Coordenadora
Cláudia Maria de Almeida

Cláudia Maria de Almeida tem atuado como pesquisadora da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde 2004. Atualmente, é Pesquisador Titular III e coordena o Grupo de Estudos Urbanos (GEU). Foi Professora Credenciada da USP (POLI e FFLCH), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Rio Claro) e da Universidade Federal de Santa Maria (RS), além de ter colaborado nos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Atualmente, é Professora Credenciada da Universidad Agraria La Molina (Peru). Atua como líder do Grupo CNPq Lattes de Pesquisa em Sistemas e Métodos para Planejamento e Gestão Territorial e é membro do Grupo CNPq Lattes de Pesquisa do Laboratório de Visão Computacional da PUC-RJ.
Lattes: Claudia Maria de Almeida
Pós-Doutorado
David Luciano Rosalen

Professor Doutor da UNESP - Jaboticabal, com formação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP, mestrado em Transportes e doutorado em Ciências. Atua nas áreas de Geomática, Agricultura Digital e Pecuária de Precisão, com ênfase em sensoriamento remoto, drones e fitossanidade. Coordena o NGAP – Núcleo de Geomática e Agricultura de Precisão, é credenciado pelo INCRA para georreferenciamento de imóveis rurais e participa de redes nacionais e internacionais de pesquisa em agricultura. Bolsista de produtividade do CNPq.
Situação: Em andamento
Lattes: David Luciano Rosalen
|
Diego Bogado Tomasiello

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2009); mestrado (2016) e doutorado (2020) em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com intercâmbio no Departamento de Engenharia de Infraestrutura da Universidade de Melbourne, Australia (2019). Coordena o Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo). Tem interesse em pesquisas relacionadas a transportes e uso do solo através de dados LiDAR e Modelos Dinâmicos Espaciais.
Situação: Concluído (2024)
Lattes: Diego Bogado Tomasiello
|
Cristiane Nunes Francisco

Professora Titular da UFF, com formação em Geografia pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Transportes (USP), doutorado em Geociências (UFF) e pós-doutorado em Sensoriamento Remoto (INPE). Atua nas áreas de Geotecnologias aplicadas a estudos ambientais, com foco em SIG, sensoriamento remoto, uso da terra, áreas protegidas e desastres geo-hidrológicos. Criadora da disciplina de Mapeamento de Áreas Protegidas e coordenadora do curso de Ciência Ambiental. Coordena projetos de extensão e pesquisa com apoio de instituições como MEC, Petrobras e CAF, tendo orientado mais de 150 estudantes.
Situação: Concluído (2011)
Lattes: Cristiane Nunes Francisco
Doutorado Sanduíche
María Lorena La Macchia

Técnica em SIG, mestre em sensoriamento remoto e doutoranda em Ciências Aplicadas pela UNCPBA (Argentina). Atua no Instituto de Geografia, História e Ciências Sociais (IGEHCS-CONICET/UNCPBA), com foco em geotecnologias aplicadas a problemas urbanos, especialmente modelagem hidrodinâmica e análise de risco de inundações em bacias urbanas. É também docente na Faculdade de Ciências Humanas da UNCPBA e participa de projetos de extensão voltados ao planejamento urbano em municípios da província de Buenos Aires.
Situação: Concluído (2025)
Currículo Conicet: María Lorena La Macchia
Doutorado
Gustavo Sartori Pottker

Tecnologista da FUNDACENTRO e doutorando em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Engenheiro Florestal com mestrado em Ciências Florestais (UNICENTRO), possui ampla experiência em Geociências, com foco em sensoriamento remoto, análise multivariada, microclima urbano e estatística espacial. Atuou no MCTI em programas voltados à bioeconomia, recursos hídricos e mudanças climáticas, representando o Ministério em fóruns técnicos e colegiados nacionais e internacionais.
Situação: Em andamento
Lattes: Gustavo Sartori Pottker
|
Rayanna Barroso de Oliveira Alves

Doutoranda em Sensoriamento Remoto pelo INPE, com formação em Gestão e Engenharia Ambiental e mestrado em Gestão Ambiental (IFPE). Atua em projetos nacionais e internacionais nas áreas de uso e cobertura da terra, desastres naturais, mudanças climáticas e saúde. É pesquisadora colaboradora do IRRD/UFRPE e integra grupo de pesquisa sobre GEOBIA e Deep Learning no INPE. Tem experiência com geoprocessamento, modelagem espacial e análise de imagens de satélite, incluindo ações com UNICEF, FIOCRUZ e a International Charter Space and Major Disasters.
Situação: Concluído (2025)
Lattes: Rayanna Barroso de Oliveira Alves
|
Nildson Rodrigues de França e Silva

