Notícias
Edital Idéias Criativas sem Data Estipulada
Com o notável sucesso do Edital Ideias Criativas para o 20 de Novembro, a Fundação Cultural Palmares decidiu lançar o Edital Ideias Criativas sem Data Estipulada, ampliando o número de projetos beneficiados ao longo do ano – o que está sendo viabilizado pelo Fundo Nacional de Cultura (ProCultura), um conjunto de projetos financiados pelo Ministério da Cultura.
O objetivo é apoiar ações inovadoras que valorizem a cultura afro-brasileira, com projetos elaborados para fazer a diferença na sociedade e que não tenham sido contemplados no 20 de novembro. Ideias originais nos mais diversos campos artísticos já foram viabilizadas pela Palmares. Agora, com o apoio do Fundo Nacional de Cultura, o edital poderá premiar um maior número de projetos.
Para obter mais informações sobre como concorrer a este edital em 2011, envie um e-mail para dep@palmares.gov.br
Edital CDs e DVDs – O som das ruas
A Palmares acredita no trabalho de inclusão social de jovens negros pelo viés artístico-cultural. E tendo em vista que a maioria desses jovens vive, hoje, nas periferias das grandes cidades, a Fundação, em parceria com o Ministério da Cultura e por meio do Fundo Nacional de Cultura (ProCultura), lançou o Edital CDs e DVDs – O som das ruas.
Não são apenas os jovens que podem participar. Artistas locais e regionais que atendam às características e requisitos do edital podem se inscrever e concorrer ao prêmio, que prevê apoio para a finalização e o lançamento de produtos musicais e audiovisuais que expressem a arte das periferias brasileiras. Produtores musicais, cantores, rappers, músicos, devem ficar ligados!
Para obter mais informações sobre como concorrer a estes editais em 2011, envie um e-mail para dep@palmares.gov.br
FCP e ABC divulgam resultado do Edital Conexão Brasil-África
A Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) divulgaram, nesta segunda-feira (3), o resultado dos projetos aprovados no Edital Conexão Brasil-África.
O Edital, lançado em 18 de julho de 2012, foi baseado em critérios pré-estabelecidos, amplos e universalmente disponibilizados. Órgãos de governo e organizações da sociedade civil do Brasil e de países africanos, latinoamericanos e caribenhos apresentaram propostas com duração de 1 ano, não podendo exceder 200 mil dólares estadunidenses. A iniciativa privada também teve espaço de participação como parceira secundária. As propostas foram apresentadas até 30 de novembro de 2012 e a expectativa é de que os projetos iniciem execução a partir de julho de 2013. Todos os processos até o resultado final do Edital e notícias relacionadas podem ser conferidos no endereço www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica .
Conheça aqui os projetos aprovados
Resultados globais da execução do Edital
Organizações da sociedade civil e órgãos de governo encaminharam 75 propostas de projetos de cooperação técnica internacional na área da economia criativa voltada à cultura africana e afrodescendente, para apoio no âmbito do Edital Conexão Brasil-África .
Na avaliação do Comitê Gestor do Edital, o universo em que transitam as propostas apresentadas é bastante privilegiado. Desde a formação em cinema documentário às tecnologias sustentáveis, construídas a partir do referencial da cultura afrodescendente e renovadas na cultura africana. Do artesanato à preservação de arquivos digitais relacionados com a cultura africana e afrodescendente. Da saúde tradicional à literatura. Do intercâmbio gastronômico à produção de instrumentos.
Os projetos selecionados abordam assuntos relacionados diretamente às áreas finalísticas da Palmares como quilombos, capoeira, arquivo digital, fomento (audiovisual/artesanato/produção de instrumentos musicais), e registro da oralidade. Das propostas, 97,3% estavam centradas em alguma dessas áreas.
Outro aspecto revelado foi a forte parceria que entidades brasileiras de governo e sociedade civil mantêm com parceiros na América Latina, Caribe e África, com referencial na cultura afrodescendente. Do total, 66% das propostas atenderam a esse critério e 76% tinham parceria comprovada com entidades nas regiões mencionadas.
Veja, abaixo, o número de propostas apresentadas por país.
