2024
Palestrante: Luiz Vitor de Souza Filho (IFSC/USP)
Data: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: The Cherenkov Telescope Array Observatory
Resumo: The Cherenkov Telescope Array Observatory is the next generation ground-based telescope array to study very-high-energy electromagnetic radiation from the Universe. CTAO will open a new era in this energy domain with its superior performance with respect to the current generation. In this talk, I will present the most important aspects of the very wide science case of CTAO and I'll review fundamentals of the imaging Cherenkov approach. The prospects for the possible discoveries will be presented, with focus on the legacy surveys and on the fundamental astrophysics and physics to be targeted by the CTA Observatory. Our view of the very-high-energy sky is about to change dramatically, CTAO will open a new era in our understanding of the highest energetic phenomena in the Universe and in this talk I will discuss some of the expected scientific output.
Palestrante: Daniel Mello (Observatório do Valongo, UFRJ)
Data: 19 de novembro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Astroturismo nos Parques Brasileiros: pesquisa e extensão em Astronomia para a promoção da sustentabilidade e da educação ambiental
Resumo: Através de uma abordagem multidisciplinar, o projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros tem desenvolvido ações diversas em pesquisa e divulgação da ciência. Seu principal objetivo é o incentivo ao turismo astronômico em território nacional, especialmente em localidades que comportam Unidades de Conservação da Natureza (UC). Utilizando sessões de Astronomia e astrofotografia, o projeto procura conscientizar o público alvo das ações sobre os riscos do aumento da poluição luminosa e seus impactos ecológicos, estabelecendo a Astronomia em ambientes naturais como uma robusta ferramenta de educação ambiental. Além disso, o projeto tem desenvolvido metodologia para quantificação da poluição luminosa e estudado UCs aptas a pleitearem a certificação de parques de céu escuro (dark sky parks). No viés da extensão, o projeto tem realizado as AstroExpedições, eventos de ciência itinerante, que promovem a Astronomia em localidades afastadas dos grandes centros urbanos e procuram estimular o astroturismo como forma de desenvolvimento econômico sustentável. Neste seminário, apresentaremos algumas das facetas do projeto e alguns dos resultados obtidos ao longo dos seus três anos de atuação.
Página do projeto: https://www.instagram.com/astroturismoparquesbr/.
Palestrante: Reinaldo Roberto Rosa (COPDT/NPE/MCTI)
Data: 12 de novembro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Morphological Classification of Galaxies with AI
Resumo: Automatic classification of galaxies based on their morphologies will be increasingly necessary in view of the next large sky surveys (e.g. LSST, SKA, Euclid). Also in equivalent observations (e.g. JWST after HST), classification of galaxies outside the spiral versus elliptical dichotomy (SVED) will be increasingly common due to the increased detection of such objects (e.g. lenticulars, polar rings, relic galaxies, etc.). In this work we describe an updated version of the Cymorph software [1,2] (called Cymorph-2DX) that allows AI-supervised training for classification of morphologies outside the SVED sector. Cymorph-2DX written in Cython (C+Python), classifies the object based on the two best morphological attributes (from CAS and GP systems) in a composite plan pre-classifying 54,896 objects from SDSS-DR7 in common with GZ-1. An automatic Cymorph-2DX classification for the ESO 350-40 galaxy (known as Cartwheel) after JWST will be shown as a practical example. Cymorph-2DX is part of a strategy that combines morphological classification techniques for astronomical objects within a hybrid Deep Learning approach (supervised and unsupervised) [3]. Strategies based on generative AI will also be addressed.
