Cinema no INPE
No dia 23 de outubro, às 18h, teremos a pré-estreia do documentário “Ciência na Mira”, um filme que mergulha na trajetória de quatro cientistas brasileiros que tiveram (e ainda têm) suas vidas profundamente impactadas pela perseguição e pelo cerceamento de suas pesquisas: a geógrafa Larissa Bombardi, o infectologista Marcus Lacerda, a antropóloga Debora Diniz e o físico Ricardo Galvão (ex-diretor do INPE).
O longa revela os efeitos do negacionismo e das ameaças à ciência no Brasil, mostrando os desafios de defender o conhecimento em tempos de intolerância. A obra também traz depoimentos de cientistas do INPE, que explicam como é feito o monitoramento dos biomas brasileiros aqui no Instituto e seus rigorosos processos de verificação.
Após a exibição, haverá um debate com o diretor do filme Rafael Figueiredo, a pesquisadora e coordenadora de gabinete do INPE, Lúbia Vinhas, a pesquisadora aposentada do Instituto, Virgínia Alves, e a jornalista ambiental Cristiane Prizibisczki.
O filme tem 85 minutos e o debate terá duração estimada de uma hora.
“Ciência na Mira” é uma produção da COOPAS, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e apoio institucional da Fundação Oswaldo Cruz. O filme está sendo apresentado em instituições e festivais e, ainda este ano, será exibido no Canal Curta! e em suas plataformas de streaming.
Anota aí:
Dia 23/10
Local: Auditório do LIT
Horário: 18h - 21h30 (entrada disponível a partir das 17h)
Exibição do filme e debate
Inscrições gratuitas
Inscrições Encerradas
Conheça os debatedores do filme:
Rafael Figueiredo
Diretor de TV e cinema, mestre em Comunicação pela PUC-RS. Com mais de 30 anos de experiência, dirigiu séries e documentários exibidos na RBS TV, Canal Futura, SporTV e TV Brasil. É o diretor do longa documental “Ciência
na Mira”, que retrata os desafios enfrentados por cientistas brasileiros diante do negacionismo e da perseguição à ciência. Entre os principais trabalhos estão “De Volta” (finalista do Emmy Internacional), #EuVocêTodasNós (finalista do New York Festivals), “Groelândia” (melhor curta nos festivais de Huelva e La Plata) e “A Peste da Janice” (premiado em Gramado, Cartagena e Bahia).
Lubia Vinhas
Pesquisadora do INPE desde 1997, atua nas áreas de geoinformação e sensoriamento remoto. Colabora com o Programa BiomasBR e o Projeto BIG (Base de Informações Georeferenciada), ambos do INPE. Doutora em Computação Aplicada e atual Coordenadora do Gabinete do INPE, foi chefe da Divisão de Observação da Terra na época retratada em “Ciência na Mira”.Virgínia Alves
Pesquisadora aposentada do INPE, envolvida com modelagem e simulação numérica de plasmas. Mestre em Astrofísica, doutora em Ciência Espacial e ex-Coordenadora de Gabinete do Instituto. Atuou na gestão durante o período retratado em “Ciência na Mira”, ao lado do então diretor Ricardo Galvão. Hoje é membro do Conselho de Administração da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino) e participa como voluntária no Movimento ODS em São José dos Campos.
Cristiane Prizibisczki
Jornalista ambiental com 19 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Mestre em Conservação da Biodiversidade e former-fellow da Universidade de Cambridge, cobriu de perto o momento vivido pelo INPE retratado em “Ciência na Mira”. Foi vencedora do Earth Journalism Awards (2009) em três categorias internacionais e do Prêmio Embrapa de Reportagem (2014), entre outros. Cobre Conferências do Clima da ONU desde 2009 e atualmente também comanda o podcast Entrando no Clima.



