Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Propriedade Intelectual
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual
      • Conhecendo a Estratégia
      • Eixos Estratégicos
      • Governança da Estratégia
      • Planos de ação
      • Monitoramento de resultados
      • Documentos base
    • Serviços ao Público
      • Serviços do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
      • Direitos Autorais
      • Cultivares
    • Acordos, Políticas, Projetos e Planos de Ação relacionados à ENPI
      • Planejamento do INPI
      • Plano de Combate ao Backlog
      • Projeto PI nas Escolas
    • Plano de Ação
      • 2025-2027
      • 2023-2025
      • 2021-2023
    • Oportunidades de atuação em PI
      • Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
      • Rede de Especialistas da ENPI
      • Prêmio Interfarma de Pesquisa e Inovação | Prazo: 15.12.23
    • Colegiados
      • Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual
      • Grupo Técnico de Inteligência em Propriedade Industrial
    • Semana da Propriedade Intelectual 2024
      • Dia 18 de abril
      • Dia 19 de abril
      • Dia 24 de abril
      • Dia 25 de abril
      • Dia 26 de abril
      • Dia 30 de abril
      • Dia 02 de maio
      • 2023
    • Semana da Propriedade Intelectual 2025
      • Dia 8 de abril
      • Dia 23 de abril
      • Dia 24 de abril
      • Dia 25 de abril
      • Dia 28 de abril
      • Dia 29 de abril
      • Dia 30 de abril
  • Legislação
    • Legislação Geral
    • Marcas
    • Patentes
    • Desenhos industriais
    • Indicações Geográficas
    • Programa de computador
    • Topografias de Circuitos Integrados
    • Direitos Autorais
      • Nacional
      • Internacional
      • Arquivos - Legislação Nacional
      • Arquivos - Legislação Internacional
  • Publicações
    • Guias
    • Manuais
    • Cartilhas
      • Propriedade Intelectual Aplicada a Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
    • Estudos e Relatórios
    • Resultados de Consultas Públicas
    • Vídeos
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Plano de Ação 2025-2027 Eixo 6

Eixo 6

Info

EIXO 6: Inteligência e visão de futuro

AÇÕES PRIORIZADAS
AÇÃO 1.1: Disponibilizar informação de bases de PI para projetos de canalização de aptidão, competência e capacidade instalada em segmentos e setores identificados a fim de potencializar novas aplicações industriais e liderança mundial em tecnologias, convergentes e habilitadoras.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Produção de Painéis Interativos em Power BI sobre Patentes Brasileiras de Insumos Ativos e Produtos Estratégicos e realização de oficina aberta para apresentação dos dashboards disponibilizados ao público.Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA)
Estudo de mercado sobre medicamentos genéricos e biossimilares.

Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PRÓGENÉRICOS)

Relatórios periódicos de acompanhamento das atividades das ICTs após o curso de estruturação dos NITs.Ministério da Saúde (MS)
AÇÃO 1.2: Coordenar a realização de estudos de interesse da ENPI ou do Governo federal a partir de bases de dados de PI ou outras bases relacionadas ao tema.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Elaboração de 16 estudos de prospecção tecnológica e de inteligência estratégica para atender à formulação e à implementação de políticas públicas.Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
AÇÃO 1.5: Promover o cruzamento de dados de empresas inovadoras pesquisadas pela Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - PINTEC com os dados dos escritórios para identificar o nível de utilização dos métodos de proteção formal da inovação.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Mapeamento do uso de métodos de proteção do conhecimento por empresas inovadoras na Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC).Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Pesquisa com empresas para validação de informações públicas disponíveis e mapeamento de melhores práticas internacionais ou oportunidades de aprimoramento de PI no Brasil.Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM Brasil)
AÇÃO 1.6: Promover debates e estudos entre especialistas nacionais e estrangeiros que relacionem PI a temas transversais de vanguarda no Brasil e no mundo.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Realização de Seminários Temáticos sobre PI e Setores Estratégicos, em formato presencial ou online, promovendo debates sobre a aplicação da PI em setores relevantes para a economia local, com especialistas e representantes regionais.Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI)
Promoção de workshops sobre os desafios regulatórios entre PI e IA.International Trademark Association (INTA)
Condução de estudos econômicos sobre a importância da inovação e das patentes para o Brasil.Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA)
Publicação de artigos para disseminar informações sobre Propriedade Intelectual, medicamentos genéricos e biossimilares.

Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PRÓGENÉRICOS)

AÇÃO 3.3: Aprimorar os registros, as estatísticas e a avaliação de informações relacionadas à PI nos principais programas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Inserção dos campos "gênero" e "raça" nos formulários de pedidos de patentes e marcas do INPI.Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Reestruturação da Pesquisa e do Sistema do Formict para fortalecer as informações públicas da Política de Inovação das ICTs. Novo Formulário de Coleta de Dados para 2025; e novo sistema e banco de dados abertos para 2026.Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Avaliação sobre medidas para aprimoramento dos registros contábeis dos ativos de propriedade intelectual nas ICTs.Controladoria Geral da União (CGU)
Guia orientativo para utilização de dados variados de Propriedade Intelectual entre os critérios de avaliação de resultado e impacto de programas relacionados à inovação na indústria.Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
AÇÃO 3.4: Estabelecer avaliação de riscos de PI em projetos de setores industriais considerados chave para a economia.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Aprimoramento dos fluxos de análises de riscos de propriedade intelectual em propostas e projetos no âmbito do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), considerando, entre outros elementos, as características dos produtos e serviços e as diferentes etapas dos Programas.Ministério da Saúde (MS)
Desenvolvimento de ferramenta de busca utilizando IA como parte dos trabalhos para viabilizar a análise e processamento administrativo dos pedidos de patentes enquadrados como de interesse da Defesa Nacional.Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) / Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
AÇÃO 3.6: Monitorar ativamente a balança de pagamentos de ativos intangíveis, para identificar potencialidade para incremento da competitividade produtiva brasileira na economia global.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Diagnóstico de viabilidade e acordos para disponibilização periódica de dados e indicadores de comércio de ativos de propriedade intelectual no contexto da publicação da balança comercial pelo MDIC.Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
AÇÃO 4.3: Conduzir políticas públicas de incentivo à proteção dos ativos de PI resultantes da aplicação de tecnologias convergentes e habilitadoras desenvolvidas no Brasil.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Webinar e mentorias em proteção estratégica da Propriedade Intelectual para Deeptechs de tecnologias emergentes.Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)
AÇÃO 6.1: Utilizar banco de dados de PI como ferramenta para busca de tecnologias 4.0 e ideias inovadoras que aumentem a produtividade em empresas.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Indicadores de patentes de IoT, robótica e Computação Quântica no Brasil (por situação e por origem).Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)
AÇÃO 7.1: Estabelecer metodologia de avaliação do portfólio de tecnologias que estão sendo financiadas pelo Governo para o desenvolvimento de setores estratégicos.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Identificação, dentro das cadeias prioritárias da NIB, de patentes chave para o adensamento produtivo e formas de transferência de tecnologia.Confederação Nacional da Indústria (CNI)
AÇÃO 7.6: Dar ampla publicidade e atualizar publicações sobre setores considerados estratégicos, com base nas prospecções de PI.
ENTREGASCOORDENAÇÃO
Treinamento em metodologias de Prospecção Tecnológica, patentometria e exercícios de futuro para ICTs, indústrias e governo.Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)


  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual
      • Conhecendo a Estratégia
      • Eixos Estratégicos
      • Governança da Estratégia
      • Planos de ação
      • Monitoramento de resultados
      • Documentos base
    • Serviços ao Público
      • Serviços do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
      • Direitos Autorais
      • Cultivares
    • Acordos, Políticas, Projetos e Planos de Ação relacionados à ENPI
      • Planejamento do INPI
      • Plano de Combate ao Backlog
      • Projeto PI nas Escolas
    • Plano de Ação
      • 2025-2027
      • 2023-2025
      • 2021-2023
    • Oportunidades de atuação em PI
      • Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
      • Rede de Especialistas da ENPI
      • Prêmio Interfarma de Pesquisa e Inovação | Prazo: 15.12.23
    • Colegiados
      • Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual
      • Grupo Técnico de Inteligência em Propriedade Industrial
    • Semana da Propriedade Intelectual 2024
      • Dia 18 de abril
      • Dia 19 de abril
      • Dia 24 de abril
      • Dia 25 de abril
      • Dia 26 de abril
      • Dia 30 de abril
      • Dia 02 de maio
      • 2023
    • Semana da Propriedade Intelectual 2025
      • Dia 8 de abril
      • Dia 23 de abril
      • Dia 24 de abril
      • Dia 25 de abril
      • Dia 28 de abril
      • Dia 29 de abril
      • Dia 30 de abril
  • Legislação
    • Legislação Geral
    • Marcas
    • Patentes
    • Desenhos industriais
    • Indicações Geográficas
    • Programa de computador
    • Topografias de Circuitos Integrados
    • Direitos Autorais
      • Nacional
      • Internacional
      • Arquivos - Legislação Nacional
      • Arquivos - Legislação Internacional
  • Publicações
    • Guias
    • Manuais
    • Cartilhas
      • Propriedade Intelectual Aplicada a Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
    • Estudos e Relatórios
    • Resultados de Consultas Públicas
    • Vídeos
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca