Notícias

Publicado em 24/11/2013 09h00 Atualizado em 09/12/2025 17h19

Programa da TV Record destaca homenagem da Palmares à mulher negra

Publicado em 06/03/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 13h50

O evento da Fundação Cultural Palmares (FCP) em homenagem ao Mês da Mulher é destaque nesta quarta-feira (7) no programa DF no Ar, da TV Record, que vai ao ar às 7h. A reportagem entrevistou o presidente da instituição, Erivaldo Oliveira, a chefe da Divisão de Patrimônio Afro-Brasileiro, Adna Santos (Mãe Baiana), e a servidora Kátia Regina Costa de Oliveira.

Em seu depoimento, Erivaldo falou da importância do empoderamento da mulher negra na sociedade brasileira para superar dificuldades de acesso a postos de trabalho e a salários dignos. “A solução para este problema está em capacitar estas pessoas, criando políticas para que acessem as universidades. Precisamos de mais mulheres negras no Ensino Superior, na política, nas cortes judiciais, nas posições estratégicas de governo e da iniciativa privada”, frisou o presidente.

Já Mãe Baiana e Kátia Regina falaram sobre sua condição como mulheres negras e de suas lutas para se afirmarem em suas trajetórias pessoais e profissionais.

A programação da Fundação Palmares em homenagem às mulheres começa às 14h, na sede da instituição, em Brasília, no Setor Comercial Sul, Quadra 2, Edifício Toufic. Haverá apresentação da campanha Meu Lugar é Onde Eu Quiser, rodas de diálogo, abertura de exposição e lançamento de livro. A entrada é franca. O evento tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Erivaldo Oliveira se reúne com vice-presidente do Olodum

Publicado em 06/03/2018 14h00 Atualizado em 11/10/2023 13h53

O vice-presidente do Olodum, Marcelo Gentil, visitou a Fundação Cultural Palmares (FCP) nesta terça-feira (6). Ele foi recebido pelo presidente da instituição, Erivaldo Oliveira.

Na conversa, Marcelo e Erivaldo discutiram a possibilidade de parcerias entre a FCP e o bloco baiano. Entre as possíveis parcerias estão a presença do Olodum no evento Virada Cultural Afro, promovido pela Palmares; a realização do curso de Elaboração, Gestão, Monitoramento e Avaliação de Projetos, ministrado pelo Olodum, para o público da FCP; e a presença da Fundação Palmares no Festival de Música e Arte Olodum (Femadum), que acontece em janeiro, em Salvador, com shows, exposições, feiras e capacitações.

“Estamos nos reaproximando e queremos desenvolver ações em conjunto. É importante que os movimentos que representam os afro-brasileiros tenham uma relação estreita com a Fundação Palmares. Trata-se de uma experiência que dá visibilidade e gera resultados para ambos”, destacou Gentil.

Erivaldo Oliveira se encontra com organizadores do Bembé do Mercado

Publicado em 02/03/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 13h55

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, esteve nesta sexta-feira (2) no município baiano de Santo Amaro da Purificação. Ele se encontrou com autoridades, entre as quais o prefeito Flaviano Rohrs, e lideranças religiosas responsáveis pela organização pelo tradicional Bembé do Mercado.

A cidade do Recôncavo Baiano realiza o evento desde a libertação dos negros escravizados, em 1888. Dezenas de terreiros de candomblé vão às ruas para a celebração, registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia. Este ano, o Bembé do Mercado ganha significado ainda mais especial por conta dos 130 anos da Abolição.

Mãe Neide é eleita Embaixadora da Gastronomia Alagoana

Publicado em 02/03/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 13h58

Líder religiosa, ativista e empresária, Mãe Neide Oyá D’Oxum foi uma das vencedoras do Prêmio Dólmã, o Prêmio Máximo da Gastronomia Brasileira. Ela foi escolhida Embaixadora da Gastronomia do Estado de Alagoas na noite de quinta-feira (1º) em uma cerimônia na sede do Sebrae-Ceará, em Fortaleza.

Iniciativa do Grupo Conforto Gastronômico, a premiação começou em 2013. A ação surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de demanda reprimida relativa a um modelo de prêmio realizado em um único momento envolvendo a culinária de todas as unidades da Federação. Segundo seus organizadores, o Dólmã veio para reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de destaque na gastronomia, um dos segmentos que mais crescem no país junto com o turismo.

A Comissão Julgadora selecionou três chefs de cada estado. Na etapa final, um deles tornou-se o embaixador gastronômico. A vencedora alagoana, Mãe Neide, tem como atrativo de seu restaurante, o Baobá, situado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, a culinária quilombola e indígena.

Para Mãe Neide, o prêmio significa enorme reconhecimento. “Mostra a grande contribuição e influência do afro-brasileiro na gastronomia nacional. Só tenho o que agradecer às cozinheiras negras que tanto nos ensinam e perpetuam este legado”, afirma a embaixadora.

Defensora das Mulheres Negras na ONU e filha são assediadas e ofendidas por estrangeiro em shopping

Publicado em 01/03/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h01

A escritora e defensora das Mulheres Negras na Organização das Nações Unidas (ONU), Kenia Maria, e sua filha, a atriz Gabriela Dias, acusaram um estrangeiro, de nacionalidade ainda não identificada, de assediá-las e ofendê-las na tarde de quarta-feira (28), no shopping RioSul, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. As duas registraram queixa na 10ª Delegacia de Polícia.

Mãe e filha passeavam no shopping quando foram abordadas pelo agressor. Segundo elas, foram seguidas pelo homem, que tocou Gabriela. Embora a jovem tenha reclamado, ele insistiu no ataque. Quando a mãe da atriz interveio, o estrangeiro a chamou de “favelada”.

Pessoas que testemunharam o episódio defenderam as duas mulheres e acusaram o homem de racismo. A polícia foi chamada e levou todos à delegacia. Ao registrarem ocorrência, Kenia e Gabriela contaram que sofreram ofensas e intimidação física pelo estrangeiro.

Kenia Maria é casada com o ator Erico Brás, padrasto de Gabriela. No ano passado, ela e Érico ganharam na Justiça uma ação de racismo contra uma companhia aérea. Após uma discussão por conta de uma bagagem de mão, o comandante de um voo que ia de Salvador para o Rio chamou a Polícia Federal e pediu que o casal fosse retirado por representar uma “ameaça”. A empresa foi condenada a indenizar Kenia Maria e Érico Brás em R$ 35 mil.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) repudia com veemência qualquer fato que envolva violência e preconceito, seja na forma de racismo, machismo ou sexismo. Não podemos tolerar esse tipo de manifestação brutal que ofende a dignidade do ser humano. Pedimos que a justiça seja feita neste episódio lamentável que vitimou Kenia Maria e Gabriela Dias e que haja punição rigorosa do agressor.

Margareth Menezes visita Fundação Palmares

Publicado em 28/02/2018 15h00 Atualizado em 11/10/2023 14h03

A cantora baiana Margareth Menezes visitou a sede da Fundação Cultural Palmares (FCP), em Brasília, nesta quarta-feira (28). A artista soteropolitana foi recebida pelo presidente da FCP, Erivaldo Oliveira.

Na reunião, a intérprete de sucessos como Elegibô e Tenda do Amor conversou com Erivaldo Oliveira sobre ações que realizará em 2018, como a turnê que comemora seus 30 anos de carreira musical. Ela ainda falou sobre outras iniciativas que desenvolve, como um projeto de economia criativa e a construção de um centro cultural em Salvador. Também apresentou trechos de vídeos como uma recente performance ao vivo ao lado de Maria Bethânia. “Vim contar à Fundação Palmares o que ando fazendo”, disse Margareth Menezes.

Erivaldo Oliveira visita mostra de fotografias em homenagem ao Dia da Mulher

Publicado em 28/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h04

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, visitou nesta quarta-feira (28) a exposição de fotografias A Força das Mulheres na Cultura Afro-Brasileira. A mostra será aberta oficialmente no dia 7 de março, durante o lançamento da campanha O Meu Lugar é Onde Eu Quiser, realizada pela FCP.

Mesmo ainda não tendo ocorrido a abertura, o público já pode visitar a exposição, com entrada gratuita, na sede da Fundação Palmares, em Brasília, no Setor Comercial Sul, Quadra 2, Edifício Toufic, no térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A mostra permanece em cartaz por todo o mês de março. As belas imagens reúnem momentos da mulher negra em atividades culturais, profissionais e em outros momentos do seu cotidiano.

