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Governo Digital

Portal único do Governo Federal completa 1 ano com mais de 830 serviços públicos digitais disponíveis

A Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República é responsável por articular as práticas de unificação dos canais digitais
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 “A intenção desse projeto de transformação digital é cumprir a diretriz dada pelo presidente Jair Bolsonaro de simplificação do Estado. O portal Gov.Br irá facilitar e desburocratizar o acesso a mais de 3 mil serviços para o cidadão”, afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira.

O portal único do Governo Federal completa um ano nesta sexta-feira (31). A plataforma Gov.Br reúne serviços públicos e informações sobre a atuação de todas as áreas e ministérios do governo. Além disso, a população pode acompanhar notícias do Poder Executivo Federal em um só lugar.

A Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República é responsável por monitorar e articular a adoção de práticas que permitam a implementação do projeto de unificação dos canais digitais.

Desde janeiro de 2019, mais de 830 serviços foram transformados em digitais. A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo. De março a julho, mais de 250 novos serviços puderam ser acessados online, como o Auxílio Emergencial de R$ 600 e a solicitação de seguro desemprego para o empregado doméstico. A meta do governo é digitalizar 100% dos serviços públicos federais até 2022.

A digitalização dos serviços públicos acarreta uma economia anual para o país na ordem de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão para a sociedade e R$ 500 milhões para o governo. Cerca de 149 milhões de horas serão economizadas todos os anos com a transformação digital dos serviços. É como se o governo devolvesse para a população um dia inteiro de trabalho de toda a população economicamente ativa da Grande São Paulo, por exemplo.

 “A transformação é partir daquele serviço analógico, onde você esperava na fila com um documento na mão algumas horas dentro de uma repartição pública, para um atendimento virtual. Por meio do seu celular, de um login e senha ou de um certificado digital, você consegue acessar esse serviço e ter a resposta para aquilo que precisa do governo”, explicou o secretário especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga.

Login único

O login único, por meio do qual o cidadão acessa os serviços no portal, conta com mais de 72 milhões de cadastros. A integração dos serviços em uma plataforma concentrada e segura trouxe mais comodidade aos brasileiros. Não há mais a necessidade de lembrar de diversas senhas e passar por várias etapas de cadastramento para concluir a solicitação de serviços.

Atendimento Digital

O objetivo central do portal único é centralizar as informações públicas federais em um só ambiente virtual e, assim, simplificar o acesso pelo cidadão. O decreto 9.756 estabelece que, até o fim deste ano, as páginas na web dos principais órgãos do Executivo Federal estejam hospedadas no Gov.Br. Atualmente, quase 50 destes sites já estão no portal único. 

Os números mostram que a busca pelo atendimento digital é mais que uma realidade. De acordo com o Ministério da Economia, responsável por parte do projeto, o total de usuários que acessaram o portal saltou de 4,6 milhões em janeiro para 12,1 milhões em junho deste ano. São mais de 72 milhões de pessoas cadastradas na plataforma e acesso a centenas de serviços, bastando memorizar um único nome de usuário e senha.

 “A transformação digital é um vetor importante da modernização do Estado, simplificando processos e a obtenção de serviços pelos cidadãos e empresas”, ressaltou José Ricardo da Veiga. “E nas próximas semanas daremos mais um passo com a edição do decreto de criação da Política Nacional de Modernização do Estado, que enfatizará o digital em conjunto com outros eixos determinantes para a eficiência no serviço público”, completou.

Governo mais digital

Em um mundo cada vez mais digital, onde as pessoas buscam acessar serviços pelo celular e pelo computador, o Governo Federal trabalha na estratégia de modernização do Estado aliada à transformação digital. Nos próximos meses, deve ser lançada uma Política Nacional de Modernização do Estado.

“Com isso, vamos pensar um Brasil moderno que não seja só algo de pouco tempo, de um ciclo de governo, mas pensando perenemente. Como a gente pode pensar um Estado que sempre vai estar interessado na modernização, como ele pode ser mais eficiente, como ele pode trazer serviços de mais qualidade”, disse o secretário especial de Modernização do Estado.

Segundo ele, a política deve ser feita a partir de um decreto que deverá ser assinado nos próximos meses pelo presidente Jair Bolsonaro. A ideia é convidar os demais poderes, estados, municípios e organizações da sociedade civil, para que todos possam convergir e trazer seus projetos para uma mesma direção.

“A gente fala que o estado moderno é aquele que resgata a confiança da sociedade para o estado, ele está a serviço do cidadão, a serviço da sociedade e com cada vez mais eficiência”, afirmou José Ricardo Veiga.

Transformação Digital

“A transformação digital é isso, é conveniência, é facilidade, é maior eficiência do Estado para o cidadão”, disse o secretário. “É muito mais barato, mas fácil, mais rápido. O tempo do cidadão, ele vai dedicar para coisas que sejam úteis para ele, como estudar, se capacitar ou trabalhar, e não perder tempo aguardando resposta do governo”, completou.

José Ricardo explicou que a navegação era diferente em cada site do governo, mas o Gov.Br oferece uma mesma linguagem para todos. “O governo se comunica de uma única forma, é uma única janela para chegar ao cidadão e ele chegar ao Estado. Tem ganhos de toda sorte, a economia de recurso, de tempo, de facilidade. E a gente passa a ter um estado mais voltado àquilo que a sociedade precisa”, afirmou.

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