Notícias
Elisa Larkin, viúva de Abdias Nascimento e Rita de Castro, diretora do grupo Olodum, visitam Palmares
O Presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge Rodrigues, recebeu na manhã desta sexta-feira, 28 de abril de 2023, a presença de Elisa Larkin, viúva de Abdias Nascimento e Rita Castro, diretora do Grupo Olodum.
Elisa milita há décadas ativamente no Brasil pela causa negra contra a discriminação e por ações inclusivas. Ela fundou e é diretora-presidente do Ipeafro - Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.
Abdias do Nascimento foi um ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES FORTALECE INTEGRAÇÃO CULTURAL BRASIL-CHINA
O presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law, que participou na última quinta-feira (27) da posse do presidente João Jorge Rodrigues destacou, durante o evento, a importância de futuras parcerias com a Fundação Cultural Palmares.
"Vamos fortalecer ainda mais a integração entre as culturas brasileira e chinesa, como as celebrações do Ano Novo Chinês, entre outras iniciativas importantes", enfatizou Thomas.
A solenidade aconteceu no Palácio do Itamaraty em Brasília e contou com a presença de importantes autoridades como a Deputada Benedita da Silva e a Ministra da Cultura Margareth Menezes.
Por Fundação Cultural Palmares.
MAESTRO E CANTOR JOSÉ BARBOSA FILHO, REPRESENTA O PROTESTANTISMO EM POSSE DO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
Representando o segmento evangélico, o maestro, produtor cultural, músico e cantor José Barbosa Filho fez uma apresentação musical no dia da posse do presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, ocorrida no dia 27 de abril de 2023.
O artista cantou a canção: RIO PROFUNDO, que é uma MÚSICA DE RAIZ AFRICANA, de gênero musical NEGRO SPIRITUAL, criado por negras escravizadas, negros escravizados, negros escravizados protestantes estadunidenses que desejavam, sonhavam, planejavam atravessar o Oceano Atlântico e voltarem para a Mãe África, conforme afirma a página Núcleo de Evangélicos do PT-DF.
A página ainda diz que, no Brasil, “(…) na década de 70, começaram a ser criadas igrejas protestantes brasileiras iniciando o protestantismo neopentecostal que introduziu em seus cultos as formas de arte da cultura negra africana, afro-estadunidenses e afro-brasileira, em que o blues, o jazz, o country, o rhythm and blues, o soul, o rock, o black music, o negro spiritual, o charme, o funk, o samba, o forró, o reggae, o hip hop, a dança negra, o teatro negro, etc.; passaram a fazer parte dos momentos de Ações de Graças, Louvor e Adoração a Deus, das bandas com guitarra, baixo, bateria, teclado, atabaque, tambor, etc., dos musicais, das cantatas, das orquestras, dos congressos, das conferências, dos seminários, dos shows, dos fóruns, dos acampamentos, etc. (…)”
Por Fundação Cultural Palmares.
JOAO JORGE RODRIGUES PARTICIPA DE ENCONTRO COM PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE AO LADO DE PRESIDENTE LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta terça-feira, 2 de maio de 2023 o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, em Brasília. João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares, também esteve presente na solenidade.
O objetivo do encontro entre os dois países foi de aproximar o Brasil aos países africanos.
O chefe do executivo deve visitar o continente ainda neste ano. Além do presidente da FCP, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), José Múcio (Defesa), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial) e outros integrantes do governo participaram do almoço.
AGENDA IMPORTANTÍSSIMA
Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas
Gabinete de Imprensa e Diplomacia Pública
27 de abril de 2023
A Embaixadora Linda Thomas-Greenfield, Representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas, viajará para Brasília e Salvador, no Brasil, de 2 a 4 de maio. Enquanto estiver no Brasil, a Embaixadora Thomas-Greenfield se reunirá com altos funcionários do governo brasileiro, membros da sociedade civil e ONGs. O foco de Thomas-Greenfield são os desafios e prioridades compartilhados, incluindo a promoção da democracia e da cooperação multilateral, o combate às mudanças climáticas, a salvaguarda da segurança alimentar, a cooperação contínua em migração regional e a garantia de equidade para comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas.
Em Brasília, a Embaixadora Thomas-Greenfield se reunirá com autoridades do governo brasileiro para discutir nossa parceria na região e nas Nações Unidas, inclusive sobre clima e segurança alimentar. Ela se reunirá com representantes da ONU e de ONGs que apoiam os mais de 250.000 migrantes, refugiados e solicitantes de asilo venezuelanos que estão no Brasil. A embaixadora Thomas Greenfield também se encontrará com estudantes e pesquisadores de relações internacionais da Universidade de Brasília, onde falará sobre a força do relacionamento EUA-Brasil enraizado em nossos valores compartilhados e nos fortes laços entre nosso povo.