MinC e Palmares homenageiam a mulher negra brasileira

Publicado em 27/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h07

A Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Ministério da Cultura (MinC) fazem uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. As duas instituições produziram um vídeo com depoimentos de mulheres negras falando da sua realidade, tendo como mote a campanha o Meu Lugar é Onde Eu Quiser, realizada pela FCP.

Equipes das Assessorias de Comunicação (Ascom) do MinC e da Fundação Palmares foram às ruas para registrar depoimentos de mulheres, de várias faixas etárias e profissões. Nas entrevistas, essas guerreiras falam do seu cotidiano, do seu trabalho e da sua luta para sobreviver, dar vida digna aos filhos e conquistar espaço justo em nossa sociedade, muitas vezes enfrentando duplo preconceito, por serem mulheres e negras.

A Fundação Palmares e o Ministério da Cultura reconhecem esse esforço fantástico que todas vocês fazem para que tenhamos um Brasil melhor. Por isso, desejamos Feliz Dia Internacional da Mulher. Parabéns!

Oficina de Planejamento Tático e Operacional da FCP chega ao fim

Publicado em 23/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h12

Terminou nesta sexta-feira (23), na sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, a Oficina de Planejamento Tático e Operacional da FCP para 2018. Durante quatro dias, todo o corpo profissional da instituição, entre servidores, comissionados e terceirizados, participou da ação.

A Oficina concretizou os objetivos estratégicos da FCP para este ano e mostrou como cada setor trabalhará para atingir suas metas. O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, fez um balanço positivo da programação. “Saímos daqui com a certeza de que estamos ainda mais preparados para o cumprimento da nossa missão de promover a mobilidade social dos afro-brasileiros por meio de políticas públicas e de manter um constante diálogo com esta população, escutando e atendendo às suas principais demandas”, afirmou Erivaldo.

No último dia da Oficina, houve apresentação dos projetos desenvolvidos pela Coordenação Geral de Gestão Interna (CGI), que ficou a cargo do responsável pela área, Flavio Vinícius Macêdo. Ele contou que sua coordenação age em diversas frentes, como a capacitação da equipe da FCP, promoção da qualidade de vida no trabalho, realização de pesquisas de clima organizacional para aprimorar os diversos processos e atuação na logística.

Fundação Palmares avalia principais ações para 2018

Publicado em 22/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h16

No terceiro dia da Oficina de Planejamento Tático e Operacional da FCP para 2018, as diversas áreas da Fundação Cultural Palmares destacaram seus principais projetos e as estratégias para desenvolvê-los. A ideia é intensificar ainda mais as ações que levem políticas públicas e promovam a mobilidade social da população afro-brasileira. A Oficina vai até esta sexta-feira (23).

O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, mais uma vez ressaltou a importância do planejamento para efetividade no alcance das metas institucionais. “Todos estão envolvidos e sabem quais as ações que têm de ser feitas para otimizar nosso trabalho, buscando soluções para atendermos da melhor forma às demandas do nosso povo”, destacou o presidente da FCP.

Entre os projetos prioritários que estão sendo realizados este ano estão a Virada Afro Cultural, que incentiva o empreendedorismo, a educação, a integração social e as atividades culturais nas comunidades; o Conhecendo Nossa História: da África ao Brasil, que leva a educação sobre a cultura afro-brasileira às escolas; e a promoção do turismo sustentável na região da Serra da Barriga, em Alagoas, que abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Em 2017, a Serra da Barriga recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Setores da Palmares discutem projetos priotários

Publicado em 21/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h21

Dentro da programação da Oficina de Planejamento Tático e Operacional da FCP para 2018, nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), todos os setores da Fundação Cultural Palmares discutem a implementação dos principais projetos para este ano, de acordo com o Mapa Estratégico da instituição. O presidente da FCP, Erivaldo Oliveira, participa das reuniões acompanhando e dialogando com seu corpo técnico sobre as prioridades para promover a mobilidade social da população negra.

A Oficina segue até a próxima sexta-feira (23) e dará subsídios à realização e monitoramento das políticas públicas da Fundação Palmares. Seguindo determinação dos órgãos de controle, a FCP vai utilizar uma série de indicadores para aferir resultados. Outra determinação é intensificar cada vez mais o contato com a sociedade por meio dos instrumentos de comunicação, como as redes sociais e o site, identificando demandas a serem solucionadas.