Concurso Nacional de Pesquisa sobre a Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Tradicionais e Cultura Afro-Latina – Prêmio Palmares 2010
NUFAC 2013 – Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra
EDITAL
ANEXO IV-1 Modelo de Declaração Capacidade Técnica e Administrativa
ANEXO IV-2 Modelo de Declaração Certificação
ANEXO IV-3 Modelo de Declaração – Compatibilidade de Preço
ANEXO IV-4 Modelo de Declaração – Não-Vínculo de Dirigente e Poder Público
ANEXO IV-5 Modelo de Declaração – 3 Anos Atividades Matéria/Objeto
ANEXO IV-6 Modelo de Declaração – Funcionamento Regular
ANEXO IV-7 Modelo de Declaração Contrapartida – Entidade Privada
RESULTADO FINAL
Imagens da Memória
Edital NUFAC 2012
Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (NUFACs)
Com objetivo de cumprir as diretrizes formuladas pelo Fórum Nacional dos Direitos da Cidadania do Governo Federal, a Fundação Cultural Palmares oferecerá, por meio de Edital, cursos de formação profissional na área da cultura para jovens afrodescendentes por meio da implantação de 10 (dez) NUFACs. O Edital selecionará 10 (dez) propostas de órgãos ou entidades que possuam a capacidade técnica e administrativa para realização de cursos de formação profissional na área cultural para qualificar profissionalmente jovens negros e negras do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras.
PRESIDENTE DA PALMARES RECEBE VICE-PREFEITO DE MAZAGÃO, LOCALIZADO NO ESTADO DO AMAPÁ
O presidente da Fundação Cultural Palmares recebeu na tarde desta terça-feira, 16 de maio de 2023, na sede da entidade, o Vice-prefeito do município de Mazagão-AP, José Hozana. No encontro, várias ações foram discutidas, dentre elas, ações conjuntas com o município a fim de possibilitar aos moradores da região mais proximidade com a cultura negra, tão diversa em todo o país.
Veja as fotos do encontro clicando aqui: https://flic.kr/s/aHBqjAE17T
Por Fundação Cultural Palmares.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES BUSCA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA FIRMANDO PARCERIAS
A Fundação Cultural Palmares, iniciou no dia 08 de maio um processo de Internacionalização Cultural ao receber o professor Kojo Yankah, fundador e Secretário Executivo do Museu da Herança Pan-africana no Mundo, tendo na ocasião, iniciado o processo de trocas culturais com os mais de 28 países que hoje estão conectados ao museu.
Em várias ocasiões o professor Kojo manifestou seu desejo de que a Fundação Cultural Palmares assuma o protagonismo destas trocas na Americana Latina e com demais países, por ser o maior país a reunir a herança da diáspora no mundo.
Por Fundação Cultural Palmares.
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES VISITA DEPUTADA FEDERAL LÍDICE DA MATA
50 ANOS DE HIP-HOP: FCP RECEBE MOVIMENTO CONSTRUÇÃO NACIONAL
O movimento, criado em fevereiro deste ano, reúne Hip Hoppers de todas as regiões do país para viabilizar ações no cinquentenário da cultura. A primeira manifestação data de 11 de agosto de 1973.
Em março, conforme afirma o site Breaking Word, o movimento entregou ao Ministério da Cultura a proposta para um decreto que dê fomento para o Hip-Hop brasileiro, já que a cultura urbana, ainda de acordo com o jornal, está presente nas periferias de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contribuindo para transformar realidades.
Para o presidente da FCP Joao Jorge Rodrigues, essa iniciativa é muito importante para a cultura negra. “ O Hip-Hop faz parte da nossa cultura. Milhões de pessoas consomem esse ritmo que já ultrapassou barreiras. Como já mencionei, a FCP é plural e está aberta para toda manifestação cultural que represente o povo negro”, destacou.
O objetivo é transformar essa proposta em um Projeto de Lei. O qual incentive o desenvolvimento do Hip-Hop em todas as cidades do Brasil. A mobilização está construindo um mapeamento nacional do Hip-Hop :
Veja as fotos do encontro clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/fundacaopalmares/sets/72177720308375697/
Por Fundação Cultural Palmares.
