Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Últimas Notícias Assinatura da Carta de Intenções entre o INPE e o DLR
Info

Notícias

Assinatura da Carta de Intenções entre o INPE e o DLR

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/12/2023 10h03 Atualizado em 15/04/2024 16h04
WhatsApp Image 2023-12-06 at 9.24.30 AM.jpeg
Clezio Marcos De Nardin, Diretor do INPE e Prof Dr.-Ing. Anke Kaysser-Pyzalla, Presidente do Conselho Executivo do DLR, na assinatura da Carta de Intenções firmada entre o INPE e O DLR.
Acordo DLR-Figura2-2023-12-04 at 2.35.01.jpeg
Clezio Marcos De Nardin, Diretor do INPE e Prof Dr.-Ing. Anke Kaysser-Pyzalla, Presidente do Conselho Executivo do DLR, na assinatura da Carta de Intenções firmada entre o INPE e O DLR.

A partir da visita da delegação do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 4 de outubro de 2023, com a presença da Dra. Anke Pagels-Kerp, representante do Conselho do Espaço do DLR, foi acordado que ambas Instituições iriam enveredar esforços para a assinatura de uma Carta de Intenções. Esta carta foi assinada no dia 4 de dezembro de 2023, no Ministério da Economia e Ação Climática, em Berlim. Na ocasião da assinatura da Carta, o Diretor do INPE, Clezio De Nardin, estava acompanhado da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do Ministro da Economia, Fernando Haddad. Esta Carta entrará no rol de atividades previstas para serem desenvolvidas em conjunto entre o Brasil e a Alemanha, após ser chancelada pelo Presidente da República do Brasil e o Primeiro Ministro da Alemanha.

A cooperação entre o INPE e o DLR se dá em função da sinergia entre as pesquisas e os desenvolvimentos tecnológicos que ocorrem em ambas instituições. Do ponto de vista tecnológico, pelo lado brasileiro, se vislumbram duas alternativas que podem contribuir para o avanço desta cooperação. A primeira alternativa é o uso da Plataforma Multi Missão (PMM) para satélites da classe 100 (P100), que se apresenta como plataforma candidata para acomodar o módulo de carga útil a ser provido pelo DLR. Para tal, serão realizados estudos mais detalhados para se comprovar a compatibilidade da P100 com a “Missão CO2Image” (acrônimo para a missão de monitoramento de gases do efeito estufa). Caso a P100 não seja compatível, o INPE tem a alternativa de utilizar a PMM, que já é provada em voo, e que certamente tem capacidade de atender os requisitos da missão. Além do inerente desenvolvimento tecnológico, com esta cooperação é esperado significativo fomento para a indústria nacional, pois seja com o desenvolvimento da P100 ou com a utilização da PMM, seguramente aumentarão as demandas para as empresas brasileiras que atuam no segmento espacial.

Vários estudos indicam que a combinação sinérgica das alterações climáticas resultantes do aquecimento global e o desmatamento podem levar a impactos importantes que aumentam consideravelmente a vulnerabilidade dos biomas, especialmente das florestas tropicais. Assim, torna-se cada vez mais importante monitorar e aprimorar os conhecimentos científicos sobre as mudanças na biomassa e estrutura dos biomas, com base em estudos científicos capazes de fornecer informações críticas para a tomada de decisões relativas à conservação florestal, planejamento, estimativa de emissões de carbono e outros gases de efeito estufa, bem como mecanismos para apoiar a redução das emissões desses gases. Sendo assim, a “Missão CO2Image” irá permitir a detecção e quantificação de emissões antropogênicas de dióxido de carbono e metano oriundas de fontes pontuais. Esta Missão irá permitir avanços significativos ao monitoramento de biomas realizado pelo INPE através do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas (PAMZ+).

Após a solenidade de assinatura da Carta de Intenções, o Diretor do INPE também fez uma visita ao Instituto de Sistemas de Sensores Ópticos do DLR, em Berlim. Este Instituto se concentra na pesquisa e desenvolvimento de sistemas de sensores ópticos ativos e passivos que operam nas faixas espectrais de UV, visível, infravermelho e THz. Os instrumentos são aplicados em pesquisas espaciais e exploração espacial, a bordo de plataformas orbitais e em sistemas robóticos. O Instituto participa na análise científica dos dados obtidos com esses sistemas, incluindo observação da Terra, robótica, pesquisa planetária, transporte e segurança. O desenvolvimento de algoritmos orientados para sensores para processamento de informações estabelece a base para sistemas ópticos de sensores autônomos. 

Assista ao vídeo do momento de assinatura da Carta de Intenções aqui. 

Créditos: Serviço de Relações Institucionais (SEREL), Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE) e Coordenação-Geral de Ciências da Terra (CGCT). 

Serviço de Comunicação Social – SECOM

Coordenação do gabinete - COGAB

Ciência e Tecnologia
Tags: Relações Institucionais
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca