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Acervos Integrados

Obras

O acervo artístico do Museu Lasar Segall é formado por mais de 3.000 trabalhos doados por seus filhos Maurício Segall e Oscar Klabin Segall, assim como 110 obras doadas pelo neto do artista, Mário Segall, em 2013. Esse conjunto constitui um recorte extremamente representativo da obra de Lasar Segall, permitindo uma visão panorâmica de sua produção em toda sua variedade técnica e temática.

É possível acompanhar o caminho percorrido pela arte de Segall na Alemanha, desde a admiração inicial pelos impressionistas alemães até sua inserção no movimento expressionista, do qual participa ativamente como um dos “expressionistas eslavos”, ao lado de Chaim Soutine e Marc Chagall.

O repertório de temas privilegia os assuntos extraídos da cultura judaica e seus personagens são expressões de um sentimento de compaixão pelo ser humano existencialmente marginalizado.

A emigração para o Brasil, em 1923, promove significativa mudança de rumo nessa obra, inaugurando sua “fase brasileira”. Segall se interessa pela natureza tropical, pela arquitetura das favelas e pelos tipos humanos. Às tonalidades sóbrias do período alemão somam-se cores mais iluminadas.

Nos ambientes que recendem a intimidade, como seu ateliê e a natureza de Campos do Jordão, ele produz pinturas sensuais, de colorido único, que um crítico qualificou de “a cor Segall”. Os problemas sociais e políticos continuam a merecer sua atenção, sobretudo durante a Segunda Guerra, quando ele cria pinturas de grandes dimensões.

Na última década de vida, Segall retoma temas anteriores, encerrando sua trajetória com as séries Erradias, Favelas e Florestas.



Fotografias

O Arquivo Fotográfico Lasar Segall é composto por cerca de 5.000 itens entre positivos e negativos, em acetato ou vidro, reunidos pelo artista ao longo da vida. Essas fotografias registram a figura de Segall, sua família, seus ateliês e residências, amigos e companheiros de trabalho, sua produção artística, fatos da carreira profissional, cenas de viagem e paisagens de seu cotidiano. Muitas são assinadas por importantes nomes da fotografia brasileira e internacional, tais como Hildegard Rosenthal, Sasha Harnisch, Benedito Junqueira, Hugo Erfurth, Gregori Warchavchik e Hugo Zanella, constituindo-se em fontes de informação fundamentais para a compreensão da obra segalliana.

Em dezembro de 1981, foi constituído o Arquivo Fotográfico Lasar Segall, como um dos setores do Departamento de Museologia do Museu, e deu-se início ao trabalho de sistematização desse acervo. Hoje, ele está dividido em dois núcleos: a Coleção Fotográfica Lasar Segall, com cerca de 5.000 fotografias colecionadas pelo pintor, e a Documentação Fotográfica da Obra Artística de Lasar Segall, composta por cerca de 400 negativos de vidro e cerca de 1.600 positivos em papel, realizados por diferentes fotógrafos sob encomenda do próprio artista.

Além de seu valor intrínseco, as fotografias do Arquivo contribuem de maneira definitiva na pesquisa sobre a produção do artista. Muitas delas servem como indicativos para o trabalho de restauração, autenticação, localização de obras desconhecidas ou mesmo para o reconhecimento de pinturas reelaboradas pelo próprio artista. Um grande número de fotos, notoriamente, serviu como referência para a construção de suas obras e são, portanto, parte constitutiva do processo de elaboração de seu pensamento visual.

Em 2004, graças ao apoio da Fundação Vitae para o projeto Conservação e Informatização do Arquivo Fotográfico Lasar Segall, foi possível realizar, de maneira concentrada e efetiva, tanto a pesquisa histórica e a identificação como a higienização, embalagem e acondicionamento de cerca de 5.000 itens, além da digitalização de 95% dos originais fotográficos. Concomitantemente, foi desenvolvido um banco de dados para facilitar a pesquisa e a divulgação do acervo.


Documentos

O Arquivo Lasar Segall constitui-se formalmente em 1986, reunindo a grande coleção de cartas, objetos, documentos e publicações de Lasar Segall, que soma cerca de 10 mil itens.

Seu conteúdo extrapola em muito o interesse estrito sobre a vida e a obra do artista, oferecendo acesso privilegiado a uma série de aspectos da nossa experiência histórica coletiva. São vestígios de fatos, ideias e realizações humanas, vislumbres de fenômenos relevantes apanhados por perspectivas singulares. 



Livros

Parte do acervo da biblioteca pessoal de Lasar Segall pode ser consultada mediante agendamento. Dela constam importantes edições de arte da primeira metade do século XX, uma significativa coleção de primeiras edições modernistas brasileiras e edições raras europeias.



Mobiliário

Em 1932, Lasar Segall desenhou uma série de móveis para sua residência da Rua Afonso Celso caracterizados pela sobriedade e funcionalidade, em nítida filiação ao espírito da escola alemã Bauhaus. São eles poltronas, uma mesa de centro, uma mesa e um sofá. 

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