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WorCAP-Art

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Publicado em 23/06/2025 11h10 Atualizado em 25/08/2025 12h18

Banner WorCAP-Art

Chegamos ao jubileu de prata do WorCAP, marcando assim 25 anos do nosso evento que reúne de forma orgânica ciência, tecnologia e cultura, divulgando e discutindo a ciência e tecnologia desenvolvida e fomentada aqui e em qualquer outro lugar, e como isso impacta a sociedade.

Em 2023, tivemos a satisfação de propor mais uma ideia para alimentar essa parte cultural: o WorCAP-Art, um concurso de ilustrações que se aproveita da liberdade de se usar qualquer recurso a seu alcance para criar sua arte, incluindo inteligência artificial – que atingem capacidades cada vez mais impressionantes de desenvolver o que chamamos de arte, e são cada vez mais acessíveis. Como resultado, tivemos nas últimas duas edições artistas (inclusive de primeira viagem) submetendo ilustrações muito belas e aproveitamos bem o espaço para discussões interessantes sobre arte, criatividade e tecnologia.

Logo em 2023, exploramos o tema de cultura brasileira, ciência e tecnologia; no ano passado, foi a vez de explorar o tema de ciência cotidiana. As ilustrações abaixo demonstram um pouco do que foi exposto.

Conjunção entre Tecnologia e Arte, por Papaco

Conjunção entre Tecnologia e Arte, por Papaco (2023)

 worcap

 [Esquerda] Ondas Colapsam, Canecos se Erguem, por Manduca (2024) [Direita superior] A Arte da Divulgação Científica nas Ruas, por @astroluisasantos (2024) [Direita inferior] Com fogo não se brinca, por Cândida Leite (2024)

É com muita alegria que no WorCAP 2025 chegamos com a terceira edição do WorCAP-Art. As regras são as mesmas: vale tudo para criar sua ilustração, e o tema deste ano é SURREALISMO CIENTÍFICO.

Leia o regimento (após o Perguntas Frequentes).

Submeter ilustração

Perguntas Frequentes:
Perguntas (P), Resposta (R).

P: Surrealismo científico... O que vocês querem dizer com isso?

R: Há um século, surgia fruto do modernismo o surrealismo, uma corrente artística que explora ideias irreais, irracionais e absurdas, porém plásticas o suficiente para a imaginação e subconsciente humano: em praticamente todas as artes surrealistas há alguma lei sendo quebrada, desafiando a percepção humana do que é normal e lógico. O mundo científico, por outro lado, é movido em grande parte pela necessidade humana de compreender as leis e lógicas do mundo em que vivemos, sejam elas naturais (como as leis da física) ou artificiais (como tradições e linguagens); o conhecimento do verso de tudo o que é estabelecido como lógico é uma consequência fundamental de se entender o que é lógico, e não por menos o domínio do irracional é corriqueiramente discutido em conversas imaginativas nas entrelinhas de qualquer ambiente científico. Decidimos então convidar vocês a colidirem esses dois mundos e ver a beleza que pode ser produzida no caminho.

P: No que consiste o surrealismo?

R: O surrealismo desafia as leis e regras do mundo real ao abordar atributos que nele são irracionais e absurdos do ponto de vista lógico, mas completamente concebíveis como ideias imagináveis. Considerado por vezes oníricos e psicodélicos, os artistas surrealistas abstraem em suas obras a fantasia e o subconsciente de modo que vão em desacordo às perspectivas condicionadas pela realidade, sejam naturais ou artificiais; eles ilustram objetos plásticos à ótica humana em condições onde não fazem sentido ao se considerar as leis da física ou da tradição. Exemplos de artistas surrealistas são Tarsila do Amaral, Salvador Dalí, Frida Kahlo, Storm Thorgerson, Dave Kloc, dentre outros.

P: No que NÃO consiste o surrealismo?