Palestrante: Zulema Abraham (IAG/USP)
Data: 29 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Maser e dasars nas linhas de recombinação da nebulosa planetária MZ3 (Ant Nebula), descobertas com ALMA
Resumo: As linhas de recombinação de hidrogênio H30α, H40α, H42α, H50β e H57γ e a emissão contínua subjacente foram detectadas com o ALMA na nebulosa bipolar Mz3. A fonte não foi resolvida espacialmente, mas o perfil de velocidade da linha H30α mostra uma indicação clara de amplificação maser, confirmando observações anteriores de amplificação laser nas linhas de recombinação H do infravermelho distante observadas com o Observatório Espacial Herschel. A comparação entre as densidades de fluxo das linhas H50β, H40α e H42α mostra, pela primeira vez super-resfriamento (dasar: “darkness amplification by stimulated absorption”) na velocidade, no LSR, de cerca de −25 km s−1, o que restringe a densidade da região de absorção a cerca de 103 cm−3. A linha H30α, por outro lado, apresenta linhas maser em velocidades LSR de −69 e −98 km s−1, o que indica gás ionizado com densidades próximas a 107 cm−3. Embora a fonte de emissão não tenha sido resolvida, foi possível determinar a posição do centróide das imagens para cada intervalo de velocidade, o que resultou em uma distribuição posição-velocidade bem definida.
Palestrante: Márcio Afonso Arimura Fialho (DIEEC/CGCE/INPE/MCTI)
Data: 22 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Desenvolvimento de um sensor de estrelas autônomo
Resumo: Neste seminário apresento o desenvolvimento de um sensor de estrelas autônomo, desenvolvido pelo grupo de Eletro-Óptica da DIEEC/CGCE. Um sensor de estrelas é um sensor de atitude (sensor de orientação espacial), que utiliza as estrelas como referência de atitude, sendo um dos sensores de atitude mais precisos utilizados em satélites artificiais e sondas espaciais. Irei abordar também um pouco do projeto deste sensor de estrelas, algoritmos utilizados, a preparação do catálogo de estrelas e por fim abordarei a infraestrutura laboratorial montada para se testar este sensor de estrelas.
Palestrante: MSc. Gabriel Augusto de Souza Silva (INPE/MCTI)
Data: 15 de outubro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Análise da correlação cruzada entre simulações do sinal de 21 cm do radiotelescópio BINGO e a distribuição de galáxias do Telescópio Vera C. Rubin
Resumo: O estudo da evolução da estrutura em grande escala (LSS) é fundamental para a cosmologia do século XXI, fornecendo insights sobre a distribuição da matéria bariônica e os processos físicos que governam sua aglomeração. A astronomia em múltiplos comprimentos de onda (MWA) oferece uma abordagem única para essa análise, permitindo a combinação de dados em diferentes comprimentos de onda para reduzir contaminantes observacionais, já que cada conjunto de dados apresenta fontes de ruído distintas. Nesse contexto, as técnicas de correlação cruzada entre os espectros de potência angulares dos mapeamentos de intensidade (IM) do sinal de 21 cm do hidrogênio neutro (HI) e levantamentos de galáxias têm recebido cada vez mais atenção. Exploramos as estimativas da correlação cruzada entre os futuros dados do radiotelescópio BINGO e levantamentos de galáxias do Vera C. Rubin Telescope (antigo LSST) para detectar o sinal cosmológico de 21 cm. Utilizando simulações lognormais de ambos os instrumentos, avaliamos a qualidade de detecção do sinal correlacionado e a estimativa dos parâmetros de densidade de HI ($\Omega_{HI}$) e do bias ($b_{HI}$), fundamentais na caracterização do sinal de HI que futuramente será medido.
Palestrante: Dr. Celso Benedito de Oliveira Junior (UNIVAP)
Data: 10 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: Abundâncias químicas em galáxias LINER
Resumo: Galáxias com região nuclear de linhas de baixa ionização (LINERs) são objetos extremamente interessantes e comuns, uma vez que estes aparecem em aproximadamente um terço das galáxias do universo local. A natureza de sua fonte ionizante de LINERs ainda não é bem entendida e não existem métodos confiáveis para estimar a abundância química destes objetos. Utilizando dados do survey MaNGA (Mapping Nearby Galaxies at Apache Observatory), que compreendem espectroscopia de campo integral em um intervalo de comprimento de onda de 3.600 A a 10.000 A, investigamos a natureza da fonte ionizante e a abundância química de uma amostra contendo 43 galáxias com emissão tipo LINER. Para isso, resultados de modelos de fotoionização construídos com o código CLOUDY e assumindo diferentes fontes de ionização foram comparados com dados observacionais da amostra. Calibrações entre razões de linhas de emissão e a metalicidade foram propostas.
