Notícias
COEAM recebe Comando da Polícia Militar da Região Metropolitana de Belém para futuras parcerias na área de geotecnologias
No último dia 30 de janeiro, o Comando da Polícia Militar da Região Metropolitana, coordenado pelo Coronel Orlandino Sebastião Bastos Lima, visitou a COEAM para avaliar a possibilidade de parceria no apoio às atividades operacionais da Polícia com geotecnologias. A reunião contou com a participação de representantes de diferentes comandos da Polícia Militar e destaca-se, ainda, a presença do Capitão César Augusto, que já foi bolsista do Projeto TerraClass que incentivou e traz, depois de anos trabalhando no INPE e de experiência na área, a importância do uso de dados de sensoriamento remoto no apoio às ações institucionais.
A iniciativa está associada ao reconhecimento da experiência do INPE Amazônia em capacitação em dados geoespaciais, para fins de monitoramento ambiental. Nesse contexto, foi manifestado interesse na capacitação técnicas de policiais para a utilização dos dados geoespaciais disponíveis, para subsidiar as equipes em campo a atravessar diferentes tipos de terreno durante as ocorrências policiais.
Entre os temas de interesse apresentados destacam-se o monitoramento de áreas de vegetação florestal, arbustiva, pastagens e áreas urbanas, bem como o monitoramento de rios, quanto à extensão e calado. Este último é considerado estratégico para a acessibilidade e a atuação da Polícia Militar, tendo em vista que na região amazônica os rios constituem importantes vias de circulação para as populações locais, e nesta situação o INPE informou projetos anteriores, como o Aquaviário, em parceria com Censipam e Marinha do Brasil e que alguns dados seriam de responsabilidade desses órgãos.
Como encaminhamentos, ficou estabelecido que cada instituição verificará demandas, trabalhará para formalização de parceria entre o INPE Amazônia e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), com foco em cooperação técnica, capacitação de recursos humanos e uso estratégico de informações geoespaciais na região amazônica.
