Notícias
Fundação Palmares aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
A Fundação Cultural Palmares aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos por meio exclusivamente eletrônico. Além de buscar maior rapidez no atendimento ao cidadão, visto que a plataforma permite que a comunicação organizacional seja feita em tempo real, a Fundação Palmares visa a melhoria do uso racional dos recursos públicos.
O Sistema Eletrônico de Informações permite que a instituição não precise mais utilizar papel como suporte para seus documentos. E o maior benefício é ter no ambiente de trabalho práticas que contribuem para conservação ambiental, preservando recursos naturais.
Conforme o Manual do Usuário, o SEI é “uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades”.
A Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação Palmares é a área responsável pela implementação do software. Esta semana, dia 27 e 28, a DTI promoveu a primeira etapa de capacitação dos funcionários. Os 36 que estiveram no treinamento atuarão como multiplicadores e novas turmas já estão sendo organizadas.
Maria Fernanda Vilela, que participou da capacitação e atua na Coordenação de Logística, área que diariamente lida com diversos processos, acredita que haverá uma melhoria nos prazos. Entende também que com a diminuição da quantidade de pilhas de papel, o ambiente de trabalho ficará mais dinâmico e agradável.
Waldelourdes de Oliveira – que trabalha na Administração Pública há 30 anos e participou da criação da Fundação Cultural Palmares em 1988 – contou que já está familiarizada com as ferramentas do SEI porque já trabalhou em órgãos públicos que já o adotaram. Para ela uma das grandes vantagens é ser prático e fácil de usar, além da facilidade que o SEI proporciona de estar em qualquer lugar e fazer o que for necessário. “Você pode estar em casa, em outro estado e resolver tudo que estiver pendente”, disse.