Em Salvador, a Embaixadora Thomas-Greenfield destacará o compromisso dos Estados Unidos em revigorar o Plano de Ação Conjunta EUA-Brasil para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER). Ao lado da Representante Especial dos EUA para Justiça e Igualdade Racial, Desirée Cormier Smith, a Embaixadora Thomas-Greenfield participará de encontros com a sociedade civil e a juventude afro-brasileira sobre programas conjuntos que beneficiam comunidades raciais, étnicas e indígenas marginalizadas, incluindo pessoas de ascendência africana, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. A Embaixadora Thomas-Greenfield será a primeira autoridade ministerial a visitar Salvador desde que o JAPER foi assinado pela então Secretária de Estado Condoleezza Rice em 2008.
FUNDAÇÃO PALMARES RECEBE INTEGRANTES DE COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEARÁ
A Fundação Cultural Palmares recebeu nesta quarta-feira, 03 de maio de 2023, integrantes da Comunidade Quilombola do Cumbe, localizada na cidade de Aracati, litoral leste do Ceará. Durante o encontro, várias pautas foram discutidas, dentre elas, a possível participação da FCP nas festividades que ocorrem todos os anos, no mês de junho, na comunidade.
A FCP realizará registro cultural e mediara Roda de Conversa com Escuta Ativa, com a comunidade residente e Quilombos do entorno que queiram participar.
No link abaixo é possível conferir as conquistas do Quilombo do Cumbe na área da gastronomia. https://www.youtube.com/watch?v=STPaFl5XbWA,
Ainda de acordo com os integrantes, em breve será lançada a Websérie: Caminhos da Cultura Alimentar do Quilombo do Cumbe, apresentando as expedições gastronômicas tradicionalmente realizadas no território.
O Cumbe fica a mais ou menos 150 quilômetros de Fortaleza e a 20 quilômetros de Canoa Quebrada, praia internacionalmente conhecida no Ceará. Ali, próximo do turismo comercial que faz-se presente na praia vizinha, as famílias do Cumbe organizaram pela oitava vez, uma festa para celebrar a tradição e a reexistência do povo quilombola que vive na região.
Por Fundação Cultural Palmares.
Discurso do Deputado Federal Helio Lopes em Plenário!
Clique AQUI e confira o discurso do Deputado Federal Helio Lopes em Plenário!
13 DE MAIO DE 2021 – ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
e/ou
Assista Clicando aqui o discurso na íntegra do Deputado Federal Helio Lopes em Plenário!
13 DE MAIO DE 2021 – ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
O Treze de Maio – Um dia redentor
Confira (AQUI) o artigo de Luiz Gustavo S. Chrispino, Historiador, Professor de História e Geografia, Jornalista e Escritor.
Largo 13 de Maio
Confira (AQUI) o artigo de Laércio Fidelis Dias, Doutor em Antropologia Social e Diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA).
Comunicado
A Fundação Cultural Palmares comunica que, em decorrência da mudança de sede da Entidade (SCRN 702/703, BL B – Asa Norte Brasília, DF), o PABX (telefonia fixa) encontra-se temporariamente desativado.
Informamos que estamos temporariamente instalados no 3º andar da Secretaria Especial da Cultura (Secult), localizada na Esplanada dos Ministérios, bloco B.
Comunica ainda que está disponibilizando os números de telefones abaixo para quaisquer informações relacionadas a pasta.
• Secretaria Especial de Cultura
(SECULT) – 61 2024-2227
• Assessoria de Comunicação
(ASCOM) – 61 98280-0143
• Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira
(DEP) – 61 98280-0056
• Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileira
(DPA) – 61 8200-0119
• Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra
(CNIRC) – 61 98276-0417
• Coordenação Geral de Gestão Estratégica
(CGE) – 61 98197-4981
• Coordenação Geral de Gestão Interna
(CGI) – 61 99277-7754
• Procuradoria Federal junto a FCP
(PF/FCP) – 61 98193-0084
NOTA INFORMATIVA – SERVIDORES
Nós, os servidores públicos federais lotados na Fundação Cultural Palmares, vimos a público a fim de esclarecer alguns pontos abordados na “Carta de Demissão Coletiva dos Diretores da Fundação Cultural Palmares”, encaminhada ao Presidente da instituição, em 10 de março de 2021, em virtude dos pedidos de exoneração dos senhores: Ebnézer Maurílio Nogueira da Silva, Raimundo Nonato de Souza Chaves e Roberto Carlos Concentino Braz. A este respeito temos a manifestar que:
Inicialmente, dentre os senhores que assinam a Carta de Demissão, apenas um era diretor: Sr. Ebnézer Maurílio Nogueira da Silva. Por isso, não é correto afirmar que os demais eram diretores, uma vez que eram coordenadores de área. Dentre os remetentes da Carta, somente o senhor Ebnézer Maurílio Nogueira da Silva detinha a prerrogativa para deliberar e decidir nas demandas levadas à Diretoria. Resta evidente a falta de conhecimento dos signatários da Carta sobre as normas que regem a Fundação Cultural Palmares.
