Notícias
Palmares participa da entrega do Plano de Salvaguarda dos Terreiros Tombados da Bahia
Nesta quinta-feira (19), a Diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, participou com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, da reunião com o Grupo de Trabalho Interdepartamental para Preservação do Patrimônio Cultural de Terreiro do IPHAN para a entrega do Plano de Salvaguarda dos Terreiros Tombados da Bahia.
A Fundação Palmares fará parte oficialmente desse GT e participará da elaboração da matriz de prioridades que serão elencadas a partir do Plano, estabelecendo as ações que serão executadas a curto, médio e longo prazo.
Ao longo dos séculos, os terreiros perpetuaram um universo simbólico rico em tradições. São danças, cantos, poesias (oriquis), mitos, rituais e organizações espaciais que mantêm vivas as memórias ancestrais. Mediante a crescente identificação destes bens culturais, o grupo surgiu em 2013 visando fortalecer as políticas de proteção voltadas à essas manifestações.
O principal objetivo é fortalecer o intercâmbio e as redes de solidariedades entre as comunidades de terreiro atualmente acompanhadas por instituições de proteção do patrimônio cultural, como o Iphan e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Exemplo também é o caso da Universidade Federal da Bahia, que vem atuando na implantação de políticas de gestão integradas.
Pai Alcides do Terreiro Sítio da Paz ressaltou a importância da iniciativa, visto que através de um trabalho transversal é possível articular políticas públicas mais eficazes.
Os Planos de Salvaguarda dos Terreiros da Bahia foram elaborados através da construção coletiva, considerando as especificidades de cada terreiro, levando-se em conta, os indivíduos, os ambientes, a comunidade e o seu entorno.
Além da Fundação Palmares, IPHAN Bahia e IPHAN Nacional, Universidade Federal da Bahia participaram do evento os seguintes terreiros: Ilê Axé Oxumarê; Ilê Axé Iyá Nassô Oká – Casa Branca; Ilê Axé Opô Afonjá; Terreiro Tumbenci; Abentumba: Tumba Junsara; Terreiro Sitio De Paz; Terreiro Ilê Axé Omin Iyamassê – Gantois; Terreiro Ilê Agboulá; Terreiro Ilê Axé Maroiálaji- Alaketu.