Palestrante: Dr. Luan Orion Baraúna (INPE/MCTI)
Data: 01 de outubro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do Prédio CEA II
Título: "Caracterização Preditiva": Caracterização e previsão de sinais estocásticos por meio da otimização de hiperparâmetros em redes neurais artificiais.
Resumo: Sinais estocásticos, em especial aqueles conhecidos como ruídos coloridos, são sinais que têm incerteza inerente em relação ao próximo ponto. No entanto, com um conjunto de dados unidimensionais, é possível identificar padrões estruturais no espaço de Fourier. As técnicas convencionais de aprendizado profundo para previsão de séries temporais baseiam-se no paradigma de "prever" um ou mais pontos com base em dados anteriores.
Dessa forma, algoritmos de inteligência artificial tendem a ajustar funções não lineares para generalizar a relação entre entrada e saída. No entanto, esse paradigma se mostra ineficaz quando os dados apresentam características semelhantes a ruídos.
Para superar essa limitação, propomos uma nova abordagem de aprendizado para redes neurais, fundamentada em propriedades do espaço de Fourier. Essa metodologia se assemelha às redes neurais informadas por física (Physics-Informed Neural Networks).
Apresentaremos essa abordagem, que resolve esse problema, juntamente com uma técnica de otimização de hiperparâmetros, essencial para o desenvolvimento de soluções robustas em aprendizado de máquina.
Palestrante: Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho (Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP)
Data: 12 de agosto de 2024 (segunda-feira)
Hora: 10h30 (horário de Brasília)
Local: Auditório Fernando de Mendonça (LIT)
Título: A FAPESP e a ciência no Estado de São Paulo
Palestrante: José Carlos Neves de Araujo (DIAST/INPE)
Data: 25 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Estrelas de Nêutrons na Gravidade f(Q)
Resumo:A Relatividade Geral (RG) não é a única maneira pela qual a gravidade pode ser geometrizada. Em vez da curvatura R, a Teoria Teleparalela atribui a gravidade à torção T, e a Teoria Teleparalela Simétrica descreve a gravidade através da não-metricidade Q. Essas três descrições dão forma ao que é conhecido como Trindade Geométrica da Gravidade. Extensões da RG, as f(R), têm sido intensamente investigadas em diferentes cenários, tais como na modelagem de estrelas de nêutrons e em cosmologia. Nesse sentido, também é útil investigar as extensões das descrições alternativas da gravidade, o que nos leva às chamadas gravidades f(T) e f(Q). Neste seminário, consideramos uma família de modelos f(Q) e obtemos, em particular, suas correspondentes equações de Tolman-Oppenheimer-Volkoff e as aplicamos para modelar estrelas de nêutrons.
Palestrante: Daniela Cardozo Mourão (UNESP)
Data: 18 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Análise de Meteoros, Satélites e Lixos Espaciais utilizando Sistemas de Redes de Meteoros
Resumo:Nesta apresentação iremos abordar o processo de imageamento e análise de meteoros. Apresentaremos os requisitos e o processo de imageamento de meteoros e como,a partir de programas desenvolvidos, podem ser realizadas a análise, trajetória, origem e evolução do meteoroide no Sistema Solar antes do seu impacto. Abordaremos as redes que participam do monitoramento de meteoros, sua importância para o estudo de meteoros e na ciência cidadã. Alguns dos resultados das nossas análises de meteoros no Brasil, como Santa Filomena também serão discutidos. Por fim, mostraremos as possibilidades do uso de redes de meteoros no auxílio de rastreio de satélites e lixos espaciais.
