Notícias
FCP lança obra inédita de Carolina de Jesus
A Fundação Cultural Palmares lança, no mês da Consciência Negra, o livro Onde Estaes Felicidade?, uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus por seu centenário de nascimento. De acordo com o presidente da FCP, Hilton Cobra, a publicação parte do princípio de que é imprescindível a análise da obra literária de Carolina, registrada em cadernos dispersos por arquivos públicos e particulares do Brasil e exterior.
“Trata-se de uma referência da Diáspora Negra pois, Carolina foi atlântica como o foram Lélia Gonzales e Beatriz Nascimento”, compara o presidente. “Ela merece, também, ser descoberta pela América Latina. É o que a Palmares quer proporcionar”, completa.
Romances e tragédias cotidianas – A obra traz dois textos inéditos da autora. As histórias constam tais como foram escritas, com uma linguagem simples e com um português marcado por erros gráficos. Na primeira, de mesmo nome do livro, Carolina trata de um triângulo amoroso entre os personagens José dos Anjos, Maria da Felicidade e um viajante.
A história aborda os sonhos da jovem, que pouco sabe sobre o mundo e que tem nas mãos o destino de dois homens por ela completamente apaixonados.A autora narra o cotidiano a moça, marcado por uma linha tênue entre a razão e a loucura. Já no texto intitulado Favela, traz à tona histórias paralelas de moradores de um assentamento informal na cidade de São Paulo, onde, uma das situações ressalta as angústias sofridas pelos ameaçados de despejo, ‘invasores’ de área privada.
“Carolina de Jesus apresenta com pormenores os impactos das mobilizações políticas contra a expulsão de habitantes de cortiços, primeira morada dos migrantes que chegavam à ‘cidade da garoa’ nos anos de 1940”, destaca Raffaella Andrea Fernandez, em sua apresentação da obra.
Interpretando Carolina – O livro a ser lançado conta ainda, com uma seção de artigos e ensaios sobre seus registros cotidianos, além de um ensaio fotográfico com o tema “favela”. Os textos foram escritos por apreciadores, estudiosos e especialistas que lidam diretamente com o acervo de Carolina de Jesus. São eles: Geny Guimarães, Mariana Santos de Assis, Flávia Rios, Sérgio Barcellos, Fernanda Matos e Miriam Alves.
No ensaio fotográfico que compõe as últimas páginas do livro Onde Estaes Felicidade?, a historiadora e fotógrafa Sandrinha Alberti faz, por meio dos registros, um contraponto entre a favela detalhada nas obras de Carolina de Jesus, na década de 1960 e , e os espaços de favela contemporâneos (2014).
Carolina Maria de Jesus – Nascida na cidade de Sacramento (MG) em 1914, de família pobre, chegou a São Paulo no ano de 1947 como retirante, tornando-se moradora da, então recém formada, Favela Canindé. Escritora de contestação, revelou-se como referência aos estudos culturais no Brasil e no mundo.
Seu livro mais conhecido – e traduzido para diversos idiomas – é Quarto de Despejo, publicado em 1960, diário onde relata seu dia a dia como mulher, negra, trabalhadora, mãe solteira. Publicou também Casa de Alvenaria (crônicas), Pedaços da fome (romance, 1963) e Diário de Bitita (na França em 1982 e no Brasil em 1986). Carolina faleceu em 1977, ainda pobre e novamente esquecida, em Parelheiros (Zona Sul de São Paulo). Está incluída no Dicionário mundial de mulheres notáveis, publicado em Lisboa.