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Descritivo

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Publicado em 10/12/2025 16h18 Atualizado em 10/12/2025 16h36
Manual do Jogo para Download

INTRODUÇÃO

Criado em 2017 por 13 (treze) alunos do curso de doutorado do PPG-CST (Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre), o Gaia em Jogo é um jogo de tabuleiro educativo e original. Trata-se de uma abstração do sistema terrestre, em que o objetivo é sobreviver à jornada para atingir o centro do tabuleiro. Ao longo do jogo, o jogador está sujeito aos impactos ambientais resultantes de suas ações ou das ações dos outros jogadores. Essa característica cria uma dualidade inovadora entre colaboração e competição entre os participantes, que favorece o aprendizado de diversos conceitos científicos de maneira lúdica e divertida. Também expõe visões inéditas sobre processos e decisões relativas ao sistema terrestre a partir de ações muitas vezes cotidianas. Assim, Gaia em Jogo provoca uma reflexão profunda sobre os impactos das ações humanas (individuais ou coletivas) sobre a saúde do planeta, sociedade e qualidade de vida individual.

Desde sua criação, estima-se que mais de 3.500 jogadores tiveram a oportunidade de participar das rodadas do Gaia em Jogo promovidas em eventos de divulgação científica e em Instituições de ensino e de consultoria ambiental. O público tem sido majoritariamente alunos e professores, tanto de instituições públicas quanto privadas, e profissionais da área de meio ambiente. Nos eventos científicos, onde as rodadas de jogo são promovidas pelos próprios autores, diversos participantes relatam ter aprendido conceitos que levam a mudanças positivas de comportamento, tais como descarte adequado de resíduos, escolhas de consumo mais conscientes, além da importância do uso sustentável de recursos nacionais e ecossistêmicos, preservação da biodiversidade e importância de consciência política e de avanços científicos nessas questões.

MOTIVAÇÃO E BASE TEÓRICA

A base teórica do Gaia em Jogo foi desenvolvida pela compilação de informações e dados científicos, principalmente os trabalhos publicados nos relatórios de avaliação do IPCC. As reflexões e o pensamento crítico sobre a interação entre os elementos que compõem o sistema terrestre se deu no contexto do curso de doutorado em Ciência do Sistema Terrestre do INPE e em função das diversas formações dos autores e colaboradores.

O mote do Gaia em Jogo é, portanto, incentivar a reflexão de como agir e reagir às ameaças provenientes das mudanças ambientais globais de uma maneira lúdica e divertida. Vencer o jogo significa manter a sobrevivência de nossa espécie. Para tal, cada jogador percorre estrategicamente as casas do tabuleiro e escolhe as alternativas que possam assegurar sua permanência no jogo até chegar ao centro do tabuleiro, onde sua sobrevivência estará garantida. Essa condição de autonomia do indivíduo permite que todos os jogadores façam escolhas intuitivas ou apliquem conhecimentos prévios para formular diversas estratégias o que resultará na vitória de todos, alguns ou nenhum. Como resultado, a experiência e conhecimentos adquiridos no jogo poderão ser aplicados efetivamente no cotidiano dos jogadores. Assim como na vida real, as situações vivenciadas no jogo podem possuir impactos locais, regionais ou globais, sendo que o jogador pode assumir diferentes tipos de papéis como tomadores de decisão. Cada ação possui detalhamento de custos e impactos, de forma a permitir ao jogador melhor entendimento de quais ações tomar e cobrar no seu cotidiano. Alguns dos cenários propostos foram propositadamente planejados para não estarem no controle do jogador, de forma a refletir injustiças ambientais e sociais reais. Por exemplo, os recursos iniciais de cada jogador dependem da nacionalidade sorteada no início do jogo. Assim, dependendo das cartas sorteadas, é possível que o jogador de uma região mais vulnerável seja eliminado sem ao menos ter tido a chance de jogar. Gaia em Jogo é buscar sobreviver na Terra. Gaia em Jogo é refletir essa sobrevivência, adquirindo conhecimento e sentimento a ponto de gerar mudança de comportamento que acarrete a melhoria da qualidade de vida na Terra.

