Notícias
COEAM realiza, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, campanha de vacinação contra gripe, tétano, febre amarela e tríplice viral
A Coordenação Espacial da Amazônia (COEAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), realizou no dia 24 de junho uma campanha de vacinação contra gripe influenza, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela e tétano. A campanha atendeu servidores, bolsistas e terceirizados, além dos bolsistas do Projeto TerraClass, sediados na Embrapa Oriental, e funcionários da Fundação Guamá, que administra o Parque de Ciência e Tecnologia, onde a COEAM está localizada.
O evento marcou uma ação conjunta entre as instituições para fortalecer as políticas públicas de imunização na região e minimizar efeitos das doenças respiratórias que vem acometendo grande parte da população. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde atua como gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela elaboração e manutenção de políticas de saúde, além de planejar, promover e normatizar ações de proteção da saúde na capital. Em contato com a Coordenação de Imunizações DEVS/SESMA, a Sra. Rosilene Gomes, assistente social responsável pela logística das equipes, liberou 4 vacinadoras e registradoras da Equipe de Vacinação para realizar a campanha e aplicar, no período da manhã nas instalações da COEAM, mais de 100 vacinas aos interessados e elegíveis.
|
|
A ideia teve início em 2024, durante necessidades de trabalho de campo do Projeto Harmonize, uma parceria INPE e FioCRUZ, por conta dos trabalhos de campo e necessidade de proteção durante viagens pelo interior do Estado do Pará. Este ano, para atender todos os bolsistas, a vacinação foi estendida aos parceiros da Embrapa e da Fundação Guamá, quando ainda sobravam vacinas e porque há uma demanda local e a COEAM possui capacidade operacional para receber e proporcionar a vacinação. A SESMA, por sua vez, ficou responsável pelo fornecimento das vacinas, equipe técnica para o atendimento e acompanhamento dos protocolos de saúde estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
|
|
A COEAM e a SESMA avaliam a possibilidade de definir uma nova data para ampliar a campanha de vacinação, com maior disponibilidade de doses, visando atender a demanda dos que ainda não foram imunizados, aumentando a parceria do INPE com vizinhos no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. Também será analisada possibilidade de treinamentos para a SESMA para utilização de dados geoespaciais para análises de incidências de doenças tropicais. Ambas as instituições reforçam o interesse comum em expandir iniciativas, difundindo conhecimentos e considerando os resultados positivos da primeira ação e a necessidade de manter altas coberturas vacinais na região.