Em relação aos servidores da Fundação Cultural Palmares, informamos que não há omissão na condução das tarefas a nós dispensadas, muito menos isenção de responsabilidades. Diferentemente do citado, os servidores conhecem as áreas e as atribuições de seus cargos, conhecimento este acumulado ao longo dos anos de efetivos serviços prestados ao Órgão.
Nós servidores trabalhamos em função da missão da Fundação Cultural Palmares, independente de ideologias de governos, cumprindo nossas atribuições de forma eficaz, honesta e responsável, dentro da legalidade, conforme princípios da Administração Pública Federal.
Lemos estarrecidos a forma de tratamento imprópria e desrespeitosa como fomos referidos, pois executamos nossas tarefas de maneira impessoal, transparente, com lisura, e jamais sobrepujamos questões políticas pessoais à frente da missão, visão e dos valores da instituição onde trabalhamos e a qual representamos.
Registramos que sempre houve diálogo entre os servidores e a Presidência. Em respeito à experiência dos servidores, adquirida com o passar dos anos, opiniões são ouvidas.
A presente manifestação dos servidores também se estende a todas as publicações de mídia oriundas da interpretação da mencionada Carta.
Finalmente, em razão do exposto, os servidores públicos federais da Fundação Cultural Palmares esclarecem as informações e manifestam repúdio e indignação com a forma pela qual fomos citados na assim intitulada “Carta de Demissão Coletiva dos Diretores da Fundação Cultural Palmares”. Reforçamos o nosso compromisso com a promoção e preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Chica Xavier
Chica Xavier, nascida Francisca Xavier Queiroz de Jesus (Salvador, 22 de janeiro de 1932 – Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2020), foi uma das maiores atrizes negras do teatro, cinema e televisão brasileira. Iniciou sua trajetória artística no Rio de Janeiro, nos anos 1950, e estreou no Teatro Municipal com Orfeu da Conceição (1956). Atuou em mais de 50 novelas, incluindo Dancin’ Days, Renascer e Tenda dos Milagres, além de filmes como Assalto ao Trem Pagador e Nosso Lar. Mãe de santo e escritora, publicou Chica Xavier canta sua prosa, com cantigas de candomblé. Sua obra atravessa a arte e a espiritualidade com dignidade e força ancestral.
Enquete – Dados Abertos
VOCÊ SABE O QUE SÃO DADOS ABERTOS?
São dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura.
(Fonte: Open Knowledge).
O QUE VOCÊ QUER CONHECER SOBRE O TRABALHO DA PALMARES?
A Fundação Cultural Palmares abre este espaço para viabilizar a participação dos cidadãos na revisão do Plano de Dados Abertos da entidade.
Por exemplo: Você tem interesse em saber quantas comunidades quilombolas certificadas, temos no Brasil? Em quais cidades elas estão?
Acesse o formulário e veja as opções de bases de dados da FCP que você gostaria de ver publicadas em formato aberto.
Vitor de Oliveira Farias
Cabo PMESP Vítor de Oliveira Farias nasceu e cresceu no bairro de Pirituba, zona norte de São Paulo. Filho de um sargento da FAB e de uma professora aposentada, ingressou na Força Aérea Brasileira em 2005, destacando-se em operações como a segurança durante a visita do Papa Bento XVI. Em 2016, realizou o sonho de infância ao ser aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atuou com dedicação no extremo sul da capital, recebendo elogios e medalhas. Em 2019, morreu em serviço. Foi promovido postumamente a cabo. Deixou esposa, sete filhos e um exemplo de coragem.
