Notícias
Exposição temporária no MAS-Paraty celebra 300 anos da Igreja de N. Sra. do Rosário e São Benedito
O Museu de Arte Sacra de Paraty abriu na última sexta-feira (7) nova exposição temporária como parte de mais uma edição da festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, uma das principais tradições da cultura e religiosidade da cidade histórica fluminense.
Realizada todo mês de novembro no centro histórico paratiense, a festa conta com missas, procissões e apresentações de danças de origem africana, entre outras manifestações populares, numa tradição que remonta ao século XVIII.
Padroeiros dos negros escravizados, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário seguem entre os mais celebrados na cidade. As peças de arte sacra que participam de sua festa anual integram o acervo sob guarda do MAS-Paraty.
Este ano há um motivo a mais para celebrar: erguida em 1725 e então destinada à população escravizada da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, coração da festa, completa 300 anos. É para celebrar a ocasião que o MAS-Paraty preparou a exposição "300 anos de fé e tradição".
Em cartaz por tempo indeterminado, a exposição exibe imagens históricas dos dois santos que a cidade festeja até o dia 17/11 e outras peças que contam a história da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e de suas práticas devocionais.
Além de imagens dos dois santos, a exposição traz peças que integram a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, como as famosas coroas do rei e da rainha da festa. Todo o conjunto que será exibido data dos séculos XVIII e XIX.
Confira nossos horários e programe uma visita! A entrada é gratuita.