Palestrante: Eder Martioli (LNA/MCTI)
Data: 11 de junho de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Exoplanetas com trânsitos: pilares da ciência planetária
Resumo:Desde a descoberta dos primeiros exoplanetas na década de 90, houve uma revolução na área das ciências planetárias. O sistema solar deixou de ser o único sistema planetário conhecido, o que possibilitou o estudo da formação e evolução desses sistemas de forma mais universal. Atualmente, existem diversas técnicas de detecção e caracterização de exoplanetas, sendo que a técnica de trânsitos se destaca. Isso se deve à capacidade de obter parâmetros físicos dos exoplanetas e do sistema como um todo, com grande precisão, superando qualquer outra técnica. Nesta apresentação, abordarei as principais características dessa técnica e apresentarei alguns dos resultados recentes de grande importância no estudo de planetas com trânsito. Apresentarei alguns sistemas planetários em particular, identificados pela missão TESS e descobertos pelo nosso grupo, e o contexto científico envolvendo esses objetos. Por fim, discutirei as oportunidades proporcionadas por novos instrumentos disponíveis para a comunidade brasileira, tais como os espectrógrafos SPIRou (CFHT), MAROON-X (Gemini Norte), GHOST (Gemini Sul) e a câmera SPARC4 do OPD, todos oferecendo características únicas para o estudo de exoplanetas com trânsitos.
Palestrante: Marcos Perez Diaz (IAG/USP)
Data: 28 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Novae: High-resolution probing of stellar explosions
Resumo: The study of nova outbursts has been a productive laboratory for testing models of thermonuclear runaways, explosive mass ejection and photoionization in astrophysics. The knowledge of nova phenomena is essential to understanding the evolution of cataclysmic binaries and the structure of accreting white dwarfs. Besides their role in the galactic nucleosynthesis history, classical and recurrent Novae and/or their close relatives - the supersoft binary sources (SSSs) - have been quoted as candidates for populating the single-degenerate channel to type Ia supernovae.
The compelling quest for high angular resolution spectroscopic observations will be explained in the context of state-of-the-art 3D modeling of nova ejecta. In addition, a glimpse on open problems and ongoing work related to novae will be provided.
Palestrante: Jocelyn Read (California State University Fullerton, EUA)
Data: 21 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Transmissão on-line: Através do Google Meet
Inscrição para recebimento do link: https://forms.gle/8Nx4R4zyxj6hTsFP9
Título: Nuclear astrophysics using the LIGO-Virgo-Kagra gravitational-wave network
Astrofísica nuclear usando a rede de ondas gravitacionais LIGO-Virgo-Kagra
Abstract: The ground-based gravitational-wave detectors LIGO, Virgo, and Kagra began their fourth observing run in May 2023, and currently plan to continue the observing run through 2024. In this talk, I will focus on observations of binary mergers involving neutron stars using this current-generation network. I will review potential implications for improving our understanding of the nuclear physics of stellar evolution, heavy element nucleosynthesis, and the equation of state of dense matter. I will discuss the network's sensitivity to different source classes, and assess what we can expect for neutron-star observations in the fourth observing run. I will explain the methods through with the LVK collaborations plan to use new signals to better understand nuclear astrophysics, and discuss what we can expect to learn from future observations.
Resumo: Os detectores terrestres de ondas gravitacionais LIGO, Virgo e Kagra iniciaram sua quarta rodada de observações em maio de 2023 e atualmente planejam continuar até 2024. Nesta palestra, vou me concentrar nas observações de fusões de binárias envolvendo estrelas de nêutrons e usando esta rede da geração atual. Analisarei possíveis implicações para melhorar nossa compreensão da física nuclear da evolução estelar, da nucleossíntese de elementos pesados e da equação de estado da matéria densa. Discutirei a sensibilidade da rede a diferentes classes de fontes e avaliarei o que podemos esperar das observações de estrelas de nêutrons na quarta execução de observação. Explicarei os métodos do plano de colaboração do LVK para usar novos sinais para entender melhor a astrofísica nuclear e discutirei o que podemos esperar aprender com observações futuras.
