Notícias
INPE sedia workshop internacional para sintetizar emissões e remoções de carbono nas florestas brasileiras
Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sediará o Workshop SynCER: Synthesising post-disturbance carbon emissions and removals across Brazil’s Forest Biomes.
O evento é coorganizado pelo próprio INPE, pelo Centro Alemão de Geociências (GFZ Helmholtz) e pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com financiamento parcial da Agência Espacial Europeia (ESA). O workshop reunirá uma equipe transdisciplinar de cientistas internacionais e especialistas em políticas públicas para avançar na compreensão sobre o crescimento da vegetação em florestas em regeneração no Brasil. O foco será na extensão, idade e no potencial de acúmulo de carbono dessas áreas em um contexto de mudanças climáticas.
O objetivo principal do SynCER é sintetizar os resultados das discussões para apresentá-los na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP-30) e na 63ª sessão do Órgão Subsidiário de Assessoramento Científico e Tecnológico (SBSTA). Também está prevista a produção de um artigo de revisão científica que consolidará: (i) os métodos para identificar áreas de florestas secundárias e suas idades; e (ii) as estimativas das taxas de acúmulo de carbono nesses ecossistemas em todos os biomas florestais brasileiros.
Programação
A programação do workshop está estruturada em três dias de discussões temáticas:
-
Dia 1 (29/10): Mapeamento de Florestas Secundárias – Onde e em que extensão elas estão crescendo de acordo com os diferentes conjuntos de dados disponíveis?
-
Dia 2 (30/10): Contabilização das Taxas de Crescimento – Uma síntese sobre as taxas de crescimento e acúmulo de carbono nas florestas secundárias.
-
Dia 3 (31/10): Integração com Políticas Públicas – Discutindo como integrar os métodos e taxas de crescimento sintetizados no workshop em políticas públicas, em uma sessão liderada pela Global Forest Observations Initiative (GFOI).
A realização do workshop reforça a contribuição do INPE no fornecimento de dados e conhecimento científico essenciais para entender o papel das florestas em regeneração no ciclo de carbono, fundamentando assim políticas públicas e posicionamentos do Brasil nas negociações climáticas globais.