Realização de doutorado sanduíche: CITIES recebe doutoranda argentina no Brasil

- Realização de doutorado sanduíche
A doutoranda María Lorena La Macchia, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA), está desenvolvendo parte de sua pesquisa de doutorado no Brasil, por meio de um intercâmbio financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O projeto, intitulado “Modelización Hidrodinámica Bidimensional y Predicción de Escenarios de Riesgo de Inundaciones en Cuencas Urbanas mediante Métodos Numéricos de Simulación”, desenvolvido no âmbito do Programa Move La América, tem como objetivo principal a simulação de eventos hidrológicos extremos para prever cenários de risco de inundação e estimar impactos estruturais, não estruturais e econômicos em áreas urbanas. A área de estudo concentra-se na cidade de Tandil, na Argentina, que enfrenta desafios recorrentes relacionados a eventos extremos de precipitação.
A pesquisa utiliza o modelo hidrodinâmico PCSWMM, uma das ferramentas mais avançadas para simulações de escoamento superficial e inundações em ambientes urbanos, permitindo a geração de modelos preditivos e o desenvolvimento de estratégias para mitigação de riscos e planejamento urbano sustentável.
O projeto é desenvolvido em parceria com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) e a Escola Politécnica da USP (POLI-USP). A coordenação é da Profª Drª Cláudia Maria de Almeida (INPE), com participação dos pesquisadores Elton Vicente Escobar Silva (CEMADEN), Ignacio Villanueva (UNCPBA) e Pablo Rinaldi (UNCPBA), além da colaboração de Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia (POLI-USP) e de Filipe Chaves Gonçalves (FCTH).