Dia 30 de abril
Semana da Propriedade Intelectual 2025
PI E A MÚSICA: SINTA O RITMO DA PI
Em 2025, celebramos as contribuições de criadores, inventores e empreendedores que estão expandindo os limites da inovação e da criatividade para criar músicas que unem as pessoas, evocam emoções poderosas, impulsionam mudanças e inspiram um futuro mais inovador.
Os direitos de propriedade intelectual e as políticas de inovação estimulam os profissionais da indústria criativa a trazer novas ideias para a indústria musical, salvaguardando o trabalho de compositores, intérpretes e todos aqueles que moldam a música que nos move.
Vamos nos unir para homenagear a linguagem universal da música e os talentos que continuam a desenvolver novos sons, estilos e tecnologias que moldam o futuro da música. Participe!
Dia 30 de Abril - Quarta-feira
EVENTO PRESENCIAL
PROPRIEDADE INTELECTUAL E A MÚSICA: SINTA O RITMO DA PI
Organização:- Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 - Rio de Janeiro
→ Clique
AQUIpara mais informações sobre o evento.
9:30 | Abertura |
|
10:00 | Mesa-Redonda
| “Gestão de Marcas na Indústria Musical” Mediador: Vinicius Bogéa Câmara (INPI)
|
10:50 | Mesa-Redonda | “Patentes ligadas à Música” Mediadora: Camila Mie Ujikawa
|
11:40 | Mesa-Redonda | “Desenho Industrial e Música” Mediador: Daniel França (INPI)
|
12:30 | Intervalo | Almoço livre |
14:00 | Mesa-Redonda | “Ativos de PI e Cultura Imaterial” Mediadora: Patrícia Peralta (INPI)
|
14:50 | Mesa-Redonda | “Propriedade Industrial na Indústria do Entretenimento” Mediadora: Patrícia Porto (INPI)
|
15:40 | Mesa-Redonda | “Programa de computador: novas ferramentas e recursos que facilitam a criação, gravação e promoção de músicas” Mediador: Carlos Alexandre Fernandes Silva (INPI)
|
17:00 | Atração Musical |
10:00, 11:00, 12:00, 14:00, 15:00 | Oficina para estudantes e professores da educação fundamental e média
|
Programação ESPAÇO LAB:
EVENTO PRESENCIAL
LANÇAMENTO DA AGENDA LEGISLATIVA 2025
Este evento representa uma oportunidade ímpar para se reforçar o compromisso com a proteção da inovação e com a luta contra a pirataria no Brasil.
Organização:- Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria
- 14:00
Salão Nobre da Câmara dos Deputados

REUNIÃO ON-LINE
CONTRATOS NA ÁREA DA MÚSICA
Organização:- Comissão de Direito do Entretenimento e Autoral (OAB Londrina)
- 18:30
- Live AQUI
