Notícias
Ciclo de debates da FCP – MinC chega ao Centro-Oeste
Para avançar no debate de criação de políticas públicas de combate ao racismo, duas cidades que já possuem secretarias de políticas de igualdade racial, Goiânia/GO e Brasília/DF, são os próximos destinos do “Ciclo de Palestras, Cultura Afro-Brasileira: nosso Patrimônio”, organizado pela Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP), por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC).
No dia 08 de novembro, Goiânia recebe três palestras, “Interculturalidades e relações étnicorraciais”; “Culturas afro-poéticas e educação” e “Congadas e Culturas Negras”, a partir das 19 horas, no Auditório do Básico, PUC- GO. Dia 13, é a vez de Brasília debater “Culturas Negras: Imagem, Imaginário e Estereótipos”, às 17 horas, no auditório da Fundação Cultural Palmares.
Políticas públicas de combate ao racismo: O Ciclo também lembra os dez anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. “É natural que as pessoas cantem, dancem, e participem de manifestações culturais negras, como as congadas, mas não entendam sua importância, nem reflitam sobre isto. É ai que entra a importância do cumprimento da Lei 10.639/2003 nas escolas”, disse o Professor Doutor Alex Ratts, da Universidade Federal de Goiás, que participará do debate em Goiânia.
Culturas negras e estereótipos: Em Brasília, a palestra vai tratar da quebra de paradigmas e estereótipos, incluindo o tema inédito, “Ciência, Tecnologia e Inovação produzidas por intelectuais negras e negros”. Para Carlos Eduardo Machado, palestrante no dia 13 de novembro, “o objetivo é tirar da invisibilidade a produção científica dos intelectuais e quebrar o pensamento de que os negros não inventam nada”. Carlos está preparando um livro sobre o assunto, ainda sem data marcada para publicação.
Ciclo de Palestras: A segunda edição do Ciclo começou em julho, em São Luiz (MA), desde então os debates abordam temas relacionados às manifestações culturais e artísticas negras, tem o objetivo de atender à demanda de material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003.
As palestras serão publicadas nos livros da “Coleção Conheça Mais”. Para Luciana de Oliveira Dias, antropóloga, debatedora do tema Interculturalidades e relações étnicorraciais, “o ciclo é um importante espaço de avanço na produção de conhecimento, porque tem duas etapas fundamentais, a primeira, é a possibilidade de aprofundamento em várias palestras ao longo de um tempo curto, de 4 meses, a segunda é a possibilidade de reprodução na Coleção”.
Coleção Conheça Mais: As obras devem ser distribuídas nas escolas e bibliotecas brasileiras a fim de oferecer aos estudantes, conteúdos do patrimônio cultural afro-brasileiro que trazem à pauta a construção coletiva historicamente vivenciada por descendentes de negros e negras do continente considerado berço da humanidade, de uma forma concisa e contextualizada. Para as publicações que serão apresentadas em 2014, novos temas que vão compor a série.