Fichas
Florianópolis (SC)
Recicleide EcoArte Digital
O Recicleide EcoArte Digital é uma iniciativa de educomunicação socioambiental que utiliza a linguagem da ecoarte para promover sustentabilidade, cidadania digital e cultura de paz. Por meio da personagem Recicleide, o projeto transforma temas complexos da ecologia em conteúdos digitais lúdicos, acessíveis e visualmente atrativos, aproximando crianças, adolescentes, educadores e demais públicos de debates sobre emergência climática, lixo zero, permacultura, reconexão com a natureza e regeneração planetária. A iniciativa desenvolve materiais gratuitos e acessíveis, como e-books interativos, carrosséis informativos, vídeos performativos, lives educativas, desafios digitais e produções audiovisuais com recursos de acessibilidade, incluindo legendas, Libras e audiodescrição. Em sua trajetória, o Recicleide EcoArte Digital também lançou o livro físico Recicleide: músicas rumo ao lixo zero, de Karina Signori, integra a plataforma EducaRes do Ministério do Meio Ambiente e foi selecionado para o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura. Com atuação multidimensional, o Recicleide EcoArte Digital contribui para transformar ecoansiedade em protagonismo criativo, incentivar o uso responsável das redes sociais e apoiar educadores com recursos pedagógicos sobre sustentabilidade. Ao unir arte, alegria, inclusão e práticas socioambientais, o projeto estimula mudanças de comportamento, fortalece a cidadania digital e promove uma relação mais consciente, afetiva e participativa com a natureza.
Publicado em
01/07/2026 09h57
Atualizado em
08/07/2026 15h03
FICHA TÉCNICA
- Abordagem: Conscientização/disseminação
- Autoria: Karina Signori, Inês Hübner, Márcio Mortari, Têmis Nicolaidis, Priscila Paris Duarte, Yasmine Holanda Fiorini e Fernando Bahia
- Onde acontece: Escola, comunidade/território, online
- Quem promove: Organização da sociedade civil
- Nome da instituição: Recicleide Arte e Educação Socioambiental
- Cidade: Florianópolis
- Estado: Santa Catarina (SC)
- Temas: Ambiente/clima, saúde, cultura, ecoarte = arte + alegria + ecologia
- Tipo: Um recurso, físico ou online, que pode ser usado por educadores, escolas, pesquisadores ou estudantes
- Característica: Formação para professores, oficinas/cursos, plataformas com conteúdos, livro infantil
- Contato: recicleideecoarte@gmail.com
- Links:
- https://www.recicleide.com.br
- YouTube: https://www.youtube.com/recicleide
- Instagram: @recicleide
2ª Chamada
Projeto submetido na 2ª chamada do Mapa Brasileiro da Educação Midiática, realizada de 3.mar a 20.abr.26. A atualização do Mapa com iniciativas desta chamada foi publicada em 29.jun.26.