Para avaliar continuamente o desempenho de seus projetos, a Fundação Cultural Palmares ainda realiza mensalmente as Reuniões de Avaliação Estratégica (RAE). “O planejamento não pode se tornar uma camisa de força. A missão, os objetivos e os valores podem mudar ao longo do tempo, exigindo alterações em nosso trabalho. Por isso, devemos, continuamente, revisar  e aprimorar nossos processos”, assinala Erivaldo.

Cineasta Idrissa Quédraogo morre aos 64 anos

Publicado em 20/02/2018 09h00 Atualizado em 11/10/2023 14h25

O cinema mundial perdeu um dos seus nomes mais importantes no último domingo (18). O cineasta Idrissa Quédraogo, do Burkina Faso, morreu aos 64 anos. Quédraogo dirigiu filmes como A Cólera dos Deuses (2003), Obi (1991) e África Minha África (1994).

Entre as dezenas de obras de Idrissa estão ficções e documentários. Nascido em Banfora, em 1954, cresceu na cidade de Quahigouva. Em 1976, ele se graduou em Artes. Em seguida, ingressou no Instituto Africano para Estudos de Cinema, formando-se em 1981. Após estudar em Kiev, na Rússia, Quédraogo se mudou para Paris onde aperfeiçoou seus estudos, inclusive com um título na Sorbonne.

Com Tilai, Idrissa mostrou as tradições de uma família de seu país. A produção conquistou o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, na França, em 1990. No ano anterior, no mesmo evento, já havia ganho o Prêmio da Crítica com Yaaba. Em 2002, dirigiu um dos episódios do filme 11/09/01, inspirado nos atentados do 11 de setembro.

Em nota, o presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabore, lamentou a morte de Idrissa Quédraogo. “A África perde um dos seus melhores embaixadores na cultura”, destacou o presidente.

Fundação Palmares e UnB discutem últimos detalhes sobre Mapeamento dos Terreiros do DF

Publicado em 20/02/2018 13h00 Atualizado em 11/10/2023 14h28

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, se reuniu nesta terça-feira (20) com a coordenação e a equipe do Projeto de Pesquisa do Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal: Cartografia Básica. O encontro aconteceu na Universidade de Brasília (UnB). Erivaldo foi acompanhado pela diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro, Carolina Nascimento, e pela chefe da Divisão de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP, Adna Santos (Mãe Baiana).

Durante a reunião, discutiram-se questões como o calendário de ações, o fechamento do projeto e a avaliação das demandas dos parceiros envolvidos na pesquisa. O Mapeamento dos Terreiros do DF resulta de parceria da Fundação Palmares com a UnB. A previsão é de que os resultados definitivos do estudo sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2018.

Fundação Palmares chega à reta final de planejamento estratégico

Publicado em 20/02/2018 11h00 Atualizado em 11/10/2023 14h30

Ao longo da semana, a Fundação Cultural Palmares (FCP) define sua atuação nos próximos meses, com base em seus projetos mais importantes, que integram o Mapa Estratégico da instituição. Começou nesta terça-feira (20) e segue até a sexta-feira (23) a Oficina de Planejamento Tático e Operacional da FCP para 2018.

O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, abriu a programação destacando a relevância de se seguir um planejamento adequado para se alcançar as principais metas do órgão, que dizem respeito à promoção da mobilidade social dos afro-brasileiros. “Estabelecer um horizonte é fundamental para atingirmos nossos objetivos. Por isso, é importante a presença de todo o corpo profissional da Palmares aqui, para que cada um possa se informar sobre o conjunto das nossas ações, incorporando os principais conceitos ao dia a dia de trabalho”, assinalou Erivaldo.

O presidente da FCP recordou conquistas expressivas da entidade recentemente, conseguidas graças ao empenho da equipe, como o título da Serra da Barriga, em Alagoas, de Patrimônio Cultural do Mercosul. “Agradeço a todos pelo empenho e dedicação”, destacou.

Após a fala do dirigente, cada área apresentou seus projetos de maior impacto. Entre eles está a Palmares Itinerante, que promove diálogo com as lideranças do movimento negro, ouvindo suas reivindicações e buscando soluções. A próxima edição ocorre no dia 6 de março, em Gilbués, no Piauí.

