Notícias

Resolução do CNPE autoriza uso de matéria-prima importada na produção de biodiesel

Presidente Bolsonaro aprova resolução para garantir abastecimento nacional
Publicado em 18/11/2020 11h53
Oleo.jpg

- Foto: gov.br

O presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovou a Resolução nº 9, de 2020, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece como interesse da Política Energética Nacional a utilização de matéria-prima importada para a produção de biodiesel.

A medida é uma resposta do Governo Federal à crise enfrentada durante o período de pandemia da Covid-19 e alta nas exportações de soja. O resultado dessa combinação foi de queda na disponibilidade do óleo de soja (principal insumo para produção de biodiesel) no mercado interno, causando desequilíbrio entre oferta e demanda.

A Resolução nº 9 do CNPE vem para garantir o abastecimento nacional de óleo diesel e o cumprimento do mandamento legal para participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional. A partir de agora, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) permitirá a utilização de matéria-prima importada para a produção de biodiesel nos editais dos leilões públicos para comercialização do produto.

 

Para mais informações:

Ministério de Minas e Energia

Telefones: (61) 2032-5620

E-mail: ascom@mme.gov.br

Site: http://www.mme.gov.br/