Palestrante: Ulisses Barres de Almeida (CBPF/MCTI)
Data: 14 de maio de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Future Developments in Ground-Based Gamma-ray Astronomy and Multi-Messenger Astrophysics
Resumo: Ground-based gamma-ray astronomy is a powerful tool to study cosmic-ray physics, being an essential ingredient in the emerging multi-messenger astrophysics, providing a diagnostic of the high-energy processes at work in the most extreme astrophysical accelerators of the universe. Ground-based gamma-ray detectors apply a number of experimental techniques to measure the products of air showers induced by the primary gamma-rays over a wide energy range, from about 30 GeV to few PeV. These are based either on the measurement of the atmospheric Cherenkov light induced by the air showers, or the direct detection of the shower's secondary particles at ground level. Thanks to the recent development of new and highly sensitive ground-based gamma-ray detectors, important scientific results are emerging which motivate new experimental proposals, at various stages of implementation. In this talk we will present the current expectations for future experiments in the field. Particular attention will be devoted to the multi-messenger synergies of the field and to the Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO), an international project with Brazilian leadership, to build the most powerful wide-field gamma-ray observatory in the world, at the Andes.
We invite all for the Joint Astrophysics, Heliophysics and Space Geophysics seminar:
"The Cassini Mission: Saturn and its Moons"
Dr Rosaly Lopes
Deputy Director, Planetary Science Directorate
Senior Research Scientist
JPL - Jet Propulsion Laboratory
USA
Date/time: May 3rd (Friday), 14:00 PM
Venue: Fernando de Mendonça Auditorium (LIT), INPE, São José dos Campos, SP
Registration: https://forms.gle/XLyca4BaN8xaXJRm8
Language: English
Palestrante: Ricardo Ogando (ON/MCTI)
Data: 23 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Propriedades de aglomerados de galáxias no Dark Energy Survey
Resumo: Aglomerados de galáxias são ambientes especiais do universo onde temos toda a sorte de processos astrofísicos. Fusões e interações entre galáxias podem disparar ou encerrar a formação estelar ou arrancar estrelas de suas galáxias. A massa desses aglomerados é um parâmetro chave para entender esses objetos e seus processos, além da disputa entre gravidade e energia escura na formação da estrutura em grande escala. O Dark Energy Survey (DES) é um levantamento fotométrico que mapeou 5.000 graus quadrados do hemisfério sul de 2012 a 2019 usando o telescópio Blanco de 4 metros e cinco bandas (grizY). Observou milhões de galáxias permitindo construir o maior mapa de densidade de matéria do universo, usando lentes gravitacionais fracas, e um catálogo com milhares de aglomerados de galáxias com sinergia com outros levantamentos como SPT e ACT que utilizam o efeito Sunyaev-Zeldovich para identificar aglomerados. Utilizamos esse catálogo para medir a tênue luz intraglomerado e estudar sua relação com a massa dos aglomerados, como um modo alternativo de se medir esse parâmetro chave. Também comparamos as populações estelares em diferentes níveis de concentrações de aglomerados para entender como o pre-processamento atua na formação desses objetos.
Palestrante: Oli Luiz Dors Junior (UNIVAP)
Data: 16 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Determinação de abundâncias Químicas em AGNs
Resumo: Determinações de abundância de elementos químicos (e.g. He, O, N) em galáxias é fundamental para entendermos a evolução química destes objetos, bem como, a do Universo. O método considerado mais confiável para determinar abundâncias a partir de linhas de emissão é considerando medidas diretas de temperatura eletrônica, conhecido como método-Te. Ao longo de décadas, o método-Te tem sido desenvolvido e aplicado principalmente a estudos de regiões de formação estelar. Recentemente, este método foi desenvolvido para Núcleo Ativo de Galáxias. Neste seminário, será apresentado resultados recentes de determinação da abundância do O, N, Ne e Ar em AGNs locais e baseados no método-Te. Também, será discutido a implicação destes resultados na interpretação de determinações recentes de abundâncias de galáxias com redshift superior a 6.