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES VISITA FUTURA SEDE DA ENTIDADE
O presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge Rodrigues visitou na manhã desta sexta-feira (19) o espaço onde em breve será o futuro prédio da entidade. O local, situado no Setor Comercial Sul tem espaço amplo, e permitirá a adaptação de toda equipe e acervos da FCP.
Para o presidente João Jorge, esse é mais um importante passo para a construção da Nova Palmares. “Já conseguimos avançar, a próxima conquista é sair desse prédio que não comporta todos os funcionários da entidade e muito menos as pessoas que vêm visitar o local. A cultura negra deve ser expandida e reconhecida. ” Observou o presidente.
Da visita também participaram o chefe de Gabinete Nelson Mendes; a Diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro (DPA) Flávia Costa e a Diretora do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira Edna Thomaz Rodrigues.
Por Fundação Cultural Palmares.
NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO ATLETA VINÍCIUS JUNIOR
O Presidente da Fundação Cultural Palmares, vem a público manifestar apoio e solidariedade ao atleta brasileiro Vinícius Júnior, em virtude dos atos abomináveis de racismo explícito de que foi vítima o jogador brasileiro na Espanha, na tarde deste domingo (21), no Estádio Mestalla na partida do Real Madrid contra o Valencia. A imprensa internacional registrou que as agressões de cunho racial, tiveram início já na chegada de Vinicius Júnior ao estádio, durante o acesso de torcedores do Valencia. Vini Júnior foi agredido racialmente por mais de 10 minutos com gritos coreografados com a frase “macaco”, denunciou seu desconforto ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, que nada fez contra a torcida, em contra os jogadores do Valencia, apenas contra Vini Júnior, declarando sua expulsão.
As agressões a brasileiros em partidas de futebol são registradas desde as Copas do Mundo de 1950 e 1954, os jogadores brasileiros, reconhecidos como representantes do “futebol arte” são uma constante, mas nada se compara ao que temos visto acontecer com Vinicius Júnior que depois do Rei Pelé, é apontado como o jogador que melhor traduz a arte brasileira de jogar futebol fazendo “arte” com a bola.
Em nota oficial, La Liga se pronunciou sobre o caso e afirmou que pediu as imagens disponíveis para investigar o ocorrido, e que concluída a investigação, em caso de detectar algum crime de ódio, tomará as medidas cabíveis.
Como está claro, existe em curso, um processo de racismo institucional no mundo do futebol internacional, tendo Vinicius Júnior como sua exemplar vítima. A FIFA e outras federações internacionais de futebol tem assistido a toda está vergonhosa situação de forma complacente.
Nós, da Fundação Cultural Palmares, abominamos todo este triste quadro, e manifestamos nosso desejo por ações que façam cessar tais atos explícitos de racismo contra Vinicius Junior e qualquer jogador em qualquer estádio de futebol do mundo.
Também manifestamos nosso mais profundo acolhimento ao nosso jovem atleta, a quem empenhamos nossa mais profunda solidariedade.
Por Fundação Cultural Palmares.
PRESIDENTE DA FCP PARTICIPA DE EVENTO NO RIO DE JANEIRO COM PRESIDENTE DO BNDES
O presidente da Fundação Cultural Palmares Joao Jorge Santos Rodrigues participou do evento sobre a Lei de Cotas ao Engajamento Corporativo Voluntário - a Experiência Brasileira, na manhã desta terça-feira (23), no Rio de Janeiro juntamente com o Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e demais autoridades.
O encontro, que começou por volta das 10h, será ao longo de todo o dia. Participaram também do evento a Técnica de Planejamento e Pesquisa do IPEA e Diretora de Avaliação e Monitoramento do Ministério da Igualdade Racial, Tatiana Dias Silva; a Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano e a CEO da Mondelez no Brasil, Liel Miranda.
Temas como Capital a Serviço da Diversidade - Experiência no Setor Financeiro; como avançar?; A Política de Black Economic Empowerment da África do Sul serão discutidos ao longo da programação. Por fim, às 17h, será o lançamento da Iniciativa Valongo com Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial e João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares.
Por Fundação Cultural Palmares.
