Algoritmos de recomendação
Os algoritmos de recomendação são construídos para sugerir itens ou conteúdos para os usuários, baseando-se no tratamento de seus dados pessoais. São usados em redes sociais, serviços de streaming (plataformas para ver filmes e séries, por exemplo) e sites de comércio digital, entre outros, e servem para adaptar o conteúdo apresentado ou os produtos apresentados aos interesses e comportamentos específicos de cada usuário, aumentar seu engajamento nas plataformas e/ou sugerir anúncios de produtos e serviços que os usuários estão mais propensos a comprar.
No ambiente digital, a publicidade baseada no comportamento dos usuários (publicidade comportamental) é feita a partir do tratamento de dados pessoais, que permitem a aplicação desse tipo de algoritmo.
PERFILAMENTO — é o nome que se dá a um dos tipos de tratamento de dados pessoais dos usuários, visto que servem à classificação destes sujeitos em perfis que permitem prever seu comportamento, situação socioeconômica, saúde, preferências pessoais, interesses, desejos de consumo, entre outras características. Essa prática está associada à possibilidade de direcionar publicidade a grupos muito específicos de consumidores (microssegmentação publicitária).
Cada vez mais, novos sistemas e ferramentas de inteligência artificial são voltados à exploração comercial, especialmente danosa para crianças e adolescentes.
Além de direcionar o comportamento para o consumo, com mensagens comerciais altamente persuasivas e segmentadas para grupos específicos, os algoritmos associados ao perfilamento pré-determinam os conteúdos que as crianças e adolescentes recebem, restringindo diversidade de informações e a possibilidade de experimentação ou exploração do diferente, enviesando suas visões de mundo e limitando seu livre desenvolvimento da personalidade, dignidade, honra e imagem.
Em outras palavras, se os conteúdos com os quais a criança e o adolescente se deparam são sempre "mais do mesmo", algumas oportunidades – como o acesso a diferentes perspectivas sobre a vida e a riqueza das experiências online – ficam bastante comprometidas.