Jackson do Pandeiro
Jackson do Pandeiro, nascido José Gomes Filho em 1919 no Engenho Tanques, em Alagoa Grande (PB), é um dos maiores ritmistas da música brasileira. Filho de Flora Mourão, cantora de Pastoril, aprendeu com ela os primeiros toques de zabumba, tornando-se autodidata e multifacetado. Enfrentou pobreza extrema, migrou a pé para Campina Grande com a família e ali iniciou sua trajetória artística. Ganhou fama nos cabarés e rádios do Nordeste, até chegar ao Rio de Janeiro, onde consolidou sua carreira com clássicos como “Sebastiana” e “Chiclete com Banana”. Com técnica apurada e presença de palco inconfundível, influenciou nomes como João Gilberto e ajudou a nacionalizar o forró, o coco e o rojão. Morreu em 1982, sendo hoje celebrado como o eterno Rei do Ritmo.
José Carlos do Patrocínio
José do Patrocínio nasceu em Campos dos Goytacazes, filho de uma jovem escravizada e de um padre. Tornou-se farmacêutico, jornalista e um dos maiores líderes do movimento abolicionista no Brasil. Fundou o jornal A Cidade do Rio, onde combateu com palavras afiadas o sistema escravocrata. Atuou ao lado de nomes como André Rebouças, Joaquim Nabuco e Luis Gama, integrando a Confederação Abolicionista. Foi também vereador e figura central na articulação política que antecedeu a assinatura da Lei Áurea. Defensor da monarquia, admirava a Princesa Isabel, a quem atribuiu papel decisivo na abolição. Morreu em 1905, como símbolo da luta por liberdade e justiça.
Antônio Firmino Monteiro
Antônio Firmino Monteiro (1855-1888): um talento singular do século XIX, este pintor brasileiro, de origem negra e humilde, revolucionou a representação de paisagens e cenas pitorescas do Rio de Janeiro. Embora a adversidade financeira tenha atrasado seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, sua estreia em 1879 anunciou uma carreira de brilhantismo inegável. Em 1884, sua arte alcançou o reconhecimento imperial, com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa. Mesmo com uma vida breve, Firmino Monteiro gravou seu nome na história como um dos mais importantes pintores negros do Brasil, um verdadeiro mestre que desafiou o tempo e as convenções.
Comunicado
A Fundação Cultural Palmares comunica o novo endereço de sua sede localizado no SCRN 702/703 Bloco B – Asa Norte, CEP 70297-400, Brasília – DF. Ressaltando que, em virtude da entidade estar em processo de mudança, parte dos servidores encontram-se em trabalho remoto e os demais desempenhando suas atribuições na Secretaria Especial de Cultura (SECULT), localizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4° andar, Brasília – DF.
Também comunica que está disponibilizando os números de telefones abaixo para quaisquer informações relacionadas a pasta.
• Secretaria Especial de Cultura
(SECULT) – 61 2024.2266
•Assessoria de Comunicação
(ASCOM) – 61 98280.0143
•Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira
(DEP) – 61 98280.0056
•Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileira
(DPA) – 61 8200.0119
•Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra
(CNIRC) – 61 98276.0417
•Coordenação Geral de Gestão Estratégica
(CGE) – 61 98197.4981
•Coordenação Geral de Gestão Interna
(CGI) – 61 99277.7754
•Procuradoria Federal junto a FCP
(PF/FCP) – 61 98193.0084
Comunicado
A Fundação Cultural Palmares comunica que, em decorrência da mudança de sede da Entidade (SCRN 702/703, BL B – Asa Norte Brasília, DF), o PABX (telefonia fixa) encontra-se temporariamente desativado.
Comunica ainda que está disponibilizando os números de telefones abaixo para quaisquer informações relacionadas a pasta.
• Secretaria Especial de Cultura
(SECULT) – 61 2024.2266
•Assessoria de Comunicação
(ASCOM) – 61 98280.0143
•Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira
(DEP) – 61 98280.0056
•Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileira
(DPA) – 61 8200.0119
•Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra
(CNIRC) – 61 98276.0417
•Coordenação Geral de Gestão Estratégica
(CGE) – 61 98197.4981
•Coordenação Geral de Gestão Interna
(CGI) – 61 99277.7754
•Procuradoria Federal junto a FCP.
(PF/FCP) – 61 98193.0084
NOTA DE PESAR
Com profundo pesar que a Fundação Cultural Palmares lamenta a morte do colega Alzimiro Antônio Sousa Teixeira, na madrugada desta quarta-feira, dia 13 de janeiro. Servidor público desde 1980 e integrante da FCP desde 1990, Miro havia se aposentado recentemente e estava em tratamento de insuficiência renal crônica desde 2016. Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos e deixamos registrado nosso respeito e admiração pelo colega de fundação.