Fichas
Crateús (CE)
Biblioterapia na OPA: Contação de Histórias para Promover Bem-Estar e Inclusão
A iniciativa promove sessões de contação de histórias como estratégia para ampliar o acesso à leitura e oferecer acolhimento emocional a públicos em situação de vulnerabilidade no Sertão dos Inhamuns. A partir da mediação de obras literárias, o projeto busca estimular a imaginação, favorecer a expressão de emoções e criar espaços de escuta e reflexão, contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e a construção de experiências de cuidado e pertencimento. Inspirada nos princípios da biblioterapia, reconhecida como uma ferramenta de intervenção psicossocial, a proposta utiliza a literatura como recurso para apoiar o processamento de emoções, o diálogo e o desenvolvimento de resiliência. As atividades de leitura mediada e contação de histórias funcionam como espaços seguros de encontro e partilha, nos quais participantes podem refletir sobre suas experiências e construir sentidos coletivamente. Desenvolvida com suporte teórico-metodológico da biblioterapia e vinculada à atuação extensionista da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE), a iniciativa reforça o compromisso social da universidade com a promoção da cultura, da educação e do bem-estar emocional em territórios marcados pela escassez de ações culturais e de apoio psicossocial.
Publicado em
01/07/2026 09h48
Atualizado em
08/07/2026 15h03
FICHA TÉCNICA
- Abordagem: Acesso a bens culturais
- Autoria: Arnaldo Ricardo do Nascimento
- Onde acontece: Comunidade/território
- Quem promove: Organização da sociedade civil
- Nome da instituição: Organização Popular — OPA: Construindo Poder Popular
- Cidade: Crateús (CE)
- Temas: Infância
- Tipo: Inspiração
- Característica: Pesquisas, eventos, rodas de conversa, jogos/aplicativos, guias/materiais orientadores, metodologias pedagógicas, campanhas, livros/artigos acadêmicos, livro infantil, livro pedagógico, Hackathon
- Contato: ricardo.nascimento@uece.br
- Links: https://opaorganizacaopopular.blogspot.com/
https://www.uece.br/faec/biblioteca/
https://www.instagram.com/biblioteca.faec/
2ª Chamada
Projeto submetido na 2ª chamada do Mapa Brasileiro da Educação Midiática, realizada de 3.mar a 20.abr.26. A atualização do Mapa com iniciativas desta chamada foi publicada em 29.jun.26.