Palestrante: Andrew Miller (National Institute for Subatomic Physics - Holanda)
Data: 09 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: excepcionalmente às 14h (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Continuous waves: long-lived sources of gravitational waves from extreme mass ratio inspirals, inspiraling primordial black holes and neutron stars
Resumo: Standard stellar-mass binary black holes inspiral and merge in just a few seconds when observed in ground-based gravitational-wave detector data. However, future detectors will probe much lower frequencies, implying that sources of gravitational waves will spend even longer time in-band than those observed today. Such long-lived signals could result from the early inspiral of binary neutron stars, sub-solar mass primordial black holes, and (mini) extreme mass ratio inspirals, all of which could be visible in both future ground-and space-based detectors, such as Cosmic Explorer and LISA. However, data quality problems, such as gaps, glitches and non-stationary noise, and computational cost, will inhibit the observations of these systems if robust methods are not designed to handle these issues. In this talk, I will describe each of these sources individually, the problems with computation and data quality that we are likely to face in future detectors, and methods to actually perform searches for these systems that are robust against not only noise disturbances, but also deviations in the waveforms used to in the search.
Palestrante: Hektor Monteiro (UNIFEI)
Data: 02 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Probing the physical and chemical properties of planetary nebulae using precision photoionization modeling
Resumo: Planetary nebulae (PNe) are remnants of evolved stars, fundamental for understanding stellar life cycles and galactic enrichment. In this work, we present a summary of our recent work using three-dimensional models and spatially resolved constraints to examine the physical and chemical properties of PNe, with a particular focus on preliminary results for the PN NGC 3132. Our results indicate that a star of about 3M⊙, surrounded by a shell, wind, or disk with approximately 5.0x10^{-6} M⊙ and extending to about 300AU is necessary to adequately reproduce the observations, consistent with recent JWST findings. We also discuss the importance of this methodology in studying the properties of the progenitor stars and making abundance determinations.
Palestrante: Hektor Monteiro (UNIFEI)
Data: 02 de abril de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: Probing the physical and chemical properties of planetary nebulae using precision photoionization modeling
Resumo: Planetary nebulae (PNe) are remnants of evolved stars, fundamental for understanding stellar life cycles and galactic enrichment. In this work, we present a summary of our recent work using three-dimensional models and spatially resolved constraints to examine the physical and chemical properties of PNe, with a particular focus on preliminary results for the PN NGC 3132. Our results indicate that a star of about 3M⊙, surrounded by a shell, wind, or disk with approximately 5.0x10^{-6} M⊙ and extending to about 300AU is necessary to adequately reproduce the observations, consistent with recent JWST findings. We also discuss the importance of this methodology in studying the properties of the progenitor stars and making abundance determinations.
Palestrante: Luis Eduardo Antunes Vieira (DIHPA/INPE)
Data: 26 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: The Galileo Solar Space Telescope: Project Status
Resumo: The Galileo Solar Space Telescope (GSST) is a cutting-edge solar physics mission currently undergoing the Brazilian Space Agency (AEB) admission process. The primary objective of GSST is to investigate the magnetic field of the solar atmosphere and its profound influence on the evolution of the Heliosphere. Solar electromagnetic and corpuscular emissions are intricately linked to the magnetic structure of the solar atmosphere, which, in turn, is governed by the energy transport from the Sun's inner layers. Despite historical observations, there remains a need for a complete understanding of the physical processes governing solar activity cyclic variability and long-term changes. The GSST mission aims to shed light on fundamental physical and plasma processes within the Sun, such as the solar dynamo and the heating of the outer layers, encompassing the Chromosphere to the Corona. Moreover, the mission seeks to unravel the effects of the solar magnetic structure on Earth's atmosphere-ocean system and the broader Geospace environment. The GSST mission revolves around three main objectives: firstly, comprehending the intricate evolution of the Sun's magnetic structure; secondly, exploring the Sun's intricate influence on Earth's climate; and lastly, investigating the Sun's impact on the dynamic Geospace. To achieve its scientific goals, the mission will leverage the sophisticated multi-mission platform developed by the INPE. The payload of the GSST includes state-of-the-art spectropolarimeters targeting critical lines in the Chromosphere and surface, enabling high-resolution observations. Here, we will present a description of the recent advances in the project.
