a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados e a formação de equipes de governo com competências digitais. Logo nos primeiros oito meses de implantação, 13 dessas 58 iniciativas propostas já foram concluídas.   

A transformação digital também pode ser percebida na facilitação do pagamento de taxas, que é feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU). Com a implantação do Pagtesouro, o cidadão poderá realizar esse pagamento via PIX, débito em conta corrente e, futuramente, cartão de crédito. Com experiências pontuais já em utilização, a ferramenta Pagtesouro será expandida para mais serviços. 

Para 2021, o objetivo é avançar no alcance das metas, que se materializam, em grande parte por meio dos Planos de Transformação Digital (PTDs) dos órgãos da administração pública federal direta e indireta. Outro grupo de ações, de caráter estruturante, são realizadas pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD) e acompanhadas pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (SEME/SG).