PRESIDENTE DA FCP PARTICIPA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO BNDES SOBRE EMPODERAMENTO NEGRO PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ECONOMIA
O presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge Rodrigues destacou durante o Seminário Empoderamento Negro para Transformação da Economia, no BNDES que a responsabilidade de cuidar do Cais do Valongo é de toda a nação brasileira, uma vez que o espaço carrega memórias dos nossos antepassados.
“Esse espaço do Cais do Valongo foi combinado com a UNESCO que a responsabilidade seria da Fundação Cultural Palmares, mas cabe a todos os órgãos ligados tratar, cuidar e destinar recursos para fazer algo diferente. Venho de uma experiência de uma reforma no museu aberto de Salvador que é o Pelourinho, o berço da negritude brasileira. Gostaria que agora fizéssemos bem diferente. ” Observou o presidente.
Ainda de acordo com o chefe da FCP, é extremamente importante comunicar-se com a comunidade local, tendo decisões colegiadas democráticas. Segundo João Jorge, esses grupos necessitam participar ativamente desse novo espaço.
João Jorge garantiu que a Fundação Cultural Palmares vai fazer o seu papel. Durante a solenidade, o presidente lembrou que no início de maio, a entidade trouxe o fundador do museu da Herança Pan-africana no Mundo, o professor Kojo Yankah, o qual está construindo um museu nacional com 17 países africanos.
“ Essa parceria com o mundo é importante. Já visitei o Cais do Valongo três vezes, das cinco vezes em que estive no RJ pela Palmares. Fizemos um levantamento e estamos entregando à Ministra Margarete os dados sobre isso e as possibilidades. É preciso ter um espaço coligado com as nossas raízes, com a nossa origem e com o nosso berço. Estamos muito felizes, vamos continuar trabalhando. ” Garantiu João Jorge.
Por Fundação Cultural Palmares.
PRESIDENTE DA FCP PARTICIPA DE SEMINÁRIO BRASIL- ÁFRICA: RELANÇANDO PARCERIAS
João Jorge Santos Rodrigues participou do Painel III – A criatividade como motor da nova economia, cujo objetivo foi trazer para o debate, o compartilhamento e a divulgação de iniciativas inovadoras e bem-sucedidas na área da economia criativa, à luz do seu potencial positivo para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e da África.
A Embaixadora do Gana, Abena Pokua Adompim Busia; a Diretora Executiva do Grupo Band PayTV, Mônica Monteiro e a Cineasta Sabrina Fidalgo ficaram na mesma roda de conversa que o presidente da Fundação Cultural Palmares. Ao longo de todo o dia, o seminário contou com diferentes participações em variados temas.
Por Fundação Cultural Palmares.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES RECEBE MEMBROS DO SETOR CULTURAL DO CONGO
A Fundação Cultural palmares recebeu nesta quinta-feira, 25 de maio de 2023, a visita de uma Delegação internacional. Membros do setor cultural e diplomático do Congo, estavam no Brasil para divulgar o Museu Pierre Savorgnan de Brazza.
Os integrantes solicitaram visita para conhecer a Fundação Cultural Palmares, pois vieram ao Brasil para estreitar laços com o setor cultural do governo brasileiro, e particularmente da cultura Afro-Brasileira.
Da visita participaram Belinda Ayesa, Diretora Geral do Memorial Pierre Savorgnan de Brazza; Batangouna Ntari Armel, jornalista e Kokolo Mouanga Jeanne Guesdon, responsável pela conservação do patrimônio do Congo. A reunião foi muito produtiva e marcada pela troca de informações culturais entre os dois países.
Por Fundação Cultural Palmares.
Fundação Palmares vai premiar 80 iniciativas da cultura negra com o valor de 15 mil reais
O concurso visava inicialmente premiar 40 iniciativas culturais de artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como de artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição. Contudo, no mês de agosto houve uma suplementação de recursos, tornado possível a premiação de 80 candidatos.
Sendo assim, neste ano, a FCP premiará por meio desta ação, o montante de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), onde cada iniciativa premiada receberá de forma bruta o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
Informamos também que foi necessária a alteração no regulamento em atendimento à legislação vigente, no art. 5º da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, ou seja, esta entidade orienta aos interessados que leiam o novo edital de regulamento em sua íntegra e aqueles candidatos já inscritos no Prêmio Palmares de Arte, entre as datas de 29 de maio a 15 de junho de 2023, realizem nova inscrição, a fim de atender ao disposto no novo regulamento do concurso.O III Prêmio Palmares de Arte terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de incentivar a participação plena efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.