R: Uma falácia comum quando se trata das definições do surrealismo é que elas poderiam ser abstratas. O surrealismo não é abstrato: seus objetos são muito bem definidos, com morfologia clara. Do mesmo modo, existe também a falácia de que o surrealismo deve fugir do realismo (que busca retratar a realidade exatamente como ela é, muitas vezes de forma crônica e cotidiana) e do naturalismo (que ilustra objetos naturais evidenciando características específicas, tal como por uma ótica científica), sendo que uma obra surrealista pode recorrer a elementos de ambas as correntes sem restrições.

P: O uso de inteligência artificial é permitido, mas é obrigatório?

R: Não. Você pode usar qualquer recurso para criar a ilustração, podendo usar tanto apenas recursos de IA como também nenhuma IA, e inclusive mesclar recursos tradicionais com IA.

P: Usar ou não recursos de inteligência artificial influencia no julgamento da ilustração?

R: Não. Ainda que seja necessário informar se a ilustração fez uso de tais recursos e encorajamos que sejam fornecidos detalhes e curiosidades sobre a composição da obra, isso não é algo que fará parte da avaliação; o fato da ilustração usar recursos de IA ou não será por nós objetivamente tornado público apenas após a definição dos resultados, para fins de estatística – afinal, somos cientistas – e os detalhes que poderão ser fornecidos têm o objetivo de complementar a apreciação artística – e clarificar a mensagem pretendida.

P: A arte deve ser digital?

R: No que diz respeito à sua visualização e distribuição, sim, mas não precisa ser necessariamente feita em um computador; você pode criar a ilustração em qualquer meio que lhe parecer conveniente – incluindo telas de pintura, cadernos, muros etc – e depois escaneá-la ou fotografá-la, e pode inclusive editá-la digitalmente depois disso.

Só pedimos que criem a ilustração de forma segura e dentro dos conformes legais.

P: Qualquer arte vale?

R: Falando de modo geral, sim. Desde que respeite as regras de adequação ao público, mantendo respeito; não obstante, todas as imagens serão submetidas a um processo de filtragem.

P: No que consiste o processo de filtragem da ilustração?

R: Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador, que irá filtrar obras consideradas inadequadas.

Motivos que causam desclassificação incluem (mas não se restringem a): mensagens de ódio e sexualização explícita.

Se a ilustração for desclassificada, o autor da obra será notificado quanto ao motivo e poderá submeter uma nova ilustração; ter obras desclassificadas não influencia na participação com outras obras. Tenha sempre em mente que a ilustração será exposta em um local público e aberto a todas as idades.

P: Posso submeter várias ilustrações?

R: Cada participante irá concorrer com apenas uma ilustração. Novas submissões só serão aceitas em caráter substitutivo em caso de desclassificação da ilustração durante o processo de filtragem inicial, por exemplo.

P: A ilustração deve ser de autoria de apenas uma pessoa?

R: Não, a ilustração pode ser de autoria de várias pessoas. No entanto, os prêmios contemplarão apenas uma pessoa.

P: O que eu tenho a perder?

R: Nada.

P: O que eu tenho a ganhar?

R: No mínimo, uma ilustração e tudo que a compele – de repente uma obra de arte. A ilustração vencedora garante brindes exclusivos, o registro da obra na Biblioteca do INPE – você pode incluir isso no seu Lattes – e a exposição dela como pôster na biblioteca do INPE, titulada como campeã do WorCAP Art 2025.

P: Como será a avaliação?

R: Quem estiver participando do WorCAP vai poder apreciar sua obra (e a dos demais participantes), e poderá avaliá-la. Vence a obra que sair melhor nas avaliações.

P: Há restrição de idade ou localidade?

R: Não há restrições: artistas de todas as idades e de todos os lugares são bem-vindos a participar e apreciar.

REGIMENTO:

1: DOS REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

1.1 Para participar do concurso, o participante deve estar inscrito no WorCAP XXV.

1.2. A inscrição e participação no concurso não tem custo algum, sendo totalmente gratuito.

1.3.Para participar do concurso, o participante não precisa participar presencialmente do WorCAP, podendo participar do evento remotamente.