Também se falou na Oficina sobre as ações voltadas para incentivo ao turismo sustentável na Serra da Barriga e no seu entorno, onde existem sete comunidades remanescentes de quilombos. A FCP vai realizar um estudo em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para pensar em aspectos como vocações turísticas locais e um calendário fixo de eventos na região.

O evento ainda teve em sua pauta a Virada Afro Cultural, maratona de atividades artísticas, de empreendedorismo, de qualificação e integração social previstas para acontecer até o fim do ano em quatro cidades, na Bahia, no Maranhão, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

E houve espaço para o projeto Conhecendo Nossa História: da África ao Brasil, que capacita profissionais para disseminar o ensino da história e cultura negras nas escolas, além de discutir questões importantes, como racismo e intolerância religiosa. A iniciativa já existe em 19 municípios e chegará a outras 19 cidades até dezembro de 2018. O material didático que compõe a ação será reeditado com atualizações.

Fundação Palmares comemora Mês da Mulher com evento voltado ao papel feminino na sociedade

Publicado em 20/02/2018 12h00 Atualizado em 11/10/2023 15h26

Uma programação diversificada marca a comemoração da Fundação Cultural Palmares (FCP) em homenagem ao Mês da Mulher, na próxima quarta-feira (7), das 14h às 18h, na sede da instituição, em Brasília (Setor Comercial Sul, quadra 2, Edifício Toufic). O evento, realizado na véspera do Dia Internacional da Mulher (8 de março), tem como enfoque promover a participação feminina mais ativa na sociedade. A realização é da Fundação Palmares, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Durante a tarde, haverá debates com especialistas, abertura de exposição, sessão de autógrafo e lançamento da campanha Meu Lugar é Onde Eu Quiser. Às 14h, será exibido um vídeo produzido para a campanha, com a participação do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.

A partir das 15h10, ocorrem duas rodas de diálogo, que vão dar oportunidade para troca de vivências que incentivem o empoderamento feminino. A primeira terá como tema Mulheres e Mídia. Participam Marília Marques, jornalista do site de notícias G1; Cristiane Sobral, atriz, escritora e professora; Rosa Luz, artista multimídia e criadora do canal Barraco da Rosa; e Edileuza Penha de Souza, documentarista.

Na sequência, a segunda roda de diálogo traz como tema A Mulher no Campo da Gestão Pública e Privada. Participam Adeni Santana, autônoma; Adriana Ribeiro, empresária; Kizzy Collares Antunes, procuradora da Advocacia Geral da União (AGU); Lucilene Santos, quilombola Kalunga e gestora do estado de Goiás; e Ialorixá Francesly de Oyá, do terreiro KeweOyáSogy.

Após as rodas de diálogo, acontece a abertura da exposição de fotos A Força das Mulheres na Cultura Afro-Brasileira. Às 17h30, Renata Nogueira lança o livro Irmandades Negras: Reconhecimento e Cidadania. A publicação traz a dissertação de mestrado no curso de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) que venceu o II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, realizado pela Fundação Palmares.

Para o presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, o evento de quarta-feira vem para refletir sobre o papel da mulher, especialmente as negras, nos diversos campos sociais, como o mercado de trabalho, na cultura, nas artes, no acesso à justiça e às políticas públicas. “A mulher negra sofre duplamente com o preconceito. Queremos reverter este quadro. Embora a mulher cada vez mais conquiste o papel de protagonista, muito ainda precisa se fazer para eliminar desigualdades de gênero e de raça, que persistem em pleno século 21 no nosso país”, afirma Erivaldo Oliveira.

Programação

Data: 07 de Março de 2018 – Quarta–feira

De 14h às 15h – Abertura do evento com o lançamento da Campanha Meu Lugar é Onde Eu Quiser

15:10 às 16:10– Roda de diálogo com o tema Mulheres e Mídias

Participantes:

  • Cristiane Sobral – atriz, escritora, professora e palestrante
  • Marília Marques – jornalista do G1/DF
  • Rosa Luz – artista multimídia do Distrito Federal e criadora do canal Barraco da Rosa
  • Edileuza Penha de Souza – doutora e documentarista

16:10 às 17:00 – Roda de diálogo sobre A Mulher no campo da Gestão pública e privada

Participantes:

  • Adeni Santana – autônoma
  • Adriana Ribeiro – empresária
  • Kizzy Collares Antunes –procuradora da Advocacia Geral da União;
  • Lucilene Santos – quilombola Kalunga e gestora no estado de Goiás
  • Ialorixá Francesly de Oyá – representante do Terreiro KeweOyáSogy.