As iniciativas apresentadas deverão estar vinculadas à uma das seguintes categorias: Artesanato, Música, Dança e Leitura, Escrita e Oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional.
IMPORTANTE
A Instituição não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais congestionamentos de rede e problemas técnicos, por isso, recomenda-se o envio da inscrição com antecedência. O prazo para recebimento das inscrições e documentações será de 35 (trinta e cinco) dias úteis a contar da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União.
DOCUMENTOS
- Edital nº2/2023 - III Edição do Concurso Prêmio Palmares de Arte (D.O.U versão certificada e D.O.U versão impressa);
- Anexo I - Cronograma( Versão PDF );
- Anexo II - Declaração de Pertencimento Étnico ( Versão PDF e na Versão DOC );
- Anexo III - Contrato de Cessão e Licença de Direitos Autorais e Patrimoniais( Versão PDF e na Versão DOC);
- Anexo IV - Projeto Básico ( Versão PDF );
- Espelho para consulta prévia do Formulário de Inscrição em Artesanato - ( Versão PDF );
- Espelho para consulta prévia do Formulário de Inscrição nas Demais Categorias - ( Versão PDF ).
- Perguntas Frequentes - ( Versão PDF );
- 18 Erros comuns que causam inabilitação do candidato - ( Versão PDF );
- Prorrogação de Inscrição - ( Versão PDF );
- Retificação - Prorrogação do Cronograma de Resultado Final de Habilitação ( Versão PDF );
- Retificação de Cronograma - Anexo I - Prorrogação da fase de Avaliação e Julgamento (Versão PDF);
b) para inscrição na categoria Música: https://forms.gle/r7X717WHkuwboYa9A
c) para inscrição na categoria Dança: https://forms.gle/r7X717WHkuwboYa9A
d) para inscrição na categoria Leitura, Escrita e Oralidades: Mitos, Narrativas Folclóricas e Culinária Tradicional: https://forms.gle/r7X717WHkuwboYa9A
DÚVIDAS
- Resultado Preliminar de Habilitação Artesanato
- Resultado Preliminar de Habilitação Demais Categorias
- anking - categoria Artesanato;
ranking - categoria Dança;
ranking - categoria Leitura, Escrita e Oralidades;
ranking - categoria Música;
geral ordem alfabética - categoria Artesanato; e
geral ordem alfabética - demais categorias.
RESULTADO FINAL
- Resultado final de habilitação e inabilitação – categoria Artesanato
- Resultado final de habilitação e inabilitação – demais categorias
- Resultado Final - categoria Artesanato
- Resultado Final - categoria Dança
- Resultado Final - categoria Leitura, Escrita e Oralidade
- Resultado Final - categoria Música
- Chamada extraordinária
A Comissão Organizadora, com base no disposto no Edital nº 02/2023, esclarece que:
1) Os candidatos que obtiverem nota ZERO no Critério A, estão automaticamente "eliminados" do certame, conforme item 8.13 do regulamento do Edital.
2) As planilhas de Rankings por categoria já constam com os critérios de desempate aplicados, conforme item 8.14 do regulamento.
FUNDAÇÃO PALMARES RECEBE ASSOCIAÇÃO SENEGALEZA QUE BUSCA FUTURAS PARCERIAS COM A ENTIDADE
A Fundação Cultural Palmares recebeu na tarde desta segunda-feira, 29 de maio de 2023, a Associação Lu Nepp Bokk “Tudo para Nós”, Associação esta sem fins lucrativos que defende os direitos dos Senegaleses, os quais desejam morar no Brasil.
O objetivo da Associação, que já possui três anos de existência, é organizar os moradores daquele país a tornarem-se imigrantes e naturalizados com a ajuda na integração da cultura brasileira. Para isso, integrantes buscam futuras parcerias com a FCP por meio de editais e outras parcerias a fim de integrar as duas nações.
Por Fundação Cultural Palmares.