Engenheiro Agrônomo (UFRPE), mestre e doutorando em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Atua como Analista Sênior de Geoprocessamento na Serasa Experian, com foco em sensoriamento remoto agrícola, agrometeorologia, modelagem de dados e uso da plataforma Google Earth Engine. Possui experiência em mapeamento e modelagem de produtividade agrícola, séries temporais, mudanças de uso da terra e estudos sobre grãos e cana-de-açúcar no Brasil.
Situação: Em andamento
Lattes: Nildson Rodrigues de França e Silva
|
Elton Vicente Escobar Silva

Pós-doutorando no Cemaden, com doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, mestrado em Ciências Ambientais (UFSCar) e bacharelado pela UNIFESP, com intercâmbio na Alemanha. Atua nas áreas de geoinformática, modelagem hidrodinâmica, planejamento urbano, inundações e segurança hídrica. Possui experiência em sensoriamento remoto aplicado à gestão de riscos e participou de projetos no USDA (EUA) e em grupos de pesquisa no INPE e UFSCar.
Situação: Concluído (2024)
Lattes: Elton Vicente Escobar Silva
|
Mestrado
Ezequiel Silva Rocha

Mestrando em Sensoriamento Remoto pelo INPE, com formação em Engenharia Civil pela UEMA e técnico em Edificações pelo IFMA. Atua com foco em LiDAR aplicado à documentação de sítios históricos, integrando geotecnologias e preservação do patrimônio cultural.
Situação: Em andamento
Lattes: Ezequiel Silva Rocha
|
Rômulo Marques-Carvalho

Arquiteto e urbanista da Prefeitura de Angra dos Reis, doutorando em Ciência da Computação e Matemática Computacional (ICMC/USP), mestre em Sensoriamento Remoto (INPE) e especialista em Data Science (ESALQ/USP) e Planejamento Urbano (UFPI). Integra o Laboratório CITIES/INPE e grupos de pesquisa voltados ao planejamento e gestão territorial. Atua nas áreas de urbanismo, gestão socioambiental, patrimônio cultural e geotecnologias aplicadas ao espaço urbano.
Situação: Concluído (2023)
Lattes: Rômulo Marques-Carvalho
|
Matheus de Souza Pinto Oliveira

Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desde 2024. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2021). Atuação profissional desde 2017.
Situação: Concluído (2024)
Lattes: Matheus de Souza Pinto Oliveira
Colaboradores Externos
Paulo Roberto da Silva Ruiz

Doutor e Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Tecnólogo em Banco de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente e Pesquisador em Regime de Jornada Integral na FATEC Adamantina. Possui experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de projetos empresariais. Áreas de pesquisa: Sensoriamento Remoto urbano e agrícola, Ciência de Dados Espaciais, Geoprocessamento, LiDAR e Fotogrametria.
Lattes: Paulo Roberto da Silva Ruiz
|
Rodrigo de Campos Macedo

Professor do Departamento de Geomática da UFPR, com mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto. Atua na interface entre Geociências e Ciências Sociais Aplicadas, com foco em valoração ambiental, impactos ecológicos e serviços ecossistêmicos, utilizando ferramentas da Geomática. É editor do Boletim de Ciências Geodésicas e membro da ISEE e da EcoEco, representando a Região Sul no Grupo de Trabalho em Florestas.
Lattes: Rodrigo de Campos Macedo
|
Cristiane Nunes Francisco

Professora Titular da UFF, com formação em Geografia pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Transportes (USP), doutorado em Geociências (UFF) e pós-doutorado em Sensoriamento Remoto (INPE). Atua nas áreas de Geotecnologias aplicadas a estudos ambientais, com foco em SIG, sensoriamento remoto, uso da terra, áreas protegidas e desastres geo-hidrológicos. Criadora da disciplina de Mapeamento de Áreas Protegidas e coordenadora do curso de Ciência Ambiental. Coordena projetos de extensão e pesquisa com apoio de instituições como MEC, Petrobras e CAF, tendo orientado mais de 150 estudantes.
Lattes: Cristiane Nunes Francisco
|
Camila Souza dos Anjos Lacerda

Engenheira Cartógrafa (UNESP), com mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Docente no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, onde já coordenou ações de pesquisa e extensão. Atuou como pesquisadora no IEAv/FAB e professora na UFBA. Foi premiada internacionalmente no IEEE Data Fusion Contest (2017) e no International Educational Literature Award da ASPRS (2021), com destaque na área de sensoriamento remoto e geotecnologias.
Lattes: Camila Souza dos Anjos Lacerda
|