Edital de concessão de bolsa associada ao projeto GeoTec: Inovação em produtos de dados geoespaciais e em metodologias e tecnologias para apoio ao monitoramento ambiental.
Seleção de Bolsista – Área de Sensoriamento Remoto da Atmosfera: qualificação de dados de radiância de satélites e avaliação de seu impacto na assimilação de dados e na previsão de sistemas convectivos – CGCT/INPE.
- OBJETO
Seleção de 01 (um) bolsista para atuar na qualificação de dados de radiância de satélites (canais de micro-ondas e infravermelho), no desenvolvimento de ferramentas de monitoramento do fluxo operacional desses dados e na avaliação de seu impacto na geração de condições iniciais para modelos de previsão numérica e na previsão de curto prazo de sistemas convectivos (Objetivo O4 e Meta M7, PT4, do Projeto GeoTEC).
- JUSTIFICATIVA
A previsão numérica de tempo (PNT) depende da integração contínua de observações globais aos sistemas de assimilação de dados. Entre elas, as radiâncias medidas por sensores de micro-ondas e infravermelho a bordo de satélites têm relevância comprovada nos principais centros operacionais, sobretudo em regiões com poucas observações convencionais, como a Amazônia e as extensas áreas oceânicas adjacentes ao território brasileiro.
O aproveitamento pleno dessas observações requer o domínio das técnicas de acoplamento entre dados e modelos, além da manutenção e do monitoramento de uma base de dados consistente. Nesse contexto, destacam-se o sensor de micro-ondas ATMS, a bordo dos satélites da série JPSS, e os sensores de infravermelho de imageadores geoestacionários, cujas observações têm potencial para melhorar a representação de eventos convectivos severos de formação rápida, cada vez mais intensos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Assim, torna-se necessário desenvolver ferramentas de monitoramento das radiâncias recebidas pelo INPE por meio da DISSM, avaliar sua qualidade e seu impacto nas análises da atmosfera que são usadas para condições iniciais dos modelos de previsão numérica e investigar sua contribuição para a previsibilidade de curto e curtíssimo prazo (nowcasting). A atuação do bolsista contribuirá diretamente para essas atividades, fortalecendo a capacidade institucional de uso de dados de satélite na previsão do tempo.
- ATIVIDADES
- Desenvolver estudos sobre o impacto da inserção das observações do sensor ATMS no diagnóstico e na previsão de eventos convectivos na escala de curto prazo.
- Realizar experimentos de inserção e exclusão de canais de temperatura, umidade e superfície na geração da análise (condições iniciais) para modelos de previsão;
- Analisar o efeito das observações do ATMS sobre as condições iniciais (análises).
- Desenvolver ferramentas de monitoramento das observações de radiância nos espectros de micro-ondas e infravermelho.
- Desenvolver painel de monitoramento dos dados de radiância recebidos pelo INPE e aproveitados na geração de condições iniciais dos modelos do CPTEC.
- Documentar códigos e scripts em repositório GitHub.
- Apoiar a avaliação do fluxo operacional de dados de radiância recebidos pelo INPE:
- Validar arquivos de radiância em diferentes formatos de escrita, identificando problemas e sugerindo aprimoramentos.
- Criar ferramentas de análise quantitativa e qualitativa que permitam o monitoramento contínuo das observações e subsidiem melhorias na composição da base de dados.
- Investigar o aproveitamento de informações de micro-ondas e infravermelho na previsão de curto prazo:
- Estudar como a incorporação de radiâncias nos modelos atmosféricos contribui para a previsibilidade de eventos convectivos, como tempestades de formação rápida.
- Documentar e divulgar os resultados:
- Elaborar relatórios técnicos e artigos científicos, e submeter e apresentar trabalhos em eventos.
- RESULTADOS ESPERADOS
- Artigo científico sobre o impacto da inserção das observações do sensor ATMS na previsão de sistemas convectivos.
- Plataforma de monitoramento das radiâncias recebidas pelo INPE, com códigos e scripts documentados no GitHub, e relatórios técnicos da ferramenta e dos resultados de monitoramento.
- Resultados de análises e testes da aplicação do fluxo de dados do INPE em sistemas de assimilação, na forma de relatórios, apresentações e registro das atividades no GitHub.
- Artigo científico sobre o aproveitamento de radiâncias de micro-ondas e infravermelho na previsão de curto prazo de eventos convectivos.
- Relatório técnico final compilando os principais resultados de cada atividade desenvolvida.
- PERFIL E REQUISITOS
- Formação
Profissionais de ciências exatas e da Terra (Meteorologia, Física, Computação, Matemática ou áreas afins), doutor, mestre, graduado com experiência profissional comprovada em atividades de pesquisa, desenvolvimento de software e sistemas informáticos ou em atividades ligadas ao processo de inovação a que se propõe o projeto submetido ao CNPq.
- Nível da bolsa no CNPq
- Requisitos
- Experiência no processamento e na análise de dados de satélite (radiâncias).
- Experiência em modelagem numérica.
- Experiência em programação utilizando a linguagem Fortran e Python.
- Experiência em ambiente Linux e uso de controle de versão (Git/GitHub).
- Desejável
- Conhecimento em assimilação de dados e previsão numérica de tempo.
- Experiência com dados de sensores como ATMS e ABI/GOES e com formatos como BUFR, NetCDF e HDF5.
- Experiência em computação de alto desempenho e em programação em Fortran.
- Experiência na elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos.
- VIGÊNCIA DA BOLSA
A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto para 01 de outubro de 2026, podendo ser prorrogada conforme interesse institucional e disponibilidade orçamentária.
- SUPERVISÃO
O bolsista será supervisionado por José Antonio Aravéquia, mediante acompanhamento técnico periódico e avaliação de desempenho baseada nas entregas previstas.
- PROCESSO DE SELEÇÃO
Os interessados devem enviar Currículo Lattes atualizado, CPF e telefone para contato para o endereço eletrônico cgct@inpe.br. No campo assunto do e-mail deverá constar obrigatoriamente a identificação "Geotec Bolsa – Radiância".
O prazo para envio das candidaturas encerra-se em 25 de setembro de 2026. Os currículos recebidos serão avaliados até 30 de setembro de 2026.
Caso necessário, os candidatos pré-selecionados poderão ser chamados para entrevista, prevista para o dia 29 de setembro de 2026.