1.4. O participante não precisa ter uma ilustração pronta no momento da inscrição, nem mesmo declarar ideias de ilustração.

1.5. Para efetivamente participar do concurso, o participante deve submeter sua ilustração até o último dia do evento (12 de setembro).

1.5.1. O participante não precisa compor sua ilustração durante o WorCAP de fato (entre 9 e 12 de setembro), assim como nada o impede de assim fazê-lo desde que submeta sua ilustração a tempo de ser avaliada.

1.5.2. O participante pode submeter ilustrações realizadas antes do período do evento.

1.5.3. O participante pode submeter ilustrações que fizeram parte de outros concursos alheios ao WorCAP-Art.

1.6. Toda e qualquer ilustração submetida deve ser de autoria do participante.

1.6.1. A ilustração pode ser realizada por mais de um artista, mas deve ser submetida por apenas um participante que a representa.

1.6.2. O uso de qualquer técnica de inteligência artificial, incluindo as do tipo "stable diffusion" (que recebem uma descrição em texto e as transformam em imagem), mantém reservada a autoria da obra a seu usuário.

1.7. Não há restrições de idade, localidade ou grau de instrução formal para participar do concurso.

1.8. O participante não precisa declarar a posse ou habilidade de uso de qualquer ferramenta, física ou computacional, para participar do concurso.

2: DO TEMA:

2.1.Todas as ilustrações devem seguir o tema SURREALISMO CIENTÍFICO.

2.1.1. Fica livre à interpretação do artista o que seria entendido como “surrealismo científico”, partindo do princípio que o tema tem definições ligeiramente imprecisas, mas consideramos que as ilustrações respeitem a premissa do surrealismo (desafiar preceitos lógicos e racionais condicionados pela realidade) e abordem temas científicos.

2.1.1.1. Atributos sensíveis (que remetem à religiosidade, por exemplo) podem ser abordados, desde que de forma respeitosa.

2.1.2. Ideais e atributos que dizem respeito à ciência não precisam necessariamente remeter à ideia contemporânea de ciência e tecnologia avançada ou futurismo, nem se restringir a coisas reais, de modo que os participantes são livres para explorar o campo da ficção científica.

3: DA COMPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES:

3. A ilustração deve ser disponibilizada em forma de imagem, em qualquer formato convencional (PNG, JPG, etc).

3.1. A ilustração não precisa necessariamente ser gerada ou composta a partir de recursos digitais, podendo ser composta em ambiente real e virtualizada por meio de fotografia digital ou escaneamento, por exemplo.

3.2. A obra pode ser composta por qualquer meio concebível, desde que possa ser enfim redutível ou transformada em uma ilustração.

3.2.1. Esculturas e demais artes em 3D, dentre outros formatos, serão avaliadas a partir da fotografia ou renderização.

3.2.2. Qualquer meio será aceito, incluindo ilustrações feitas em tela, caderno, folhas de papel, murais, etc, desde que convertido em uma imagem digital que possa ser submetida.

3.3. A obra pode ser composta por qualquer técnica e/ou conjunto de técnicas, analógicas e digitais.

3.3.1. O uso de técnicas e recursos considerados inteligência artificial está completamente prevista e liberada, bem como o autor tem a liberdade de escolher fazer uso de nenhuma dessas tecnologias.

3.3.2. É prevista inclusive a geração de imagens a partir de inteligência artificial e correção manual, bem como geração manual de imagens com correção por inteligência artificial.

4: DA SUBMISSÃO E FILTRAGEM DE CONTEÚDO:

4. O participante deve submeter sua ilustração até o momento da avaliação final das obras, no último dia do evento (12 de setembro).

4.1. Cada ilustração submetida será avaliada pelo comitê organizador quanto à adequação ao concurso.

4.1.1. Dentre os pontos observados durante a filtragem, considera-se a adequação ao tema e a presença de mensagens de ódio ou conteúdo sexual explícito, dentre outros atributos que possam ser considerados inadequados ao concurso.

