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Visitas Mediadas e Atividades Criativas e Vivências Pedagógicas

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Publicado em 19/11/2021 10h05 Atualizado em 12/12/2024 11h54

Ação Educativa

As ações educativas do Museu Nacional de Belas Artes visam à promoção da cidadania cultural, entendida como o acesso democrático ao universo artístico do nosso patrimônio cultural.

Nesse sentido, nossas ações, que ocorrem nas Galerias da Arte Brasileira dos Séculos XIX e de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, procuram atender aos mais diferentes públicos, em diversos projetos, de forma a diminuir barreiras, estabelecendo uma relação dialógica: partindo dos contextos previamente trazidos pelos participantes, busca-se levá-los à construção do conhecimento artístico.

Projetos:

1 – Visitas ao acervo do Museu: Mediações – voltadas para grupos de Instituições Escolares da rede pública e privada, e ONGs que possuam uma ação educativa, ocorrem mediante agendamento prévio pelo telefone. As visitas mediadas objetivam promover a construção de significados e novos olhares no espaço expositivo. As visitas do público infantil, a partir de 5 anos, podem ser permeadas por jogos e histórias, acolhendo a forma da criança interagir com o mundo.

Orientação para o agendamento:

  • Para uma visita livre ao museu, não é necessário o agendamento.
  • Para uma visita mediada, é necessário que o (a) diretor (a), coordenador (a) pedagógico (a) ou professor (a) agende pelo telefone: (21) 3299-0636, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17horas.
  • Só serão agendados grupos de no máximo 40 alunos. A visita mediada de Educação Infantil é realizada com crianças a partir de 5 anos, em grupos de no máximo 25 alunos.
  • Evite que os alunos tragam material desnecessário para a visita. As mochilas deverão ficar guardadas na Chapelaria do museu.
  • Não é permitido comer, beber nem mascar chiclete nas dependências do museu.
  • No caso de desistência da visita, solicitamos que nos avise assim que possível.

Orientações ao professor:

  • Ao programar sua visita ao Museu, pesquise antecipadamente sobre a exposição escolhida. Procure livros e filmes sobre as obras, o estilo, o período de produção e a vida dos artistas. Se possível, visite o museu antes para conhecer as possibilidades pedagógicas do acervo.
  • Converse previamente com os alunos sobre a expectativa da visita: procure saber se já visitaram este ou outro museu, o que é um museu, que objetos artísticos irão encontrar, qual será a dimensão das obras etc.
  • Converse com os alunos sobre a preservação das obras: explique que os objetos artísticos são únicos e que para preservá-los existem regras de segurança e proteção. Por isto é proibido comer, beber e mascar chiclete dentro do museu, e também não se pode tocar nas obras.
  • Ao chegar ao museu, direcione a atenção dos alunos para o prédio: observem a arquitetura, iluminação, como está organizado o espaço expositivo etc.
  • Aproveitem o tempo dentro do museu para observar as obras com calma. Talvez seja mais interessante visitar só uma parte do acervo e voltar em outra ocasião do que tentar ver tudo rapidamente.
  • Após a visita, os alunos poderão realizar atividades complementares em sala de aula, como pesquisas e atividades artísticas.

2 – Todo mundo no museu! – Este projeto contempla visitas mediadas para famílias, com jogos e brincadeiras, nas Galerias do Museu, com objetivo de articular arte, cultura e lazer. Ao apreciarmos uma obra de arte, nos despimos do olhar cotidiano e abrimos espaço para novos significados. Fazer isto em família é uma oportunidade de renovar as relações humanas.

Público-alvo: famílias ou grupos de pessoas com relação de amizade, abrangendo todas as faixas etárias. Obs.: é necessário que pelo menos um adulto responsável por criança ou grupo de crianças inscritas participe das atividades.

Vagas limitadas – informe-se através das redes sociais para saber quando as oficinas serão oferecidas e como se inscrever.

3 - Oficina para professores: O Museu Nacional de Belas Artes e seu acervo: contribuições para o ensino da Arte na Educação

Objetivo: discutir sobre o papel do museu na educação, conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, fornecer subsídios para que o professor crie estratégias pedagógicas para trabalhar o acervo do MNBA em suas aulas e incentivar a visitação ao museu.

Público alvo: professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada e estudantes de Pedagogia e Licenciaturas (vagas limitadas).

Duração: 04 horas cada oficina

Quando: Informe-se através das redes sociais sobre quando as oficinas serão oferecidas e como se inscrever.

4 – Projetos Inclusivos: Ver e Sentir através do Toque – projeto experimental de acessibilidade estética. Consiste em visitas mediadas com grupos de cegos e videntes, utilizando estímulos sensoriais diversos, a fim de provocar o diálogo e a troca de impressões, lembranças, comparações, tornando a visita ao museu uma experiência enriquecedora para todos os visitantes do grupo.

Público alvo: pessoas com deficiência visual e videntes

Vagas limitadas – informe-se através das redes sociais para saber quando as visitas serão oferecidas e como se inscrever.


Material de apoio pedagógico

Publicações da Seção Educativa disponíveis para download da Coleção Aprendendo no Museu:

Volume 1: Guia de Visita em Família (arquivo pdf, 1,10MB)

Orientações para a visita em família, de forma autônoma, com jogos e brincadeiras sobre o acervo do Museu.

Volume 2: Quando o Brasil amanhecia – a Primeira Missa no Brasil vista por Vítor Meireles e Candido Portinari (arquivo pdf, 2,53MB)

Caderno educativo da exposição. Contêm informações e atividades sobre as obras Primeira Missa no Brasil, (Vítor Meireles, 1860) e A Primeira Missa no Brasil (Candido Portinari, 1948);

Volume 3: Você está aqui! Rio de Janeiro (arquivo pdf, 1,61MB)

Por ocasião da comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o caderno educativo da Exposição Você está aqui! Rio de Janeiro propõe discutir as relações de tempo, espaço, afetos e desafetos que podemos estabelecer com a cidade. Imagens e narrativas que constroem identidades...

Volume 4: Os mestres da Arte Gráfica italiana: matrizes dos séculos XVI a XX em diálogo com as gravuras do acervo do MNBA (arquivo pdf, 1,66MB)

Comemorando o Ano da Itália na América Latina (2015), o MNBA recebeu a Exposição Os mestres da Arte Gráfica italiana: matrizes dos séculos XVI a XX. Este caderno educativo apresenta a história da gravura, das técnicas, dos artistas e uma pequena mostra do rico acervo da coleção de gravuras do MNBA.

Volume 5: São Sebastião no acervo do MNBA (arquivo pdf, 1,97MB)

Comemorando os 450 anos do Rio de Janeiro, O MNBA apresentou a Exposição San Sebastiano: uma homenagem da Itália ao Rio de Janeiro. Este caderno educativo apresenta um pouco da história da arte e as diferentes representações de São Sebastião bem como de cenas religiosas no acervo do MNBA.

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