Palestrante: Claudia Vilega Rodrigues (DIAST/INPE)
Data: 12 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: SPARC4 - Um novo instrumento em funcionamento no OPD
Resumo: Neste seminário, vamos apresentar o instrumento SPARC4 - Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands -, as principais fases de seu desenvolvimento e os primeiros resultados de sua caracterização. Trata-se de uma facilidade do telescópio de 1,6 m do Observatório do Pico dos Dias do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que foi oferecido pela primeira vez no semestre de 2024A. Cerca de 2/3 dos projetos submetidos solicitaram tempo com esse instrumento, que é o resultado de uma colaboração entre INPE e LNA.
Palestrante: Claudia Vilega Rodrigues (DIAST/INPE)
Data: [ADIADO] 05 de março de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II
Título: [ADIADO] SPARC4 - Um novo instrumento em funcionamento no OPD
Resumo: Neste seminário, vamos apresentar o instrumento SPARC4 - Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands -, as principais fases de seu desenvolvimento e os primeiros resultados de sua caracterização. Trata-se de uma facilidade do telescópio de 1,6 m do Observatório do Pico dos Dias do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que foi oferecido pela primeira vez no semestre de 2024A. Cerca de 2/3 dos projetos submetidos solicitaram tempo com esse instrumento, que é o resultado de uma colaboração entre INPE e LNA.
Palestrante: Maria Victoria Del Valle (IAG/USP)
Data: 27 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II (sede do INPE em São José dos Campos) - Formato presencial
Título: Non-thermal Emission from Massive Stars
Resumo: Massive stars have powerful winds that impact the interstellar medium, depositing great amounts of kinetic energy into it and forming shocks. Part of the mechanical, large-scale power carried by the shocks can be transformed into gas heating and particle acceleration. Recently, the possibility that massive stars, individually or collectively, might be major factories of Galactic cosmic rays is being discussed. Also, the shocks can compress and enhance the local population of cosmic rays in the medium. In this talk I am going to talk about non-thermal processes occurring around massive stars. I will discuss the efforts in modeling the non-thermal radio and high-energy emission from these systems, the multiwavelength searches for the emission and radio polarization, the latest observations, our last results and conclusions through the years of studying these sources, and perspectives.
Palestrante: Denimara Dias dos Santos (DIAST/INPE)
Data: 20 de fevereiro de 2024 (terça-feira)
Hora: 15h00 (horário de Brasília)
Local: Auditório do prédio CEA II (sede do INPE em São José dos Campos) - Formato presencial
Título: First observation of double-peaked OI emission in the near-infrared spectrum of an active galaxy
Resumo: Double-peaked profiles observed in active galactic nuclei (AGNs) are signs of the presence of a disk-like geometry for the broad line region (BLR). These profiles are generally identified in the optical region in the Balmer lines, and in the ultraviolet (UV) in the MgIIλ2798. These spectral features allow us to obtain valuable insights into the geometry of the BLR since the region is not yet spatially resolved. In this work, we detected for the first time a double-peaked emission line in the OIλ11297 profile, in the near-infrared (NIR) spectrum of the local Seyfert 1 galaxy, IIIZw002. This finding expands our understanding of double-peaked profiles beyond traditional optical and UV lines. In addition to OI we observe a double-peaked emission in the Pa-alpha line simultaneously. This is the first case of detecting multiple broad double-peaked NIR emission lines together in an AGN. To investigate the properties of the emitting region, we employ a disk model and an additional Gaussian component attributed to non-disk clouds, namely the classical BLR, to adjust the line profiles. From this procedure, we obtained important parameters, such as the inclination and geometry of the disk, allowing us to estimate the mass of the supermassive black hole in this source. Based on our findings, we suggest that the OI emission for IIIZw002 comes from a flattened, low-ionization line-emitting region, providing insight into the complex BLR geometry within the challenging context of active galaxies.
Organização dos seminários em 2024
DRA. TÂNIA DOMINICI, DR. WAGNER SCHLINDWEIN E MSC. BRUNO BIZARRIA
Telefone: (12) 3208-7202
Email: tania.dominici@inpe.br