4.1.1.1. Se a ilustração for desclassificada durante o processo de filtragem, o autor será notificado do motivo da desclassificação.

4.1.1.2. Após a desclassificação da ilustração, o participante pode submeter uma nova ilustração.

4.1.1.3. Não há limites de quantas vezes o participante pode ter suas ilustrações rejeitadas.

4.1.1.4. Qualquer desclassificação de ilustração não influencia na aceitação ou desempenho das ilustrações posteriormente submetidas.

4.2. Uma vez submetida e aceita, e o WorCAP tenha iniciado (dia 9 de setembro), a ilustração não pode ser modificada ou substituída.

4.3. Caso o participante não tenha uma ilustração aceita no momento em que o período de submissões for encerrado, ele será desclassificado.

4.4. Ao ser desclassificado, o participante deixa o concurso sem nenhum tipo de dívida.

5: DA EXPOSIÇÃO DAS ILUSTRAÇÕES

5. As ilustrações participantes serão expostas no evento a partir de recursos multimídia locais e nas redes sociais do WorCAP.

5.1. Os recursos multimídia incluem (mas não se restringem a) apresentação rotativa de imagens em formato de slide em telões e transmissão via internet, durante os intervalos entre palestras, minicursos e afins.

5.2. A exposição de cada ilustração inclui a identificação dos autores, por nome próprio, nome do grupo ou pseudônimo.

6: DA AVALIAÇÃO:

6.1. A definição da ilustração vencedora será a partir de avaliação pública entre os participantes do WorCAP.

6.2. A votação será realizada de forma simples, onde cada avaliador deve dar uma nota única para cada ilustração. Durante a votação, é esperado que seja levado em consideração, de forma fundamentalmente subjetiva, 1) estética, 2) didática, 3) mensagem, 4) técnica, 5) adequação ao tema.

6.2.1. Com "estética" deve ser levado em consideração a beleza da obra – o quão bela, de forma objetiva ou contraditória, é a obra.

6.2.2. Com "didática" deve ser levado em consideração o que e quanto se pode aprender com a obra.

6.2.3. Com "mensagem" deve ser levado em consideração qual a mensagem e o quão intrigante é a forma que ela é entregue na obra.

6.2.4. Com "técnica" deve ser levado em consideração como as técnicas empregadas contribuem para a estética, didática e mensagem.

6.2.4.1. A avaliação deste atributo não deve ponderar as técnicas e recursos que foram empregadas, mas sim sobre como seus usos contribuem para cumprir o propósito da obra.

6.2.5. Com "adequação ao tema", deve ser levado em consideração o tema SURREALISMO CIENTÍFICO.

6.3. A ilustração vencedora será a com a maior nota acumulada dentre todas as ilustrações.

7: DA PREMIAÇÃO:

7. O participante autor (ou representante) da obra melhor avaliada será premiado com brindes exclusivos confeccionados manualmente pelo comitê de arte do WorCAP, incluindo caneca, camiseta e troféu, além da exposição da ilustração na biblioteca do INPE.

7.1. Está previsto premiação para apenas uma pessoa, independente se o participante é um autor único ou representante de um grupo de artistas responsáveis pela autoria da obra.

7.2. A ilustração vencedora será registrada na Biblioteca do INPE, gerando assim registro que pode ser catalogado como obra de arte na Plataforma Lattes.

7.3. A ilustração será impressa em formato de pôster e exposta na biblioteca do INPE, devidamente titulada como vencedora do WorCAP-Art 2025.

8: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

8.1. A autoria de todas as obras submetidas ao evento ficam reservadas inteiramente aos participantes que as submeteram.

8.2. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, bem como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo Federal, não se responsabilizam pelas obras submetidas para o concurso.

8.3. A escolha da ilustração vencedora fica a cargo da avaliação dos participantes do evento que a elegem, voluntariamente e sem nenhum benefício legal ou financeiro, ficando o comitê organizador isento dos resultados das votações.

8.4. A avaliação das ilustrações é sigilosa.

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