17:00 – ExposiçãoA força das mulheres na cultura afro-brasileira. Reconstituiu, simbolicamente, a trajetória de luta das mulheres negras em defesa de seu patrimônio cultural.

17:30 – Lançamento do livro: Irmandades Negras Reconhecimento e Cidadania, de Renata Nogueira.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares

Telefone: (61) 3424-0107

e-mail: marcelo.araujo@palmares.gov.br

Palmares apoia a Semana da Consciência Negra da Unifesp

Publicado em 11/10/2023 14h48

A Semana da Consciência Negra da Unifesp será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-lines e híbridas, em todos os campi nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, de Núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros (Neabs) e de docentes das universidades públicas de São Paulo (UFSCar, UFABC, Unesp, Unicamp e USP).

Com o tema Os 20 anos da Lei 10.639 e os Desafios da Educação Antirracista, a semana visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, o evento busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

O seminário Políticas Antirracistas no Ensino Superior é a primeira dessas ações. Iniciado em junho, durante o Congresso Acadêmico da Unifesp, teve uma das sessões com o tema Identidade, pertencimento e presença negra na Universidade e contou com a participação das docentes Diana Mendes (Unifesp), Ellen Souza (Unifesp) e Iracema Nascimento (USP) e dos docentes Deivison Faustino (Unifesp) e Valter Silvério (UFSCar).

A segunda mesa do seminário foi realizada em agosto na Universidade de São Paulo. O tema Políticas de contratação de docentes negras e negros em universidades públicas foi debatido por Adriana Franco (Unifesp), Eunice Prudente (USP), Rodrigo Ednilson (UFMG), Rogério Monteiro (USP) e a Iracema Nascimento (FEUSP).

O terceiro encontro aconteceu em 13 de setembro com a discussão sobre Currículo Antirracista e Ensino Superior, com a participação de Débora Jeffrey (Unicamp) e Tatiane C. Rodrigues (UFSCar).

Em outubro, a UFABC sediará o seminário com a mesa Financiamento público e institucionalização dos Neabs, contando com a participação de Acacio Santos (UFABC) e Ana Cristina Juvenal (UFSCar). Em novembro, o seminário será realizado na Unesp, Campus Marília, para debater Ações afirmativas nas agências de fomento à pesquisa.

As demais atividades da Semana da Consciência Negra 2023 estão sendo organizadas com intensa participação da comunidade estudantil e comunidades do entorno dos campi e logo serão divulgadas no site do evento.

Serviço:
Semana da Consciência Negra
21 a 24 de novembro de 2023
consciencianegra.unifesp.br
Inscreva-se!

Fonte: Divulgação Universidade Federal de São Paulo  https://shre.ink/UKhp

FCP divulga resultado preliminar da classificação do Prêmio Luiz Melodia

Publicado em 13/10/2023 23h06 Atualizado em 13/10/2023 23h11

A Comissão Julgadora do Prêmio Luiz Melodia publicou nesta sexta-feira, 13 de outubro de 2023, o resultado preliminar da classificação do edital.

Caso o participante queira recorrer da nota, tendo encontrado algum problema na planilha, é necessário enviar recurso no e-mail premioluizmelodia.palmares.@gmail.com com o título "RECURSO DA CLASSIFICAÇÃO até o dia 18 de outubro."

O edital visa incentivar a participação plena e efetiva da população negra, homenageando assim, Luiz Melodia, ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Melodia compõe a galeria de personalidades homenageadas pela Fundação Cultural Palmares, devido à sua grande relevância no cenário artístico do país.

 Resultado Preliminar da classificação 

Importante:

Quer recorrer de sua nota ou encontrou algum problema na planilha? Envie seu recurso no e-mail: premioluizmelodia.palmares@gmail.com

com o título "RECURSO DA CLASSIFICAÇÃO até o dia 18 de outubro."

"Lembre-se o critério 1 (LETRA) tem peso 2"

Edital
Atualizado em 16/10/2023 19h24

Anexo I
Atualizado em 16/10/2023 19h26

Avaliação
Atualizado em 16/10/2023 19h28
Fale Agora Refazer a busca