As mudanças ambientais globais têm potencial de causar efeitos deletérios no planeta Terra, com severas consequências sobre as condições da vida. Conscientizar a sociedade acerca do tema ao ponto de gerar mudança de comportamento é importante para a manutenção da vida e a sobrevivência de nossa espécie. Refletir sobre a relação entre humanidade e planeta Terra, os hábitos das diferentes regiões e culturas, e as práticas no uso de recursos seria o primeiro passo para mudanças como reduzir o consumo por meio da utilização consciente de recursos como água, energia elétrica, transporte, entre outros. O impacto socioeconômico dessas ações individuais pode diminuir os gastos das famílias, que poderão aproveitar melhor a renda familiar para investir em outras necessidades. O resultado coletivo e de longo prazo, são a melhoria da qualidade de vida das sociedades, pois as percepções sociais podem ser alteradas e o indivíduo mudar a visão materialista de que automóvel, por exemplo, não significa status social, mas apenas um meio de transporte que pode ser alterado por uma bicicleta, que além de não emitir CO2, gera benefício à saúde física e mental. Gaia em Jogo traz essas reflexões das ações humanas e as consequências diretas das mudanças climáticas globais de uma forma acessível a todos.

DESCRITIVO TÉCNICO

O Gaia em Jogo foi concebido como um jogo de tabuleiro que simula as várias regiões geográficas do planeta e os vários elementos necessários à continuidade da vida humana na Terra (água, alimento, energia, oxigênio e terra). Na presente versão, podem jogar de 01 a 10 pessoas, que escolhem os seus peões e sorteiam uma carta da nacionalidade. Cada jogador recebe o número de fichas de recursos e de moedas indicado na carta de nacionalidade. Após o posicionamento de cada jogador no tabuleiro e da distribuição das fichas de recursos e moeda, os jogadores lançam um dado. Aquele que atingir maior pontuação inicia o jogo, sendo que o próximo jogador será aquele que está a sua direita, e assim por diante. No começo de cada jogada, antes de lançar o dado para saber o número de casas que poderá avançar, é permitida a comercialização de fichas de recursos entre jogadores, sendo que tais recursos só poderão ser comprados ou vendidos por meio de fichas de moedas (é proibida a troca recursos por recursos). O valor de cada recurso é negociado pelos jogadores que efetuarem a troca. Após o lançamento do dado, o jogador poderá escolher a direção que deseja caminhar (em linha reta e em um mesmo sentido, a depender de sua estratégia para se posicionar em determinada área do tabuleiro). Não é permitido caminhar em "zigue-zague" ou diagonalmente. Estará eliminado do jogo um ou mais jogadores que esgotarem as fichas de qualquer um dos recursos disponíveis ou for vítima de algum evento fatal do jogo. Vence o jogo aqueles que chegarem à zona de sobrevivência. A tabela abaixo apresenta a descrição das peças que compõem o jogo e são essenciais para o seu desenvolvimento.

Elemento

Descrição

Características

Primeira Versão Preliminar

Versão Atual em Uso (v1.0)

Tabuleiro

Representação de um planeta hipotético com diferentes regiões geográficas. Trata-se de uma abstração do sistema terrestre e do espaço onde se realiza o jogo.

Figura circular estruturada em áreas definidas pela sobreposição de anéis e dividida por setores. O objetivo do jogo é chegar ao centro do tabuleiro.

Figura circular, com casas bem definidas e arranjadas em diferentes setores. Da versão anterior, foram atualizados os termos utilizados, as cores, a disposição dos elementos e incluído o marcador de Saúde de Gaia.

Marcador de Saúde de Gaia

Marcador da saúde do sistema hipotético, que impacta e é impactado pelas ações dos jogadores.

Não consta.

Marcador que varia de 0 a 30 pontos de Saúde de Gaia. O jogo começa com o marcador em 20. Se chegar a 10, o sistema entra em estado de alarme e troca-se o baralho do jogo. Se chegar a 0, o sistema colapsa e todos os jogadores são eliminados.

Moedas

Fichas utilizadas para compra e venda de recursos no jogo. Um jogador que fica sem Moedas pode permanecer no jogo, mas não poderá arcar com determinados tipos de ações.

Fichas de cor bege.

