Notícias
LANÇAMENTO: Livro resgata aspectos históricos e culturais de quilombos às margens da BR-101 na Bahia
A Empresa Prosul e a Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) realizarão na próxima quarta-feira (26) o lançamento do livro Terra Negra: caminhos de luz. A obra é constituída por ensaio fotográfico, textos e depoimentos que retratam a história e a cultura das comunidades quilombolas situadas na área de influência da duplicação da BR-101, no interior da Bahia.
De acordo com Alexandro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP, a obra é uma das medidas de mitigação de impactos sócio-ambientais e deve servir como referencial para as populações quilombolas atingidas pela obra. “Espera-se que outras medidas sejam adotadas a fim de garantir as salvaguardas da cultura dessas comunidades na região”, disse.
O livro é resultado do estudo de impactos ambientais da duplicação, solicitado à empresa pela FCP, em atendimento aos critérios para o Licenciamento Ambiental (LA). Os estudos para a duplicação da estrada estão sendo desenvolvidos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Já os estudos das comunidades quilombolas foram realizados pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN) em parceria com a Prosul.
10 em destaque – A área de influência da auto-estrada é de 500km. Nela, se encontram 47 quilombos certificados pela FCP, desses, 10 compuseram o foco do livro. De acordo com a curadora Tina Coêlho, o critério de seleção das comunidades que foram contempladas na publicação foi sua localização num raio de 10km da via, no trecho entre os municípios de Eunápolis e Feira de Santana.
“Ninguém imagina que tão próximo de uma estrada repleta de caminhões e tensões de trânsito podem existir verdadeiros paraísos”, disse recordando a invisibilidade e a vulnerabilidade a que estão expostas essas populações. Tina explica que o objetivo com o material foi resgatar a riqueza de elementos culturais dessas comunidades para então, apresentar e imortalizar seus valores. “Dando voz para que exponham o que as afligem”, explicou.
Reis, destaca ainda, a necessidade de que essa experiência seja observada por outras empresas e empreendimentos. “A proposta é que a partir dela, sejam aprimoradas medidas que reduzam os impactos culturais, econômicos e sociais, decorrentes das obras e atividades de infra-estrutura no país”, afirma.
Exemplares do livro serão distribuídos durante o evento. Participe!
Serviço
O que: Lançamento do livro Terra Negra: caminhos de luz
Quando: 26 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório da Fundação Cultural Palmares
Endereço: Quadra 601 Norte – SGAN – Lote L – Ed. ATP – Brasília