Mesa Redonda
Celebrando Mulheres na Computação
No ano em que o WorCAP celebra seus 25 anos, convidamos mulheres incríveis para uma conversa especial, dialogar e celebrar as histórias de mulheres que constroem e transformam a área da computação.
Com a pergunta central “Qual o lugar das mulheres na computação e onde elas querem estar?”, este encontro convida todas e todos a se inspirarem sobre caminhos percorridos, mudanças conquistadas e horizontes que ainda queremos alcançar.
Em uma roda de conversa aberta e acolhedora, nossas convidadas irão compartilhar experiências, desafios, conquistas e visões de futuro, explorando temas como:
O início da jornada na computação
Transformações no papel da mulher ao longo dos anos
Barreiras e estratégias para superá-las
Como inspirar meninas para a computação e STEM
Sonhos para uma tecnologia mais diversa e equitativa
Conheça as Participantes da Mesa Redonda:

Andressa Freires
Afroindígena, cientista e professora, fundadora da diversiData, especialista em Data Science e ativista pela diversidade em tecnologia. Premiada 1º lugar no Global Ada Lovelace Awards, integra iniciativas globais como o Global Shapers e o Women 4 Ethical AI da UNESCO.

Andreza Serra
É cientista de dados e pesquisadora em Deep Learning aplicada à engenharia e tecnologia espacial. Doutoranda em Computação Aplicada no INPE, bacharel em Ciência da Computação, atua também como ativista pela inserção de mulheres nas áreas STEM. Apaixonada por tecnologia, física e IA, valoriza o trabalho colaborativo, o aprendizado contínuo e a troca de conhecimento em equipes interdisciplinares.

Ivana Yoshie
Doutora em Computação Aplicada pelo INPE. Atuou no IPEV/DCTA em projetos de telemetria, trajetografia óptica e ferramentas de apoio à decisão para ensaios em voo. Atualmente, integra a COPDT e participa dos grupos de pesquisa MONAN e Física Solar no INPE.

Laurita dos Santos
Graduada em Ciências Biológicas e Engenharia da Computação, mestre e doutora em Computação Aplicada pelo INPE, com experiência internacional e pós-doutorado em Engenharia Biomédica. Professora titular na Universidade Brasil, atua em pesquisa de processamento de sinais biomédicos para apoio diagnóstico, sendo membro da SBMAC e SBEB.