Fichas de cor cinza.

Fichas de recursos

Fichas que representam os recursos necessários para sobrevivência. Um jogador é eliminado do jogo caso perca todas as fichas de qualquer um dos recursos.

Fichas de 5 tipos de recursos. Um jogador pode comprar recursos dos demais jogadores apenas utilizando moedas e antes de se movimentar no tabuleiro.

Fichas de 5 tipos de recursos. Um jogador pode comprar recursos apenas utilizando moedas e antes de se movimentar no tabuleiro. A exceção é feita apenas em casos em que o participante perde todas as fichas de um recurso. A exceção é a ajuda humanitária¹.

Cartas de Nacionalidade

Cartas que definem o ponto de partida no tabuleiro e quantidade inicial de fichas de recursos e de moedas de cada jogador.

10 cartas de Nacionalidade.

10 cartas de Nacionalidade. Foram substituídos os nomes dos países e atribuídas bandeiras para cada um.

Cartas de Evento

Descrevem um acontecimento que pode afetar um ou mais jogadores ao mesmo tempo no que se refere a ganho/perda de recursos e continuidade no jogo. O atendimento às consequências previstas na carta é imediato.

1 baralho de cartas de Evento.

1 baralho normal de cartas de Evento e 1 baralho de cartas de Evento para situação de alarme². Adição de ganho ou perda de pontos de Saúde de Gaia.

Cartas de Plano

Descrevem uma situação e apresentam 3 opções de ação por parte do jogador. O jogador deve escolher uma ação, ainda que isso leve à eliminação do mesmo do jogo.

1 baralho de cartas de Plano.

1 baralho normal de cartas de Plano e 1 baralho de cartas de Plano para situação de alarme². Adição de ganho ou perda de pontos de Saúde de Gaia.

 ¹ Ajuda humanitária é uma situação que ocorre quando o resultado de uma jogada faz com que um jogador perca todas as fichas de um determinado recurso. Nesse caso, qualquer um de seus vizinhos geográficos (considerando o ponto de partida no tabuleiro) pode lhe oferecer uma ficha desse recurso, desde que haja, por parte de qualquer jogador no tabuleiro, o descarte de pelo menos uma moeda.

² Joga-se com o baralho de alarme quando Saúde de Gaia é igual ou menor que 10 pontos.

 
O tabuleiro está organizado em forma circular e estruturado em cinco diferentes áreas de recursos (água, comida, energia, oxigênio e descarte de resíduos), que são definidas pela sobreposição de três anéis concêntricos, de distribuição radial, e cinco setores (figura abaixo). Cada setor comporta duas nacionalidades diferentes, totalizando dez posições (ponto de partida de cada jogador). A junção dos três anéis e cinco setores totalizam quinze áreas de recursos, sendo que cada anel possui uma área de recurso de cada tipo. O centro do tabuleiro é zona de sobrevivência, ou seja, o ponto de chegada do jogo. As casas do jogo são compostas da seguinte maneira: casas de obtenção de recursos específicos da área (água, comida, energia, oxigênio e descarte de resíduos); casas de perda de recursos, sendo uma casa de cada recurso das outras áreas; casas de Plano, que indica o sorteio e a leitura de uma carta dessa categoria, a escolha de uma das três alternativas (a, b e c) descritas na situação e o atendimento às consequências previstas; casas de Evento, que indica o sorteio e a leitura de uma carta dessa categoria e o atendimento às consequências previstas na situação descrita; casas sem ocorrências. As cartas de Plano e de Evento são selecionadas sempre que um jogador entra numa destas casas no tabuleiro. Ambas exigem o atendimento imediato às consequências previstas, que podem ser positivas ou negativas. O jogo também é composto por um Marcador de Saúde de Gaia. Este marcador é um sistema hipotético, que impacta e é impactado pelas ações dos jogadores, pelas ações que tomam nas cartas de plano ou consequência dos eventos ocorridos no jogo. O marcador varia de 0 a 30 pontos de Saúde de Gaia. O jogo começa com o marcador em 20. Se chegar a 10, o sistema entra em estado de alarme e troca-se o baralho do jogo. Se chegar a 0, o sistema colapsa e todos os jogadores são eliminados.

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